Não consta que em França haja um Partido dos Franceses. Nem na Inglaterra, um Partidos dos Ingleses. Nem na América, dos Americanos. Nem em Portugal, dos Portugueses. Nem em Espanha, dos Espanhóis. Nem na Bélgica, dos Belgas. Nem no Brasil, dos Brasileiros. Por toda a parte, os partidos ou são republicanos, ou socialistas, ou democratas, ou liberais, ou conservadores, ou renovadores, ou progressistas, ou comunistas, ou ecologistas, ou, até, nacionalistas.
Ler artigo
Crónica
Vencedores e vencidos
Tivemos, domingo, 19 eleições diferentes nos Açores.
Ler artigo
Crónica
Zumblick,
o retrato de sua arte
Tubarão em festa celebra o centenário de nascimento de Willy Zumblick, o filho ilustre que, como um vendaval da palheta, por setenta e cinco anos, numa sinfonia de cores, exuberância de luz, paixão pela terra, pelo ser humano, pintou muito, intensamente, encantando-nos com a magia de sua arte.
Ler artigo
Crónica
Two tales of a city
Generalizações, nem no fim seria uma melhor apropriação do romance de Dickens para estas linhas sobre Portugal. A gente rola país dentro e acumula caras, frases, gestos, flashes. A tentação é encaixá-las num quadro, mas isso só é legítimo se o pintamos complexo, contraditório, díspar e insubmisso. Ficam, de entre uma miríade delas, duas estórias nos antípodas uma da outra.
Ler artigo
Crónica
Eu voto Pacu!
Peço desculpa por voltar a falar no Pacu, mas acho esta descoberta de verão uma coisa deliciosa.
Ler artigo
Bilhete de Férias
Bilhete de Férias
Terceira Semana em Portugal
Com o recado que me tinha dado a minha médica do Sacré-Coeur – o de me oferecer muito repouso durante a minha estadia em Portugal porque uma recaída duma pneumonia, ao que parece, não é coisa para brincar – a televisão, que raramente vejo quando lá vou, foi para mim, desta vez, um centro de curiosidade, particularmente na semana que passei em casa da minha irmã, tanto mais apreciado quanto tinha a meu lado o meu cunhado que me servia de intérprete às discussões que por lá passavam, a toda a hora, mas sobretudo a altas horas, e para as quais eu me sentia deveras estrangeiro.
Ler artigo
Bilhete de Lisboa
Bilhete de Lisboa
Portugal no Mundo
Sempre que vou dar um passeio de carro por Portugal fico com a sensação que o País está a ficar cada vez mais pequeno.
Ler artigo
Literatura
O ensaio razoável de Jean Dorion:
Nunca uma tal carta sob Lévesque, Parizeau, Laurin, Godin ou Couture
Muito conhecido devido aos diversos cargos públicos que ocupou e às suas tomadas de posição, Jean Dorion mergulha no debate sobre a Carta dos Valores Quebequenses publicando uma obra que podemos qualificar de moderada e razoável. Uma mensagem simpática à comunidade muçulmana.
Ler artigo
Portugal
Em Portugal
Eleições autárquicas
LusoPresse – Depois do rescaldo das urnas do passado domingo, a paisagem da política autárquica ficou assim ordenada – O PS sai grande vencedor com 36 por cento dos votos que se concretizou em mais de 900 mandatos e conquistou a chefia de 150, acedendo assim à presidência da Associação Nacional de Municípios.
Ler artigo
Cronologia
MARIA FILOMENA LOUREIRO CAEIRO
Faleceu em Montreal no dia 15 de setembro de 2013, com 69 anos de idade, Maria Filomena Loureiro, natural de Arcos de Valdevez, esposa de António Caeiro.
Ler artigo
Cronologia
JUDITE FERREIRA HENRIQUES
Faleceu em Montreal no dia 21 de setembro de 2013, com 47 anos de idade, Judite Ferreira Henriques, natural da Lourinhã, esposa de Luís Miguel Ferreira.
Ler artigo
Crónica
A propósito de João Álvares Fagundes...
Na Terra dos Bacalhaus (Terra Nova)
Antes de abordar este assunto deixem-me dizer o que me levou a interessar por tal texto, dado que é mais um trabalho para peritos de História.
Ler artigo
Cinema
42° Festival do Novo Cinema
Com presença lusitana
LusoPresse – De 9 a 20 de outubro estará decorrendo o 42° Festival do Novo Cinema de Montreal, a ter lugar em várias salas montrealenses, com especial ênfase nas do Ex-Centris, situado no boulevard St-Laurent, a poucos metros da rua Sherbrooke.
Ler artigo
Literatura
L'essai raisonnable de Jean Dorion:
Jamais une telle charte sous Lévesque, Parizeau, Laurin, Godin ou Couture
Bien connu par les divers postes publics qu’il a occupés et ses prises de position, Jean Dorion plonge dans le débat sur la Charte des valeurs québécoises en publiant un ouvrage qualifiable de modéré et raisonnable. Un message sympathique à la communauté musulmane.
O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo
ortográfico da língua portuguesa.
Todavia, estamos em fase de transição e durante algum
tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga
e a nova. Contamos com a compreensão dos
nossos leitores.