logo
rss  Vol. XVII - Nº 299         Montreal, QC, Canadá - quinta-feira, 27 de Fevereiro de 2020
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Partilhe com os seus amigos: Facebook

Na Comunidade Lusófona de Otava

Cinema, música e cultura

Foi na Universidade de Otava que teve lugar de 22 de outubro a 30 de novembro o 11° Ciclo de Cinema e Palestras da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), iniciativa que visou abordar temáticas ligadas à «sociedade, cinema, literatura e música».

Na ocasião foram apresentados seis filmes, «dois portugueses, dois brasileiros, um angolano e um moçambicano», informou Carlos Gomes da Silva, professor da Universidade de Otava e também consultor da Embaixada de Portugal na capital canadiana para a área cultural.

Consul de Bordeus Filme.jpg
Vítor Nobre numa das cenas do filme «O Cônsul de Bordéus».

O Ciclo pretendeu «valorizar a importância da língua portuguesa e das culturas dos países lusófonos no Canadá», particularmente na região da capital federal.

Além disso, também houve o intuito de «refletir sobre a contribuição da produção cinematográfica na construção da identidade nacional de cada um dos países presentes no certame», no sentido de «promover a produção cinematográfica e literária da CPLP».

No início de cada sessão foi feita a «apresentação, com palestra, do filme exibido, situando-o no seu contexto sociocultural e político». Após a exibição de cada filme, «realizou-se o respetivo debate».

CONSUL de Bordeus s_mendes_0011.jpg
Cônsul de Bordéus

Os filmes foram legendados em inglês e destinaram-se essencialmente a estudantes, professores, comunidade portuguesa da região de Otava e Gatineau, assim como ao público canadiano.

Visto in loco

De passagem por Otava, representantes do LusoPresse e do novo programa televisivo português LusaQ Tv, tiveram a oportunidade de assistir ao filme «O Cônsul de Bordéus», que se desenrolou no dia 26 de novembro numa das salas da Universidade de Otava, Pavilhão Desmarais.

Como era de esperar, os dois jornalistas montrealenses (Norberto Aguiar e Carlos do Rio) adoraram a película, ao ponto de haver emoções a rodos. Caso haja oportunidade, aconselhamos todos os nossos leitores a não perderem a oportunidade de o visionar.

Irmãos Costa

O Ciclo cultural levado a cabo em Otava terminaria no sábado, dia 30 de novembro, com a atuação musical dos irmãos Fernando e Luís Costa, depois de terem passado por Toronto e Montreal, onde, por sinal, deixaram cartel.

Artes
Foi na Universidade de Otava que teve lugar de 22 de outubro a 30 de novembro o 11° Ciclo de Cinema e Palestras da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), iniciativa que visou abordar temáticas ligadas à «sociedade, cinema, literatura e música».
Na Comunidade Lusofona de Otava.doc
no
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2020