logo
rss  Vol. XVII - Nº 300         Montreal, QC, Canadá - quinta-feira, 16 de Julho de 2020
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Partilhe com os seus amigos: Facebook

MENSAGEM DE NATAL e do ANO NOVO 2013

Do Cônsul-Geral de Portugal em Montreal

Mais uma vez chegou a ocasião das festas natalícias e aproveito esta oportunidade para me dirigir a vós, começando por vos desejar a todos portugueses e luso-descendentes residentes na área da minha jurisdição consular os meus mais sinceros VOTOS DE UM FELIZ NATAL e um BOM ANO NOVO.

O ano de 2013 constituiu um desafio bastante positivo para nós. Registou-se um aumento da atividade consular e conseguimos colocar no terreno o sistema de permanências consulares em Halifax. Por outro lado, a campanha de sensibilização junto da comunidade sobre a necessidade de regularizarem a sua situação em relação a Portugal constituiu um sucesso e constituiu para nós um alento para continuarmos com o projeto nos próximos anos.

A nível do ensino do português, permitam-me realçar os excelentes resultados dos alunos luso-descendentes que ultrapassaram as expectativas e alcançaram, na sua globalidade, dos melhores resultados no conjunto do Canadá.

Todavia, nem tudo correu de feição para a nossa comunidade. Em termos de participação política e no contexto das últimas eleições municipais, a participação na vida cívica local por parte da nossa comunidade continua a ser das mais baixas. Se por um lado, nos apraz registar e saudar o sucesso de alguns dos nossos conterrâneos que foram eleitos e/ou re-eleitos para os círculos eleitorais onde se apresentaram. Por outro, não podemos deixar de tomar nota e lamentar o reduzido número de membros da nossa comunidade que assumiram o compromisso de se apresentar a sufrágio eleitoral.

Como tem sido mencionado por diversas altas personalidades portuguesas que nos visitam e também referido frequentemente por mim próprio, a influência de uma comunidade no seu próprio destino só ganha peso na sociedade onde se insere se participar ativamente na vida cívica dessa mesma sociedade. A inação e/ou alheamento de uma participação na vida política da comunidade em que nos inserimos só nos prejudica. A participação cívica é essencial para fazer valer os nosso direitos e deixar a nossa «marca» no mosaico multi-social e multicultural desta província, em particular, e deste país em geral.

De novo vos desejo um FELIZ NATAL e um BOM ANO NOVO. Que 2014 traga a todos nós saúde e prosperidade.

Fernando Demée de Brito

Cônsul-Geral de Portugal em Montreal

Mensagem de Natal
Mais uma vez chegou a ocasião das festas natalícias e aproveito esta oportunidade para me dirigir a vós, começando por vos desejar a todos portugueses e luso-descendentes residentes na área da minha jurisdição consular os meus mais sinceros VOTOS DE UM FELIZ NATAL e um BOM ANO NOVO.
MENSAGEM DE NATAL consul geral.doc
no
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2020