logo
rss  Vol. XVII - Nº 299         Montreal, QC, Canadá - quinta-feira, 27 de Fevereiro de 2020
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Partilhe com os seus amigos: Facebook

TEATRO POLITEAMA

Faz 100 anos na próxima sexta-feira

O Teatro Politeama faz 100 anos de existência. Estreado no dia 6 de dezembro de 1913 foi o primeiro teatro construído na República.

Luís António Pereira, um rico comerciante minhoto que fez fortuna no Brasil, comprou um terreno na Rua das Portas de Santo Antão, nas antigas cavalariças das carruagens de aluguer da cidade, os táxis daquela época, e encarregou o excelente arquiteto Ventura Terra de erguer um novo teatro que oferecesse a Lisboa, Alegria e Elegância.

O Teatro Politeama foi inaugurado com a opereta «Valsa de Amor». Ao espetáculo assistiram o primeiro Presidente da República Portuguesa, Manuel de Arriaga, e Afonso Costa, Presidente do Conselho de Ministros. Pelo palco do Teatro Politeama passaram as mais importantes companhias portuguesas como Amélia Rey Colaço, Alves da Cunha, Maria Matos, Vasco Santana, entre outras, e os maiores atores do nosso teatro como João Villaret, Laura Alves, Irene Isidro, António Silva, Eunice Munõz, Ruy de Carvalho, Armando Cortêz e toda a época de ouro do Teatro Português.

Alternando entre o teatro, o cinema, a música, o bailado, só a partir dos anos 30, o Politeama passa a funcionar como cinema, fazendo história os programas de rádio transmitidos a partir dos espetáculos ali realizados como o «Comboio das Seis e Meia», que popularizou Vasco Santana e onde atuava regularmente Amália Rodrigues.

Pelo Politeama também passaram companhias de bailado como o «Verde Gaio», o Ballet Gulbenkian e o célebre «Holliday on Ice».

Após seis décadas explorado como cinema, o Politeama reabre como teatro em 1993, remodelado por Filipe La Féria, estreando o musical da sua autoria «Maldita Cocaína», ao que se seguem grandes êxitos como «Amália» que esteve seis anos em cena, «My Fair Lady», «Música no Coração», «Jesus Cristo Superstar», «West Side Story», entre outros.

No seu centenário, o Teatro Politeama apresenta há seis meses, a GRANDE REVISTA À PORTUGUESA, esgotando diariamente as lotações, cem anos após a sua inauguração.

PRODUÇÃO | COMUNICAÇÃO

producao.politeama@filipelaferia.pt

213 462 133 | 939 556 261

www.filipelaferia.pt

Teatro
O Teatro Politeama faz 100 anos de existência. Estreado no dia 6 de dezembro de 1913 foi o primeiro teatro construído na República.
O TEATRO POLITEAMA FAZ 100 ANOS.doc
yes
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2020