logo
rss  Vol. XVII - Nº 298         Montreal, QC, Canadá - segunda-feira, 16 de Setembro de 2019
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Primeira Página
Current Edição
Destaque
Armando Melo Livro de honra

Eleições autárquicas no Quebeque

Portugueses, quem de sete tira dois…

As eleições autárquicas do passado dia 3 de novembro trouxeram muitas alegrias para uns e muitas tristezas para outros. No seio dos portugueses, pode dizer-se que a alegria não esteve lá muito pelos ajustes. É que de sete candidatos ao ato eleitoral, apenas dois conseguiram ser eleitos. .

Reportagem
O grupo de visitantes a boca da mina com o Chefe e o chaufer que levou os visitantes ao primeiro desmonte

Metal negro no caminho do inferno

Hoje rendemos homenagem a todos os mineiros que morreram na mina da Panasqueira, enquanto ganhavam o pão do ouro negro. Agora com o chefe da mina entre os anjos, vivem todos na galeria do descanso eterno. Deus, Guarda os heróis da mina, nas Minas da Panasqueira ou em quaisquer minas do planeta.

Reportagem
Cantinho Novo

Restaurante Cantinho...

Abre balcão Express na Henri-Bourassa

O restaurante Cantinho tem a partir de agora uma montra no complexo da Place Montréal-Nord. Um balcão Express oferecendo principalmente frango frito, mas também porco e chouriço. Domingo passado, alguns convidados inauguraram o local de 45 mesas muito bem decorado com um imenso mural da cidade do Porto. Como se aí estivéssemos!

Educação
Brianna Medeiros IMG_0350

A minha perseguição inevitável

E lá fui eu. Entusiasmadíssima para mais uma viagem aos Açores, para a terra onde nasceu o meu pai. Desta vez, a viagem seria de natureza bastante diferente. Por duas semanas intensas, iria viajar para quatro ilhas, conversar com escritores e académicos de áreas diferentes, com interesses e experiências de vida diversos, percorrer museus e exposições e, no pouco tempo que restava, respirar aquele ar salgado e húmido e ouvir o som das ondas do mar na distância. A viagem não seria feita sozinha, mas na companhia de quatro colegas oriundos de três universidades americanas.

Entrevista
Branco Joseph

Joseph Branco:

«A natureza morta sempre me inspirou»

Alguns instantes antes da hora combinada, da parte da tarde dum dia tristemente cinzento, cruzamo-nos no passeio da rua Papineau – a dois passos da Bela Vista. Joseph Branco está a por o cadeado na bicicleta. Contra os ventos violentos varrendo as folhas e provocando panes de corrente. Adivinho que é ele o artista; ele adivinha que sou eu o jornalista.

Entrevista
Branco Joseph

Joseph Branco: «La nature morte m'a toujours inspiré»

Quelques instants avant l'heure convenue, l’après-midi d'une journée tristement grise, nous nous croisons sur le trottoir de la rue Papineau -- à deux pas du Bela Vista. Joseph Branco est en train de verrouiller sa bicyclette. Contre des vents violents balayant les feuilles d’automne et provoquant des pannes. Je devine que c'est lui l’artiste; lui devine que c'est moi le journaliste.

Educação
alunos 2

Escola premiada!

O Instituto Camões é uma organização pública governada pelo estado português e que promove a língua portuguesa no estrangeiro. No mês de junho passado foi realizado um exame na Escola Secundária Lusitana por vários alunos. Esse exame permitiu aos alunos luso-descendentes de serem reconhecidos pelo Instituto Camões com o fim de adquirir as equivalências da Escola Portuguesa.

Reportagem
Carlos Ferreira BOM DSC_0565

Reforma? Mas qual reforma?...

Vasco da Gama expande-se!

Ainda com a reforma longe do seu horizonte, Carlos Ferreira já está numa de mais um projeto, como de resto já ele deixava perceber na entrevista que nos concedeu na edição passada do LusoPresse. Trata-se da extensão do conseguido restaurante Vasco da Gama, que a partir de dezembro próximo – se as obras forem decorrendo ao ritmo desejado – abrirá uma sucursal nova no Aeroporto Internacional Pierre Elliot Trudeau.

