logo
rss  Vol. XVII - Nº 299         Montreal, QC, Canadá - quinta-feira, 27 de Fevereiro de 2020
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Partilhe com os seus amigos: Facebook

Vidas e modos de viver

Adelaide Vilela

Por Adelaide Vilela

Desde o princípio do mundo que o homem gosta de viver acompanhado e sente-se feliz quando consegue equilíbrio nas relações à sua volta.

Por vezes há discórdias entre os amigos, entre os familiares e mesmo entre colegas de trabalho. Na teoria, aqueles que forem inconstantes na amizade, dirão: é mais briga menos briga, concordar ou discordar o verbo rima igual. Na prática, os que são fiéis, no caminho percorrido, respeitam o outro no seu todo e investem o tempo necessário para atingirem o objetivo: uma relação constante e fiel. São vidas e modos de viver que connosco se cruzam todos os dias da nossa vida.

Adelaide Alguns dos amigos do grupo.JPG
Os «Amigos de Repentigny»
Foto Adelaide Vilela - LusoPresse

Desta vez escolhemos dar relevo a um grupo de amigos que acreditam em si próprios. Frente às adversidades, estão prontos a partilhar risos, alegrias e a desmobilizar a tristeza e o sofrimento.

Portugal em Repentigny, aconselhava-me o Carlos a batizar este comentário. Porquê? A família Paula e Carlos Cunha, assim como os Miranda do Minho e o Miranda dos Açores, com a sua Lisboeta, Filomena Costa, vivem naquela cidade, nos arredores de Montreal. Como é costume, todos os anos, no mês do Natal, este Grupo de Amigos junta-se num restaurante perto da casa daqueles casais e tomam o pequeno-almoço. A autora desta esplêndida ideia foi a Inês Branco. Confiante, todos os anos se dá ao trabalho de telefonar ou mandar uma mensagem para casa de cada casal amigo.

Adelaide Minhotos en Repentigny.JPG

O orgulho que sentem pela portugalidade é associado ao valor das tradições do Natal sem negligenciar, nem uma pitadinha, os padrões da amizade.  Enquanto eu gritava: alinhem-se para a fotografia, aquelas crianças grandes, do maior ao mais pequeno, que são todos terríveis e amigos da brincadeira resolveram fazer, ali mesmo, uma festança no meio do estacionamento do restaurante. O Sr. Armando Capela é o mais velho, o mais meigo e o mais divertido, dança e canta espontaneamente uma noite completa, sem se cansar. Aqui vai o nosso abraço e votos de um Santo Natal para o casalinho. Na foto há um canadiano que quis pousar com o grupo e partilhar alegria e lusofonia em Repentigny. 

Que os jovens que acompanharam os pais sejam um dia, no Canadá ou no mundo, um polo português estendido à lusitanidade. Assim, temos a certeza que a língua portuguesa tem futuro garantido no 6º continente, no coração e na vida do emigrante. Logo, o Encontro de Amigos realizado no mês de dezembro de 2013, tornar-se-á num prémio para as suas lembranças.

Neste mês de Natal desejo a todos os meus amigos um Menino Jesus carregado de surpresas, em cada canto do caminho!

E fiquem a saber que a boa amizade dá energia, saúde e alegria!

Vida social
Desde o princípio do mundo que o homem gosta de viver acompanhado e sente-se feliz quando consegue equilíbrio nas relações à sua volta.
Vidas e modos de viver o bom.doc
no
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2020