logo
rss  Vol. XVII - Nº 295         Montreal, QC, Canadá - quinta-feira, 28 de Maio de 2020
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Partilhe com os seus amigos: Facebook

Em Villeray-St-Michel-Parc-Extension…

Soraya Martinez é aposta forte

Norberto Aguiar

Reportagem de Norberto Aguiar

O lançamento da candidatura de Soraya Martinez à presidência da Junta de Freguesia de Villeray-St-Michel-Parc-Extension teve lugar segunda-feira à tarde, nas instalações do popular Restaurante Cantinho, com a presença de muita gente e onde se encontravam os líderes da «Coligação Montreal Marcel Côté», Louise Harel e precisamente Marcel Côté, o candidato ao cargo de presidente da Câmara Municipal.

A apresentação de Soraya Martinez, uma política aguerrida e já com passado na política municipal de Montreal, primeiro no interior do Partido União de Montreal e, depois, nas hostes do Partido Visão Montreal, da chefe Louise Harel, começou com um beberete superiormente preparado pelos chefes do Cantinho sob a supervisão de Paulo Teixeira, um dos incansáveis sócios do restaurante – o outro é o Fernando Pereira – que a tudo acorria de maneira a que nada faltasse aos convivas, e prosseguiu com os discursos de Marcel Côté, Louise Harel, John de Luca, também candidato a vereador no mesmo bairro, e naturalmente Soraya Martinez.

Soraya DSC_0482.JPG
Louise Harel, chefe de Visão Montreal, Marcel Côté, candidato a «maire», e Soraya Martinez, candidata à Junta de Freguesia local. Foto
Foto  - LusoPresse

Convidado a usar da palavra, Marcel Côté, que não se alongou muito no seu discurso, dizendo de maneira sucinta que «Soraya é uma mulher excecional, que vai fazer um trabalho competente na condição de presidente da Junta de Freguesia de Villeray-St-Michel-Parc-Extension». E depois pediria para que lhe dessem «uma maioria grande de forma que ela possa desempenhar bem o seu papel». A terminar, Marcel Côté consideraria que «Soraya é uma mulher inteligente e que escuta muito as pessoas, daí que seja preciso que todos vocês possam influenciar as vossas famílias e amigos à volta da sua candidatura de maneira que no dia 3 de novembro ela seja eleita presidente do vosso bairro».

Já Louise Harel, que se mostrou muito simpática quando viu o representante deste jornal, privilegiou as suas relações com Soraya Martinez, seu braço direito nestes últimos anos em que dirigiu «Visão Montreal», podendo assim afirmar que Soraya Martinez tem todas as condições para se tornar numa política com muito futuro na cidade. «Soraya é uma trabalhadora incansável. Ela é muito competente e sabe muito do contacto com as pessoas. Soraya sendo eleita vai contribuir para a plena integração das comunidades que vivem em Villeray-St-Michel-Parc-Extension. Sem dúvida que se abrirá um novo capítulo neste bairro com a sua eleição».

Soraya DSC_0481.JPG
Soraya Martinez na companhia do seu colega candidato John de Luca. À sua direita, Paulo Teixeira, sócio gerente do Restaurante Cantinho. Foto
Foto  - LusoPresse

Louise Harel terminaria a sua intervenção confidenciando que fora Soraya a convencer Marcel Côté a abraçar este projeto de candidatura por banda da coligação que regista o seu próprio nome.

A intervenção de Soraya Martinez durou apenas alguns (poucos) minutos, pois «acho que já foi tudo dito...», diria ela com o seu belo sorriso de mulher de origem chilena. No entanto, ela sempre quis dizer o quanto estava orgulhosa por fazer parte «deste projeto da Coligação Marcel Côté» e o quanto estava reconhecida a Louise Harel por ter aceitado passar a n° 2 do novo agrupamento. Também se dirigiu à mãe, que «muito me apoia e que poderia ser ela própria a candidata», ao esposo ali presente de surpresa, e aos amigos e colaboradores que muito a têm ajudado.

«Concorro pelas pessoas»

Os discursos tinham acabado mas o beberete continuava. E depois de alguns curiosos se terem apoderado dela, tivemos que esperar alguns minutos para um breve tempo de perguntas e respostas, que o espaço não é muito. Foi assim que Soraya, antiga vereadora neste mesmo bairro (2005/09), nos foi dizendo que não concorria contra ninguém, mas sim que se apresentava ao ato eleitoral com o nítido propósito de ajudar as pessoas. «Como sabes, já fiz parte deste bairro como política e por isso conheço muito bem o terreno e as pessoas. Candidato-me para ajudar na resolução dos problemas de Villeray-St-Michel-Parc-Extension. Tenho muitas ideias e a convicção, com a ajuda da minha equipa, que posso fazer bom trabalho. Além disso, continuou, Marcel Côté vai ser um bom presidente, um bom administrador dos nossos dinheiros, que vai despenalizar a classe média. Ele vai estar ao serviço dos cidadãos e isso vai favorecer o nosso papel localmente, nos bairros».

Havia muita coisa para perguntar, mas, como acima se diz, o espaço não é muito. No entanto, ainda demos mais um tempo a Soraya para se explicar quanto à sua candidatura, que, em 2009, ficou por águas de bacalhau com a derrota às mãos do União de Montreal.

«A reação das pessoas à minha candidatura tem sido positiva. Penso que estou em condições de ganhar. Temos uma boa equipa, queremos ser parceiros dos nossos grupos e organizações comunitários e vamos trabalhar por uma melhor integração dos étnicos no aparelho comunitário. No bairro e na Câmara, que tem que dar o exemplo. Neste momento a comunidade oriunda da diversidade representa apenas 4, 1% dos empregos camarários, o que é muito pouco», diz em forma de protesto.

Já a terminar, retivemos mais uma afirmação de Soraya Martinez e que focalizou sobre o desafio de criar mais riqueza aos concidadãos do seu bairro «e isto, diz, só é possível com a criação de mais emprego e criação de outras condições positivas para reter as famílias no seu habitat, para não saírem para fora da cidade».

Mulher de convicções, Soraya Martinez é natural do Chile. Chegou ao Canadá com 9 anos de idade, é casada e mãe de um casal de filhos.

Eleições Municipais
O lançamento da candidatura de Soraya Martinez à presidência da Junta de Freguesia de Villeray-St-Michel-Parc-Extension teve lugar segunda-feira à tarde, nas instalações do popular Restaurante Cantinho, com a presença de muita gente e onde se encontravam os líderes da «Coligação Montreal Marcel Côté», Louise Harel e precisamente Marcel Côté, o candidato ao cargo de presidente da Câmara Municipal.
Em Villeray.doc
yes
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2020