logo
rss  Vol. XVII - Nº 299         Montreal, QC, Canadá - segunda-feira, 16 de Setembro de 2019
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Primeira Página
Current Edição
Destaque
Danny Fernandes Danny TROFEU

Danny Fernandes, uma estrela pop de origem portuguesa

Foi numa fria segunda-feira, dia 18 de novembro, que o mais novo astro luso-descendente, Danny Fernandes, atuou na conhecida Sala Rossa, na Av. Saint-Laurent. De origem portuguesa, nascido e criado em Toronto, Dany Fernandes é um caso de sucesso, sobretudo no mundo dos adolescentes. O LusoPresse quis saber mais e não perdeu a oportunidade de falar com o artista.

Música
CONCERTO irmaos DSC_0591

Recital dos Irmãos Costa

Interpretações magistrais!

O recital teve lugar na semana passada, na noite de quarta-feira, quando a cidade se fez acolher pelo primeiro lençol branco deste inverno, na zona leste da rua Sherbrooke, a uma centena de portas do boulevard Saint-Laurent, mais propriamente na Capela Histórica do Bom Pastor onde há exatamente vinte e cinco anos funciona a Casa da Música da Câmara Municipal cuja administração, no tempo da parelha Zambito-Tremblay, tinha decidido por trancas à porta sob pretexto de economizar uns tostões no orçamento camarário carcomido em milhões de dólares pela ganância de corruptos funcionários e o beneplácito e proveito de administradores e vereadores vendidos a alguns tubarões das obras públicas. =

Reportagem
Claude Gouveia portugues2

Claude de Gouveia

Procura o avô português

Se subir a pé o boulevard Saint-Laurent (ao se aproximar de Saint-Viateur), vai ver, na porta da loja Olam, o nome Claude de Gouveia. Patronímico puramente português! Um delicioso expresso está à sua espera lá dentro: não amargo! Mas sobretudo móveis de todas as cores. «Olam, decoração de interior».

Reportagem
Claude Gouveia portugues2

Claude de Gouveia

Recherche son grand-père portugais

Si vous montez pedibus sur le boulevard Saint-Laurent (en approchant Saint-Viateur), vous apercevrez, à la porte du magasin Olam, le nom Claude de Gouveia. Patronyme purement portugais! Un onctueux espresso vous y attend: não amargo! Mais surtout des meubles de toutes couleurs. «Olam, décoration intérieure.»

Cinema
Joaquim Pinto

Documentário biográfico de Joaquim Pinto

Conquista mais um prémio, agora em Montreal

O documentário «E agora? Lembra-me», de Joaquim Pinto, somou no domingo mais um prémio internacional ao ser distinguido nos Encontros Internacionais do Documentário de Montreal (RIDM), que terminou no domingo.

Desporto
Jose Goncalves

Na Major League Soccer...

Portugueses são muitíssimo poucos

A liga de futebol da América do Norte, Major League Soccer, já existe há 17 anos – nasceu em 1996, por sinal no ano em que também apareceu o LusoPresse. E nestes 17 anos, a verdade é que só nos últimos 10 anos começámos a nos interessar mais pelo que nela se passa. A sua evolução como liga de futebol, sobretudo instituída em países (USA e Canadá) onde o futebol era pouco mais do que residual, sempre nos fascinou. É caso para dizer que temos vindo a acompanhar o grande crescimento do nível de futebol da Major Soccer League, que de 10 clubes em 1996, hoje tem 19. Mais impressionante ainda é o número de cidades que estão na linha de partida para entrar com uma equipa na organização dirigida por Dan Garber, um antigo dirigente de hóquei no gelo e que tem sabido traçar o rumo da MLS de forma excecional.

Ler em PDF
Editorial

Editorial

Jornalismo e política

Antigamente dizia-se que a carreira de advogado era a chave que abria todas as portas, hoje é a de jornalista.
Ler artigo
Editorial

LusoPresse, 17 anos

Com esta veneranda idade podemos afirmar, orgulhosamente, que contra ventos e marés, mesmo confundindo os mais céticos, estamos a navegar, de velas ufanas, em pleno mar, descobrindo novos caminhos, abrindo novos horizontes, levando até ao carinho dos nossos leitores esta obra de artesãos da língua e do texto que acreditam numa comunidade, na sua cultura, nos seus valores e no seu dinamismo.
Ler artigo
Crónica

Na Universidade de Aveiro

Onésimo Almeida recebe «Honoris Causa»

