logo
rss  Vol. XVII - Nº 295         Montreal, QC, Canadá - segunda-feira, 16 de Setembro de 2019
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Primeira Página
Current Edição
Destaque
Carta 1 DSC_0452

Carta de Valores Quebequenses

Proposta que visa «aproximar todos os quebequenses»

LusoPresse – Foi no Ministério da Imigração e das Comunidades Culturais, em Montreal, que os ministros Bernard Drainville (Instituições Democráticas e da participação cidadã) e Diane De Courcy (Imigração, Comunidades Culturais e Carta da Língua Francesa) receberam os jornalistas da Diversidade, como está na moda agora dizer-se, para fazer o ponto da situação sobre a Carta dos Valores Quebequenses, um documento tão elogiado por uns mas igualmente tão denegrido por outros.

Destaque
Ken Pereira DSC_0476

Ken Pereira

Um sindicalista exemplar

Ken Pereira, o ex-líder sindical de origem portuguesa, que esteve na origem da queda em desgraça de Jocelyn Dupuis, diretor geral da Federação dos Trabalhadores do Quebeque (FTQ), secção da construção, apresentou-se na segunda-feira e terça-feira diante da Comissão Charbonneau encarregada de inquirir sobre a corrupção e a infiltração do crime organizado no mundo da construção pública.

Reportagem
100426luc-ferrandez_g

Luc Ferrandez e as suas políticas ecológicas...

Comerciantes portugueses estão fartos

Luc Ferrandez é mais uma vez candidato à Junta de Freguesia do Plateau Mont-Royal. Muitos já ouviram falar dele por boas e más razões. A verdade é que este político controverso rege a sua política segundo a ótica ecológica, e pela criação de espaços verdes e ciclovias, tornando Montreal a cidade campeã para ciclistas em toda a América.

Eleições Municipais
DENIS CODERREphoto_lancement de plate-forme

No Parque das Américas

Denis Coderre fala aos étnicos

Denis Coderre, candidato à presidência da Câmara Municipal de Montreal, achou por bem falar às Comunidades Culturais de Montreal, em número, segundo os seus dados, de 120, e para isso escolheu o Parque das Américas, em pleno coração da Comunidade Portuguesa.

Eleições Municipais
Soraya DSC_0482

Em Villeray-St-Michel-Parc-Extension…

Soraya Martinez é aposta forte

O lançamento da candidatura de Soraya Martinez à presidência da Junta de Freguesia de Villeray-St-Michel-Parc-Extension teve lugar segunda-feira à tarde, nas instalações do popular Restaurante Cantinho, com a presença de muita gente e onde se encontravam os líderes da «Coligação Montreal Marcel Côté», Louise Harel e precisamente Marcel Côté, o candidato ao cargo de presidente da Câmara Municipal.

Línguas
AGUILAR grupo

Comemorado em Montreal

DIA EUROPEU DAS LÍNGUAS

Celebrou-se no passado sábado, dia 28 de setembro de 2013, no quadro das atividades do Lisez l'Europe, o Dia Europeu das Línguas. Vários professores de diferentes línguas estiveram presentes no espaço dinâmico que o Instituto Goethe dispõe, num edifício sito no cruzamento das ruas Saint-Laurent e Ontário, das 14 às 16 horas, para sensibilizarem os participantes para as línguas que ensinam.

Eleições Municipais
michel-brule

Michel Brûlé candidato independente...

Procura aliados para a corrida à Câmara

Michel Brûlé já fez muito na vida. Com mais de 20 anos dedicados à edição e publicação de livros, fundou várias editoras, entre elas, Les Éditions des Intouchables, as Éditions Michel Brûlé e as Éditions Cornac. Diz-se também cantor, escritor e chegou mesmo a ser proprietário de um bar. Já viveu em vários países e viajou por grande parte do globo. Fala oito línguas, entre elas o português (língua na qual esta entrevista foi feita), que aprendeu quando visitou o Brasil (por cerca de quatro meses) e Portugal (por cerca de dois meses).

Desporto
JOAO SOUSA tenis 774210

No Mundo:

Atletas portugueses dão cartas

Domingo passado, em ciclismo e ténis, Portugal andou pelas «Bocas do Mundo» em desporto, por via do feito de dois jovens cidadãos seus, no caso Rui Costa e João Sousa!

Desporto
PANELLINEOS _DSC0529

Panellinios Sub-14

Depois da Taça, o Campeonato

O Panellinios Sub-14, depois de ter ganho a Taça do Quebeque, que lhe dará direito a participar no Campeonato Canadiano de Futebol da categoria, a disputar brevemente (9 a 14 de outubro) em Alberta, na cidade de Calgary, está a três jornadas de concluir o Campeonato da mesma categoria, onde leva uma vantagem de pontos que já lhe dá o direito de se considerar campeão do Quebeque.

Desporto
marco-schallibaum-2_620x350

A cinco jornadas do fim...

Impacto em boa posição

Quando faltam cinco jogos para terminar o Campeonato da Major League Soccer, o Impacto de Montreal encontra-se em boa posição para ganhar a sua zona (Este), o Campeonato geral (entre as duas zonas Este e Oeste) e para assegurar um lugar na competição de fim de época, as chamadas eliminatórias que, por sua vez, dão lugar ao título mais saboroso desta liga e que é a Taça MLS.

