logo
rss  Vol. XVII - Nº 297         Montreal, QC, Canadá - segunda-feira, 16 de Setembro de 2019
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Primeira Página
Current Edição
Destaque
Claudia Chin Carlos Calado esposa DSC_0512

Uma estreia na Galeria 3C de 9 a 30 de novembro

Claudia Chin convida os amigos das artes a uma exposição de artistas portugueses

Com uma convicção e um entusiasmo evidentes, Cláudia Chin exclama: «É a primeira vez que as obras de José de Guimarães, de Júlio Pomar e de Rico Sequeira serão expostas no Canadá. Esta estreia é motivo de um grande orgulho para a Galeria 3C».

Música
Danny

Danny Fernandes:

Nas peugadas da fama!

Breathe Again é o nome do novo álbum de Danny Fernandes, jovem artista que se tem destacado bastante no Canadá, onde nasceu. Inicialmente, o álbum teria o nome de Emotional, por Danny Fernandes ter tido experiências um pouco sombrias, resultado, quase sempre, quando se adquire a fama.

Entrevista
carlos ferreira DSC_0276

Para daqui a três anos?

Carlos Ferreira reforma-se...

O Ferreira Café tinha acabado de ser distinguido com mais um prémio. Foi o «Wine Spectator» que lhe atribuiu o «Prémio Excelência 2013» por via da sua valiosa «Carta de vinhos». E tem tanto mais valor este galardão se soubermos que esta revista tem um raio de ação internacional, do Canadá aos Estados Unidos, sem esquecer a Europa, etc. De resto, este prémio não é para admirar se nos lembrarmos que o Ferreira Café tem na sua elaborada cave uma imensidão de garrafas de vinho.

Reportagem
Adelaide Picture 1 432

S. Jorge da Beira, um presépio no Açor

Divulgar a nossa terra é tarefa obrigatória. Dizem que é muito antiga, por isso a Fina da Mina pesquisou e trouxe-nos este magnífico resultado: «Desconhecemos as origens de São Jorge da Beira. No entanto, pensa-se ser uma povoação antiga. Uma terra de pastores, carvoeiros, ferreiros. Terá servido de entreposto comercial de 2ª categoria às rotas comerciais que pela Serra de Cebola passavam (Rota da Lã, Rota do Sal, Carvão – Estradas Romanas...).

Entrevista
Niall Park

Niall Clapham Ricardo

Luso-descendente que se afirma

Foi o Manuel Martins, do restaurante Boca Ibérica, que nos chamou para nos apresentar este jovem luso-descendente, orgulhoso de pertencer à comunidade portuguesa canadiana. Ele que é filho de um português, de Lisboa, e de uma canadiana, de Otava. Vive nos arredores de Montreal e quer ter participação ativa na nossa colónia, como nos define um amigo nosso. Para já, Niall Clapham Ricardo colabora com o partido nacional NPD. Por influência do pai que tem genes socialistas, mas sobretudo por parte da mãe, que foi colaboradora do malogrado Jacques Layton.

Entrevista
paulo jones 005

Paulo Jones, arquiteto...

Oferece por cá os serviços relativos aos imóveis que tenha por lá

Paulo Jones é arquiteto, e veio em janeiro deste ano estabelecer a vida aqui em Montreal. Oferece um serviço único à comunidade, que o LusoPresse faz questão de vos apresentar; uma espécie de embaixada de arquitetura portuguesa, ou seja, para todos os emigrantes que têm cá qualquer questão ligada a imóveis em Portugal, podem contar com ele e com a sua equipa, para tratarem de tudo, desde legalização, legislação e burocracias, até à elaboração de projetos de construção ou renovação dos mesmos.

Comunidade
carlos ferreira DSC_0273

Nomeados pelo IHTQ

Helena Loureiro e Carlos Ferreira feitos embaixadores

Helena Loureiro, conhecida chefe e proprietária dos restaurantes Portus Calle e Helena, foi mais uma vez homenageada. Desta vez, a homenagem veio pelas mãos do Instituto de Hotelaria e Turismo do Quebeque, que a nomeou como Embaixadora da respetiva fundação. Tal fundação tem como objetivo a ajuda socio-financeira (como bolsas de estudo, estágios e oportunidades de trabalho) aos estudantes que queiram seguir uma carreira profissional na área da hotelaria e da restauração.

Música
Mariza 20130514-131356-395268

World Tour 2013

Mariza na Place des Arts

No sábado, 19 de outubro passado, na sala Wilfrid-Pelletier da Place des Arts, em Montreal, Mariza, com a sala esgotada, encantou todos os entusiastas do fado que a foram escutar. No hall de entrada, enquanto esperávamos que as portas da sala se abrissem, dir-se-ia que só se ouviam os quebequenses de gema. Foi preciso chegarmos aos primeiros aplausos e aos «ai fadista!» para nos darmos conta que a comunidade lusa também não se fez rogada para vir apreciar, em grande número, a nova diva do fado.

Música
carlos Veiga 005

Carlos Veiga

Nova voz no panorama musical quebequense

LusoPresse – Carlos Veiga, um autor compositor de origem portuguesa, que há longos anos trabalha na cena musical francófona do Quebeque, acaba de lançar o seu primeiro disco.

Educação
Coloquio assistencia DSC_0540

Luís de Moura Sobral

- Partilha saberes sobre a arte, a azulejaria e a cultura lusitana

Luís de Moura Sobral é professor catedrático do Departamento de História da Arte e Estudos Cinematográficos da Universidade de Montreal e, ao mesmo tempo, regente da Cátedra de Cultura Portuguesa no âmbito das Artes Visuais e História da Arte da mesma Universidade.