O escritor e ensaísta açoriano Onésimo Almeida, que leciona nos Estados Unidos, vai receber o Doutoramento Honoris Causa pela prestigiada Universidade de Aveiro.
Ler artigo
Crónica

O zumba açoriano

É uma modalidade desportiva de fitness, mesclada de ritmos latinos e estilos internacionais, com muita coreografia e muita transpiração, mas há quem fique com o corpo sempre na mesma.
Ler artigo
Bilhete de Lisboa

Bilhete de Lisboa

Open House

A Trienal* deste ano, «Close, Closer» – os lugares estão para as pessoas e vice-versa, prolonga-se até 15 de dezembro.
Ler artigo
Literatura

Café Com Letras III … pelo simples prazer da leitura

E Fidalgo Books, Lançamento de MEMÓRIA: An Anthology of Portuguese Canadian Writers
Ler artigo
Literatura

Literatura Açoriana: um bom motivo para conhecer os Açores

No canal (FaialPico) também há dias em que o Sol aquece e faz bom tempo. Nesses dias em que o céu se impõe com o seu azul luminoso, o Pico nem sempre se mostra e o que dele se consegue ver, a partir da marina da Horta, é a extensa base e, com muita sorte, o cume – o pico do Pico. A montanha imponente está, porém, lá, à espera de que as nuvens deem licença e a deixem exibirse na totalidade. Ao atravessar o canal na sua direção, a extensão da base desaparece e a sensação de que estamos a entrar em terreno sagrado apoderase de nós.
Ler artigo
Artes

Na Comunidade Lusófona de Otava

Cinema, música e cultura

Foi na Universidade de Otava que teve lugar de 22 de outubro a 30 de novembro o 11° Ciclo de Cinema e Palestras da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), iniciativa que visou abordar temáticas ligadas à «sociedade, cinema, literatura e música».
Ler artigo
Vida social

Vidas e modos de viver

Desde o princípio do mundo que o homem gosta de viver acompanhado e sente-se feliz quando consegue equilíbrio nas relações à sua volta.
Ler artigo
Crónica

Quando o Canadá é guiado por um timoneiro

Desde quando um governo que se diz democrata amordaça ministérios e funcionários, impondo censura à liberdade de expressão?
Ler artigo
Literatura

Círculo de Leitura Europeu – Portugal

O apocalipse dos trabalhadores, de Valter Hugo Mãe

O apocalipse dos trabalhadores, de Valter Hugo Mãe, escritor, mas também músico e pintor, Prémio José Saramago 2007, instituído pela Fundação Círculo de Leitores destinado a jovens autores com obra editada em língua portuguesa, foi a obra escolhida para a próxima sessão do Círculo de Leitura Europeu, dedicada à literatura portuguesa, com a particularidade de ser o próprio escritor a analisar a sua obra, a partir dos comentários, questionamentos e leituras dos participantes.
Ler artigo
Literatura

Com lançamento de livro e espetáculo multimédia...

Funerária Alfred Dallaire - Memoria celebra 80 anos

Aconteceu na quarta-feira, dia 13 de Novembro, mais uma comemoração relativa aos 80 anos da empresa funerária Alfred Dallaire - Memoria. O evento, realizado às 17 horas, teve como principais atrações o lançamento do livro «Alfred et Moi», seguido de um espetáculo multimédia organizado pela conhecida empresa quebequense Moment Factory, empresa que embora jovem conta já com um renome mundial.
Ler artigo
Crónica

O Tempo e o Vento de Érico Veríssimo e a Dama da dramaturgia brasileira

Para Fernanda Montenegro e sua «Bibiana Terra»
Ler artigo
Teatro

TEATRO POLITEAMA

Faz 100 anos na próxima sexta-feira

O Teatro Politeama faz 100 anos de existência. Estreado no dia 6 de dezembro de 1913 foi o primeiro teatro construído na República.
Ler artigo
Artes

Os 60 anos da Comunidade na Galeria 3C

Os amadores de arte estiveram em grande número na inauguração da exposição

Vários admiradores das artes visuais, representadas por nada menos de seis artistas portugueses, reuniram-se na Galeria 3C no dia 13 de novembro passado para a inauguração da exposição «Du Portugal au Canada».
Ler artigo
Artes

Les amateurs d'art au rendez-vous du vernissage de la Galerie 3C

Plusieurs enthousiastes d’art visuel représenté par pas moins de six artistes portugais se sont réunis à la galerie 3C le 13 novembre dernier pour le vernissage de l'exposition «Du Portugal au Canada».
Ler artigo
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2019