Açores
Banco Espirito Santo ACORES VASCO Cordeiro1469

No desenvolvimento dos Açores

BESA um «parceiro importante»

O Presidente do Governo dos Açores considerou que o Banco Espírito Santo dos Açores, à semelhança de outras instituições bancárias, como um «parceiro importante» no processo de desenvolvimento que o Executivo Regional está a promover no arquipélago.

Ler em PDF
Editorial

Editorial

O usurpador

Não consta que em França haja um Partido dos Franceses. Nem na Inglaterra, um Partidos dos Ingleses. Nem na América, dos Americanos. Nem em Portugal, dos Portugueses. Nem em Espanha, dos Espanhóis. Nem na Bélgica, dos Belgas. Nem no Brasil, dos Brasileiros. Por toda a parte, os partidos ou são republicanos, ou socialistas, ou democratas, ou liberais, ou conservadores, ou renovadores, ou progressistas, ou comunistas, ou ecologistas, ou, até, nacionalistas.
Ler artigo
Crónica

Vencedores e vencidos

Tivemos, domingo, 19 eleições diferentes nos Açores.
Ler artigo
Crónica

Zumblick,

o retrato de sua arte

Tubarão em festa celebra o centenário de nascimento de Willy Zumblick, o filho ilustre que, como um vendaval da palheta, por setenta e cinco anos, numa sinfonia de cores, exuberância de luz, paixão pela terra, pelo ser humano, pintou muito, intensamente, encantando-nos com a magia de sua arte.
Ler artigo
Crónica

Two tales of a city

Generalizações, nem no fim seria uma melhor apropriação do romance de Dickens para estas linhas sobre Portugal. A gente rola país dentro e acumula caras, frases, gestos, flashes. A tentação é encaixá-las num quadro, mas isso só é legítimo se o pintamos complexo, contraditório, díspar e insubmisso. Ficam, de entre uma miríade delas, duas estórias nos antípodas uma da outra.
Ler artigo
Crónica

Eu voto Pacu!

Peço desculpa por voltar a falar no Pacu, mas acho esta descoberta de verão uma coisa deliciosa.
Ler artigo
Bilhete de Férias

Bilhete de Férias

Terceira Semana em Portugal

Com o recado que me tinha dado a minha médica do Sacré-Coeur – o de me oferecer muito repouso durante a minha estadia em Portugal porque uma recaída duma pneumonia, ao que parece, não é coisa para brincar – a televisão, que raramente vejo quando lá vou, foi para mim, desta vez, um centro de curiosidade, particularmente na semana que passei em casa da minha irmã, tanto mais apreciado quanto tinha a meu lado o meu cunhado que me servia de intérprete às discussões que por lá passavam, a toda a hora, mas sobretudo a altas horas, e para as quais eu me sentia deveras estrangeiro.
Ler artigo
Bilhete de Lisboa

Bilhete de Lisboa

Portugal no Mundo

Sempre que vou dar um passeio de carro por Portugal fico com a sensação que o País está a ficar cada vez mais pequeno.
Ler artigo
Literatura

O ensaio razoável de Jean Dorion:

Nunca uma tal carta sob Lévesque, Parizeau, Laurin, Godin ou Couture

Muito conhecido devido aos diversos cargos públicos que ocupou e às suas tomadas de posição, Jean Dorion mergulha no debate sobre a Carta dos Valores Quebequenses publicando uma obra que podemos qualificar de moderada e razoável. Uma mensagem simpática à comunidade muçulmana.
Ler artigo
Portugal

Em Portugal

Eleições autárquicas

LusoPresse – Depois do rescaldo das urnas do passado domingo, a paisagem da política autárquica ficou assim ordenada – O PS sai grande vencedor com 36 por cento dos votos que se concretizou em mais de 900 mandatos e conquistou a chefia de 150, acedendo assim à presidência da Associação Nacional de Municípios.
Ler artigo
Cronologia

MARIA FILOMENA LOUREIRO CAEIRO

Faleceu em Montreal no dia 15 de setembro de 2013, com 69 anos de idade, Maria Filomena Loureiro, natural de Arcos de Valdevez, esposa de António Caeiro.
Ler artigo
Cronologia

JUDITE FERREIRA HENRIQUES

Faleceu em Montreal no dia 21 de setembro de 2013, com 47 anos de idade, Judite Ferreira Henriques, natural da Lourinhã, esposa de Luís Miguel Ferreira.
Ler artigo
Crónica

A propósito de João Álvares Fagundes...

Na Terra dos Bacalhaus (Terra Nova)

Antes de abordar este assunto deixem-me dizer o que me levou a interessar por tal texto, dado que é mais um trabalho para peritos de História.
Ler artigo
Cinema

42° Festival do Novo Cinema

Com presença lusitana

LusoPresse – De 9 a 20 de outubro estará decorrendo o 42° Festival do Novo Cinema de Montreal, a ter lugar em várias salas montrealenses, com especial ênfase nas do Ex-Centris, situado no boulevard St-Laurent, a poucos metros da rua Sherbrooke.
Ler artigo
Literatura

L'essai raisonnable de Jean Dorion:

Jamais une telle charte sous Lévesque, Parizeau, Laurin, Godin ou Couture

Bien connu par les divers postes publics qu’il a occupés et ses prises de position, Jean Dorion plonge dans le débat sur la Charte des valeurs québécoises en publiant un ouvrage qualifiable de modéré et raisonnable. Un message sympathique à la communauté musulmane.
Ler artigo
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2019