Entrevista
Fernando Santos Natal 2006 Lisboa

Fernando dos Santos:

Fotógrafo dos seus semelhantes e antropologista

Para completar a minha trilogia, falta passar Fernando dos Santos pelo confessionário. É fácil encontrá-lo pois está na mesma rua que a galeria 3C de Cláudia Chin. Mas o número da porta não se deixa ver no escuro e no interior não há Fernando dos Santos em nenhuma caixa do correio. Será que se trata dum eremita cristão? Um artista clandestino com múltiplos pseudónimos?

Entrevista
Fernando Santos Natal 2006 Lisboa

Fernando dos Santos: photographe de ses semblables en anthropologue

Pour compléter ma trilogie, reste à passer Fernando dos Santos au confessionnal. Facile à trouver parce que c'est sur la même rue que la galerie 3C de Claudia. Mais le numéro civique se dérobe dans l’obscurité et à l'intérieur pas de Fernando sur les boîtes à lettres. Aurais-je affaire à un ermite chrétien? Un artiste clandestin à multiples pseudonymes?

Entrevista
Carlos Calado

Carlos Calado:

«Toda a minha prática artística se transforma em pesquisa pedagógica»

Ao entrar no triste blockhaus pós-industrial, na rua Gaspé, descubro imediatamente o amante das belas-artes. Sentado com três amigos na única mesa do café corporativo. Num terraço de betão, improvisado em pleno interior do estaleiro de construção.!

Entrevista
Carlos Calado

Carlos Calado: «Toute ma pratique artistique tombe dans une recherche de pédagogie»

En entrant dans le triste blockhaus post-industriel, rue Gaspé, je repère illico l'amant des beaux-arts. Assis avec trois amis à l’unique petite table du café corporatif. Sur terrasse de béton, improvisée en plein chantier intérieur de construction.!

Desporto
Sergio Pessoa

Sérgio Pessoa:

«Tenho o espírito dum combatente»

Sérgio Pessoa, judoca de profissão, está se preparando para o Grand Chelem de Paris que vai ter lugar em fevereiro. Também tem em mente os Jogos Olímpicos de 2016, no seu país natal.

Desporto
Karl-Ouimette_goalcelebrationvsPhiladelphia

Taça da Major League Soccer

Impacto eliminado... e lugar para aos favoritos

O Impacto, como sabem, terminou o campeonato da Major League Soccer na quinta posição da Zona Este depois de ter estado algumas semanas na frente. Depois foi claudicando ao ponto de ter de esperar até ao último minuto do derradeiro jogo para saber se seguia em frente na competição. Chegou a ser mesmo dramático. Três golos à maior para o Chicago Fire fizeram toda a diferença.

Ler em PDF
Editorial

Editorial

Tea Party no Quebeque

Começa a ser fatigante mas é incontornável. Vamos ter que falar de novo na controversa «Carta dos valores quebequenses» agora reformulada em projeto de lei e «simplesmente» designada por «Charte affirmant les valeurs de laïcité et de neutralité religieuse de l'État ainsi que d'égalité entre les femmes et les hommes et encadrant les demandes d'accommodements». Ufa!
Ler artigo
Crónica

O paraíso en S. Miguel

Nós, açorianos, damos pouco valor ao que temos.
Ler artigo
Crónica

De uma estada na Terra Nova em 1981

Simples observação conclusiva

Depois de ter exposto alguns pontos de vista históricos sobre o enigma Fagundes, ligado às pescas na costa do nordeste canadiano, sem qualquer pretensão, gostaria de aqui ser testemunha daquilo que tive o privilégio de ver, ler, e ouvir sobre o que se tem escrito, daquilo que poderia ter sido mais uma outra (ilha portuguesa) e, que agora, se chamaria Terra Nova. Isto, mesmo se os ventos desta costa eram, são, mais fortes e mais frios que os de Viana do Castelo e de Aveiro!
Ler artigo
Crónica

Pedra de Toque

A Escrita Criativa de Darrell Kastin: «He is Charmed»

Durante a Conferência Exploring the Portuguese Diaspora in InterDisciplinary and Comparative Perspectives realizada na Butler University em Indianápolis (USA) conheci escritas criativas paridas nas comunidades da diáspora, como a do californiano Darrell Kastin, filho de mãe açoriana da Ilha do Faial e de pai russo. Casado com a açoriana Elisabeth Figueiredo da Ilha de Santa Maria.
Ler artigo
Bilhete de Lisboa

Bilhete de Lisboa

Passeio com os netos

«Uma hora com os netos pode fazer uma avó sentir-se jovem outra vez. Mais tempo que isso fá-la sentir-se velha rapidamente.» Gene Perret, escritor americano.
Ler artigo
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2019