logo
rss  Vol. XVII - Nº 295         Montreal, QC, Canadá - sexta-feira, 05 de Junho de 2020
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Partilhe com os seus amigos: Facebook

Bilhete de Lisboa

Portugal no Mundo

Por Filipa Cardoso

Sempre que vou dar um passeio de carro por Portugal fico com a sensação que o País está a ficar cada vez mais pequeno.

Claro que as distâncias parecem mais curtas pois utilizamos cada vez mais as autoestradas.

Há muitos quilómetros de autoestradas. Segundo o Automóvel Club de Portugal existem mais de dois mil seiscentos quilómetros de autoestradas em Portugal.

Bilhete de Lisboa Ilha de Moçambique.jpg

Fiquei surpreendida com aquele número de quilómetros divulgado pelo ACP pelo que procurei, com rigor, precisar quais as distâncias máximas, dos eixos Norte/Sul e Este/Oeste de Portugal continental.

Somos efetivamente um país geograficamente pequeno. Segundo o Instituto Nacional de Estatística a distância máxima Norte/Sul é de 577 km e Este/Oeste é de 286 km.

A área de Portugal Continental é de 89 088 km², as nove ilhas dos Açores totalizam aproximadamente 2 321 km², e o arquipélago da Madeira, com as Desertas e o grupo das Selvagens, totaliza cerca de 800 km².

Contudo, a influência cultural de Portugal ultrapassa as suas fronteiras. Segundo a UNESCO, o Património Mundial da Humanidade de origem portuguesa, espalhado pelo mundo, é imenso: no Brasil os centros históricos de Ouro Preto, Olinda, S. Salvador, Diamantina e Goiás, na Índia Igrejas e Conventos, Mazagão em Marrocos, Cidade Velha em Cabo Verde, também o Centro Histórico de Macau bem como a Ilha de Moçambique, fazem parte da lista do Património Mundial.

Recentemente, no dia 22 de junho passado, a UNESCO classificou a Universidade de Coimbra como Património Mundial.

A Universidade de Coimbra está de parabéns ao ter ficado a fazer parte da lista do Património classificado pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), como Mundial e da Humanidade, que em Portugal inclui, entre outros, o Centro Histórico de Angra do Heroísmo, o Convento de Cristo em Tomar, os Mosteiros da Batalha e de Alcobaça, o Mosteiro dos Jerónimos, a Torre de Belém, os Centros Históricos de Évora, de Guimarães e do Porto e ainda no passado ano de 2012 foram também classificadas as fortificações de Elvas.

Quanto a paisagens naturais recordo que já estão classificados como Património Mundial Sintra, a Região vinhateira do Alto Douro e a vinha da Ilha do Pico.

Ainda uma nota à classificação pela UNESCO do Fado como Património Imaterial da Humanidade, em novembro de 2011, na peugada do reconhecimento do Tango em 2010 e do Flamengo em 2009.

Somos realmente um pequeno País em área mas grande em legados culturais e históricos.

Bilhete de Lisboa
Sempre que vou dar um passeio de carro por Portugal fico com a sensação que o País está a ficar cada vez mais pequeno.
Bilhete de Lisboa.doc
no
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2020