logo
rss  Vol. XVII - Nº 300         Montreal, QC, Canadá - sexta-feira, 29 de Maio de 2020
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Partilhe com os seus amigos: Facebook

Círculo de Leitura Europeu

Valter Hugo Mãe em Montreal

Esteve em Montreal o escritor Valter Hugo Mãe para nos apresentar o seu último livro, «O apocalipse dos trabalhadores».

Esta apresentação fez parte das iniciativas do Círculo de Leitura Europeu que teve lugar, como nos anos anteriores, na Universidade de Montreal, com a cooperação do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, do Consulado-geral de Portugal e dos Estudos Lusófonos da Universidade de Montreal.

Hugo mae LUIS DSC_0691.JPG
Valter Hugo Mãe quando era apresentado por Luís Aguilar, responsável pelo leitorado de Português na Universidade de Montreal.
Foto  - LusoPresse

O autor foi apresentado por Luís Aguilar, responsável pelos Estudos Lusófonos e professor da Universidade de Montreal, como se tratando dum verdadeiro tsunami de criação literária, citando o malogrado José Saramago.

A sala da Universidade de Montreal foi pequena demais para a numerosa assistência que assistiu à leitura de alguns parágrafos do «Apocalipse dos trabalhadores» pelo seu autor que foi largamente questionado sobre a sua técnica de escritura. Uma pergunta da sala quis saber porque é que o autor não utiliza letras maiúsculas nos nomes próprios, o que torna a leitura por vezes complicada. Valter Mãe explicou que é para tornar a escritura mais democrática… como se pode apreciar na seguinte passagem: «A história de maria da graça e de quitéria, duas mulheres-a-dias e carpideiras profissionais que, a braços com desilusões e desconfianças várias acerca dos homens, acabam por cair de amores e, com isso, mudar radicalmente o que pensam e esperam da vida. Um romance sobre a força do amor e como ela se impõe como uma espécie de inteligência para salvar as personagens das suas condições de desfavor social e laboral.»

Hugo mae Carlos de jesus DSC_0693.JPG

Passado na recôndita Bragança, este livro é um elogio à força dos que sobrevivem, dos que trabalham no limiar da dignidade e, ainda assim, descobrem caminhos menos óbvios para a felicidade.

Valter Hugo Mãe, além de escritor, é também músico e pintor, e foi galardoado com o Prémio José Saramago 2007, instituído pela Fundação Círculo de Leitores destinado a jovens autores com obra editada em língua portuguesa. A sua obra foi escolhida para o Círculo de Leitura Europeu, dedicada à literatura portuguesa, com a particularidade de ser o próprio escritor a analisar a sua obra, a partir dos comentários, questionamentos e leituras dos participantes.

Literatura
Esteve em Montreal o escritor Valter Hugo Mãe para nos apresentar o seu último livro, «O apocalipse dos trabalhadores».
Valter Hugo em Montreal.doc
no
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2020