logo
rss  Vol. XVII - Nº 296         Montreal, QC, Canadá - segunda-feira, 16 de Setembro de 2019
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Primeira Página
Current Edição
Destaque
MARIZA _MG_9327 _ Credit CAMI Music

Mariza

O Fado como espelho do ser português

Mariza, que é indubitavelmente considerada como a atual a rainha do Fado, vista como seguidora de Amália, desfruta já de uma fama mundial, fruto de uma voz penetrante e um carisma indiscutível. Após uma ausência voluntária, fruto do nascimento do seu primeiro filho Martim, Mariza regressa agora aos palcos e à gravação de um novo álbum, repleto de surpresas.

Cinema
Robert Lepage e Pedro Pires

Triptyque

Na passada sexta-feira, na abertura da 42ª sessão do Festival do Novo Cinema de Montreal, foi projetada a primeira longa-metragem de Pedro Pires, um realizador canadiano de origem portuguesa, o qual, em colaboração com Robert Lepage, o internacionalmente celebrado cenarista e encenador, adaptou e dirigiu, durante três anos, a feitura de «Tryptique».

Eleições Municipais
Joao Neves DSC_0499

Qual saltimbanco…

João Neves de novo candidato

De repente a comunidade portuguesa ficou com mais um candidato (os outros são Luís Miranda, Ana Nunes e António Rodrigues, todos eles referenciados nesta edição do LusoPresse) às eleições municipais de Montreal na pessoa de João Neves, um contabilista conhecido na comunidade como antigo membro do Conselho de Administração da Caixa Desjardins Portuguesa, entre outras responsabilidades.

Eleições Municipais
LUIS Miranda DSC_0032

Há 16 anos à cabeça de Anjou

Luís Miranda: «A qualidade de vida» em vez dos «ataques pessoais»

Entrevista de Norberto Aguiar e Jules Nadeau

Eleições Municipais
LUIS Miranda DSC_0032

À la tête d'Anjou depuis 16 ans

Luís Miranda: plutôt la «qualité de vie» que des «attaques personnelles»

Entrevue de Norberto Aguiar et Jules Nadeau

Eleições Municipais
ANA Nunes photo_656648_article_large

Em Outremont

Ana Nunes procura novo mandato

Ana Nunes pode ser desconhecida da nossa comunidade, no entanto, é nosso papel enquanto imprensa representante dos portugueses em Montreal, de vos apresentar quem de nós se vem destacando nesta nossa cidade adotiva.

Comunidade
Filarmonica de LAVAL DSC_0486

Na Missão Nossa Senhora de Fátima

Filarmónica em exposição

LusoPresse – Está patente ao público no decorrer de todo este mês de outubro uma exposição sobre a Filarmónica do Divino Espírito Santo.

Eleições Municipais
Botelho Noemia DSC_0498

Encontro no Centro Comunitário de Laval

Candidatos motivados

No domingo, dia 6 de outubro, pela tardinha, o Centro Comunitário de Laval recebeu a visita de uma centena de pessoas para assistir à apresentação dos candidatos portugueses independentes às eleições à Câmara Municipal de Laval, a ter lugar no próximo dia 3 de novembro.

Eleições Municipais
Antonio Rodrigues photo 2

Em Jeanne-Mance

Se for eleito, António Rodrigues promete mudar as coisas

Os leitores mais assíduos já conhecem António Rodrigues, mas para os mais distraídos fica aqui uma recapitulação da sua história, numa espécie de entrevista, sobre a sua candidatura ao cargo de vereador da Junta de Freguesia de Jeanne Mance, pelo Equipa de Denis Coderre. O LusoPresse falou em tom de conversa com o simpático candidato, e relata aqui as suas principais ideias para o caso de vir a ser eleito.

Comunidades
Casa das Tias IMG_2105

Nicolet, no centro do Quebeque

Com uma «Casa das Tias»

Temos uma admiração muito especial pela cidade de Nicolet, no centro do Quebeque, não muito longe de Trois-Rivières. Primeiro, porque foi uma das primeiras cidades que visitámos, à conta do governo do Quebeque, como jornalista. Fomos descobrir, para os leitores do jornal para quem trabalhávamos na época, a escola da polícia, situada em... Nicolet.

Eleições Municipais
Armando Melo aclamacao

Homem de futebol:

Armando Melo entra na política

O nosso telefonema visava a presidente da Câmara Municipal de Sainte-Thérèse, Sylvie Surprenant, em cata de mais um mandato à frente da municipalidade teresense.