Desporto
In extremis donovan_0

In-extremis…

Impacto nas eliminatórias…

Depois de um princípio de época muito positivo, que se prolongou até ao mês de agosto, quando chegou mesmo a liderar a Zona Este do campeonato da Major League Soccer, onde está integrado, o Impacto começou a fraquejar de tal maneira que foi preciso esperar – sem jogar – pelo último encontro da temporada regular, Nova Iorque Red Bull – Chicago Fire, para saber que estava qualificado para a fase seguinte. A vitória dos nova-iorquinos (5-2) sobre a formação da Cidade dos Ventos foi decisiva, pois uma vitória ou empate do Chicago Fire arredava de forma definitiva os montrealenses dos play-offs...

Desporto
Carlos Queiroz

Depois de longo silêncio

Carlos Queiroz abre o livro...

Pela grande admiração que nutrimos pelo professor Carlos Queiroz, treinador que acaba de qualificar o Irão para o Campeonato do Mundo de Futebol do Brasil em junho próximo, decidimos publicar a entrevista que ele concedeu recentemente ao jornal Record e em que conta parte da sua carreira nos clubes onde trabalhou, assim como deixa perceber algumas das «coisas» que o fizeram deixar a Seleção Nacional.

Ler em PDF
Editorial

Editorial

Rotundas e imaginação

Neste domingo o Quebeque vai votar nas autárquicas.
Ler artigo
Crónica

O «bandalho» fiscal

Os crimes de abuso fiscal no nosso país, sobretudo os relacionados com a segurança social, são dos mais frequentes e dos mais difíceis de investigar.
Ler artigo
Bilhete de Lisboa

Bilhete de Lisboa

Notas soltas retiradas da «comunicação social» sobre a agricultura em Portugal

No espaço de um ano, entre 2011 e 2012, o setor agroalimentar reduziu o défice da balança comercial em 15%.
Ler artigo
Crónica

Dia das Bruxas na Ilha

A celebração do Halloween, a milenar tradição celta desembarcou na América do Norte, nos meados do século XIX. Se no passado pagão, acreditava-se que, no último dia do verão nórdico (31 de outubro), os espíritos saíam dos cemitérios para se apossarem dos vivos e que, para mantê-los longe, as propriedades eram decoradas com máscaras assustadoras, abóboras caricaturadas e iluminadas, no presente é uma festa divertida que comemora o «Dia das Bruxas».
Ler artigo
Crónica

De Fagundes, em Viana do Castelo

Mais Dados Cronológicos da sua Biografia e Vivência

Neste terceiro texto, propomo-nos expor mais alguns elementos da biografia pessoal, cronológica e histórica do ambicioso vianense que vai de 1470 a 1522.
Ler artigo
Política Canadiana

Sobre o Acordo de Livre-circulação

Ministro Ed Fast fala para os étnicos

Quarta-feira, dia 24 de outubro último, o ministro canadiano do Comércio Internacional esteve de passagem em Montreal para explicar junto dos representantes de todos os setores da indústria do Quebeque o Tratado de Livre-circulação de Bens e Serviços entre o Canadá e a União Europeia, assinado recentemente pelo primeiro-ministro Stephen Harper e por José Manuel Barroso, presidente daquela instituição.
Ler artigo
Livros

Vítor Gonçalves assina...

«Pensamentos» poéticos

No passado domingo, dia 27 de outubro, o Clube Portugal de Montreal foi palco do lançamento do livro «Pensamentos» de Vítor Gonçalves. A cerimónia realizou-se pelas 17 horas, com a casa meio cheia. Com o prefácio de Joaquina Pires, este livro pretende expressar os mais íntimos pensamentos que o autor foi passando para o papel nos últimos anos.
Ler artigo
Cronologia

MARIA AMÉLIA GOMES FÉLIX

Faleceu em Montreal no dia 21 de outubro de 2013, com 81 anos de idade, Maria Amélia Gomes, natural da Trafaria, viúva de Francisco Félix.
Ler artigo
Emigração

Emigrantes açorianos

«Os verdadeiros embaixadores»

O Secretário Regional do Turismo e Transportes afirmou, em Ponta Delgada,
Ler artigo
Comunicado

COMUNICADO

Recital de Violoncelo e Piano

O Consulado-Geral de Portugal em Montreal informa que no âmbito do plano de atividades culturais para o ano de 2013, em colaboração com a Embaixada de Portugal em Otava e com o patrocínio do Camões, I.P., vai promover um concerto do duo Fernando Costa, Violoncelo, e Luís Costa, Piano, que terá lugar quarta-feira, dia 27 de novembro de 2013, pelas 20h00, na Chapelle historique du Bon-Pasteur (100, rue Sherbrooke Est, Montreal).
Ler artigo
Açores

Carta a Poiares Maduro

Exmo. Sr. Ministro,

Quando entrar, nos próximos dias, nas instalações da RTP-Açores, benza-se e olhe para cima, por precaução, para não lhe cair alguma trave ou tábuas de forro, como já aconteceu, devido ao estado de podridão a que Lisboa votou o canal regional.
Ler artigo
Brasil

ACIB abre mercado brasileiro dos têxteis

Governo do Estado da Bahia apoia Polo Têxtil da ACIB com incentivos e crédito

Numa jornada intensa de trabalho a ACIB lançou as bases essenciais para o Polo Industrial Têxtil que construirá na Bahia-Brasil, com o apoio do Governo do Estado da Bahia e de investidores locais.
Ler artigo
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2019