logo
rss  Vol. XVII - Nº 300         Montreal, QC, Canadá - terça-feira, 07 de Abril de 2020
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Partilhe com os seus amigos: Facebook

Portus Calle

Um aniversário em grande

 

Por Vitória de Jesus

No passado dia 10, o restaurante Portus Calle, do Boulevard Saint-Laurent em Montreal, fechou, em grande, o ciclo de eventos que a sua proprietária, a chefe Helena Loureiro, levou a cabo ao longo do ano para celebrar o 10º aniversário de existência daquele prestigioso templo gastronómico que é um endereço incontornável para os grandes apreciadores da boa mesa.

Helena Simon Durivage DSC_0653.JPG
Simon Durivage, jornalista credenciado da Rádio Canadá, um amigo do Portus Calle e da sua chefe propritária Helena Loureiro.
Foto  - LusoPresse

Com a casa repleta de grandes apreciadores, entre os quais várias personalidades do mundo da informação e do espetáculo, Helena Loureiro, andou toda a noite num rodopio, de mesa em mesa para aquilatar da satisfação dos clientes ou explicar o menu e seus ingredientes, com o seu eterno sorriso e a profissional determinação para que nada falte à experiencia única com que ela presenteia os seus clientes.

O menu deste décimo aniversário compôs-se de 10 serviços onde, para além do toque extremamente sofisticado das suas origens lusitanas, primava igualmente o requinte da apresentação com aquela ponta de originalidade com que a Helena Loureiro tem vindo a gratificar os seus convivas ao longo dos anos e que lhe tem merecido, justamente, os maiores encómios nos roteiros gastronómicos de Montreal.

Helena Paulino DSC_0683.JPG
Dinis, Helena, Cristina e David felicitaram Paulo Paulino pelo prémio ganho -uma viagem a Portugal.
Foto  - LusoPresse

Da entrada, com ostras, à sobremesa com queijo da Serra, brioches, figos, doce de tomate e sorvete de azeite, passando pelos serviços de gravlax de bacalhau, pela lagosta em leito de creme, pelo foie-gras ao Porto, pelo polvo grelhado, pelo bacalhau em brandade ou negro, salteado, com amêijoas num molho divinal, pelo guisado de cordeiro com trufas que se derretia na boca, foi uma apresentação contínua de sabores, donde sobressaía a assinatura distinta das origens portuguesas desta chefe de grande talento e à qual se veio juntar uma apresentação que prestou jus ao trabalho da cozinha.

Para a realização desta final gastronómica dos dez anos do Portus Calle, a Helena Loureiro contou com a colaboração do chefe Simon Leblanc e doutros elementos da brigada do restaurante Helena que ela possui no Vieux Montréal.

Como ela própria notou, na sua alocução de agradecimento, desta feita o número de portugueses presentes, para cima duma vintena, superou a sua expectativa. «É um facto que somos um povo triste que ama o fado. Mas devíamos sair mais vezes e apreciar os restaurantes portugueses tão bons que temos em Montreal. E não falo só dos meus, falo de todos» – disse ela.

DSC_0674.JPG
Foto  - LusoPresse

Antes de terminar, devemos sublinhar que na véspera tinha sido o aniversário de nascimento da Helena Loureiro, como no-lo lembrou o conhecido jornalista da Radio-Canada, Simon Durivage (que foi também aniversariante naquela noite) e que convidou os outros convivas a acompanhá-lo na tradicional canção «Bonne Fête à Helena…»

A Helena e o Portus Calle estão pois de parabéns por este aniversário (que muito trabalho, muito desânimo e sacrifícios lhe pediu, como ela sublinhou), mas também está de parabéns a comunidade portuguesa do Quebeque por poder ufanar-se de contar com um restaurante português deste calibre, classificado entre os melhores restaurantes de Montreal, todas as cozinhas reunidas.

 

Reportagem
No passado dia 10, o restaurante Portus Calle, do Boulevard Saint-Laurent em Montreal, fechou, em grande, o ciclo de eventos que a sua proprietária, a chefe Helena Loureiro, levou a cabo ao longo do ano para celebrar o 10º aniversário de existência daquele prestigioso templo gastronómico que é um endereço incontornável para os grandes apreciadores da boa mesa.
Portus Calle.doc
yes
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2020