Futebol
imfc-starting-lineup-vs-sj

Campeonato da Major League Soccer…

Impacto com vida difícil

Há poucas semanas, o Impacto de Montreal estava bem instalado no Campeonato da MLS. Tinha mais pontos que os seus mais credenciados perseguidores, para além de ter menos jogos jogados.

Ler em PDF
Editorial

Editorial

Babyboomocracia

Quando, aqui na América do Norte, nos anos 60 e 70 do século passado, isto é, quando os jovens nascidos da explosão demográfica que se seguiu ao fim da Segunda Guerra Mundial, vulgarmente designados por baby boomers, saíram das universidades, passaram logo de corrida ao assalto dos centros do poder, na política, na imprensa, nas instituições. Daí a dizer-se que o mundo que hoje conhecemos, e particularmente aqui no Quebeque, foi obra dos baby boomers é dum uma evidência indiscutível.
Ler artigo
Crónica

Os políticos vitalícios

Confesso que nunca gostei de Rui Machete.
Ler artigo
Bilhete de Lisboa

Bilhete de Lisboa

Praça do Comércio

A Praça do Comércio, também conhecida por Terreiro do Paço, foi este verão certamente um dos locais mais visitados de Lisboa.
Ler artigo
Crónica

João Alvares Fagundes – II parte

Enigma ou Realidade?

No nosso último texto escrevemos que Fagundes teria tido uma vivência em Viana do Castelo, tendo aí exercido  várias funções públicas como «navegador» e explorador do Nordeste da costa canadiana, hoje fazendo parte das províncias marítimas do Canadá e do Quebeque.
Ler artigo
Eleições Municipais

Eleições autárquicas...

Com sete portugueses

As Eleições Autárquicas deste ano voltam a ter uma participação de candidatos portugueses interessante. Ao todo, serão sete, cinco homens e duas mulheres que participarão no ato eleitoral do próximo dia 3 de novembro.
Ler artigo
Cronologia

Falecimento do Mário...

Deixa rastro de tristeza

O amigo Mário Gonçalves faleceu, na semana passada, no Hospital Hôtel-Dieu, após doença prolongada.
Ler artigo
Artes

Claudia Chin na Galeria 3C

Uma exposição de artistas portugueses para o 60º. aniversário

Artistas portugueses do continente e de Montreal serão o centro das atenções no mês que vem na Galeria 3C para marcar o 60º. aniversário da chegada dos primeiros Portugueses ao Canadá. A iniciativa pertence à diretora Claudia Chin, que se define ela própria como Portuguesa de origem chinesa.
Ler artigo
Política nacional

Ao Brasil

Governo canadiano deve explicações

Toronto – O Governo do Canadá «tem o dever de dar respostas» sobre as suspeitas de espionagem efetuada pelos serviços secretos canadianos ao Brasil, considera um dos deputados federais, eleito por uma zona de forte imigração brasileira e portuguesa.
Ler artigo
Leitores

Reação dum leitor ao artigo:

«Luc Ferrandez e as suas políticas ecológicas... Comerciantes portugueses estão fartos»

Foi dito, implicitamente, que o presidente da Junta de Freguesia do Plateau, Luc Ferrandez, e as suas medidas de apaziguamento da circulação provocaram o encerramento de comércios exponencialmente e, por isso, teve um impacto económico negativo. Será isso verdade?
Ler artigo
Política Canadiana

Jason Kelly ao LusoPresse

«Defenderemos os valores canadianos»

O LusoPresse fez parte de um grupo de órgãos de Informação convidados para entrevistar o Ministro do Trabalho e do Multiculturalismo do Governo canadiano, Jason Keney. O encontro teve lugar no restaurante La Sirène de la Mer, na Ville Mont-Royal (Desden Ave./Jean-Talon est), numa sexta-feira ao princípio da tarde, onde os assuntos propostos foram Emprego e Multiculturalismo.
Ler artigo
Futebol

Com três portugueses na organização…

Panellinios sagra-se campeão do Canadá

A notícia chegou-se de Calgary, em Alberta, telefonicamente pela boca de Luís Timóteo, o treinador de tão bem sucedida equipa: – Ganhámos o Campeonato Canadiano!
Ler artigo
Crónica

A troika alforreca

À medida que vamos sendo avaliados pelos membros da troika, dá a impressão de que eles gostam de cá vir, extasiados, para aplicar cada vez mais austeridade.
Ler artigo
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2019