logo
rss  Vol. XVII - Nº 294         Montreal, QC, Canadá - domingo, 13 de Outubro de 2019
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Primeira Página
Current Edição
Destaque
Carlos F Chefs

No Ferreira Café:

A 12ª gala dos chefes

Pelo 12º ano, Carlos Ferreira soube atrair ao seu estabelecimento importantes chefes de empresa para uma soirée benefício especial em proveito da Fundação CHU Sainte-Justine.

Destaque
Carlos F Chefs

Le 12e gala des chefs au Ferreira Café

Pour la 12e année, Carlos Ferreira a su attirer à son établissement d'importants chefs d’entreprise pour une soirée bénéfice spéciale au profit de la Fondation CHU Sainte-Justine.

Entrevista
Alex Norris1

Alex Norris...

Em Jeanne Mance

Alex Norris não precisa de apresentações para os cidadãos mais atentos da comunidade e leitores do nosso jornal. Em tempo de eleições, o antigo vereador da Junta de Freguesia do Mile-End concorre agora para vereador da freguesia de Jeanne Mance (zona do Plateau com mais Portugueses e onde estão a maioria das sedes das nossas instituições) na Câmara Municipal.

Entrevista
luis Saraiva 19 setembro

A Arte de Ensinar o Talento:

Luiz Saraiva, um artista pioneiro

Luiz Saraiva é já um conhecido da nossa comunidade. Pioneiro, chegou à Montreal há 46 anos, juntamente com a primeira vaga de emigração. Vinha à procura de liberdade artística, e a caminho dos Estados Unidos, mas a vida quis que por aqui ficasse, artista de alma e coração, por aqui vingou e comemora este ano 65 anos de carreira.

Eleições
Noemia de lima TOP_2026 (2) (426x640)

Eleições em Laval

Manuel Botelho de novo candidato

LusoPresse – Depois de ter feito uma campanha pouco menos que brilhante em 2009, quando obteve muito perto de 42 por cento de votos na circunscrição de St-Martin, por onde concorre outra vez, e quando o poder de Gilles Vaillancourt tinha sustentáculos de autêntico polvo, Manuel Botelho está de volta, «desta vez para ganhar», como contou ao representante do LusoPresse.

Reportagem
Jules Les Stastny_C1

«Les Stastny», bestseller de Robert Laflamme

Um bom livro do hóquei, «com rosto humano»

O livro sobre a saga dos três irmãos Stastny dirige-se a todos os apaixonados do hóquei que seguiram as suas peripécias na Liga Nacional. Além disso, há revelações esperadas desde há 30 anos.

Reportagem
Jules Les Stastny_C1

«Les Stastny», le best-seller de Robert Laflamme

Un bon livre de hockey «à visage humain»

Le livre sur la saga des trois frères Stastny s'adresse à tous les férus de hockey qui ont suivi leurs péripéties dans la Ligue nationale. En plus, des révélations croustillantes attendues depuis 30 ans.

Comunidade
Adelaide duques IMG_0931

Entre Nós os Duques de Bragança e de D’Arenberg

Do coração se nutre o sonho

Como é do conhecimento de muitos, entre gestos de ternura e centenas de pétalas de rosas brancas, a princesa de André Desmarais, a filha Jacqueline-Ariadne saiu do seu castelo quebequense para se unir, pela lei de Deus e dos homens, ao príncipe belga, Hadrien de Croÿ-Roeulx.

Comunidades
Aniversario Brasil consulDSC_0316

Aniversário do Brasil

Receção seleta e concorrida

O Brasil tornou-se independente a 7 de setembro de 1822, como já todos sabem. E todos os anos, os responsáveis diplomáticos do país-irmão sediados em Montreal promovem uma receção para comemorar tal data.

Desporto
DI Vaio image

No Gillette Stadium

Impacto goleia

Foxoboro, Nova Inglaterra – O Impacto ainda não tinha aquecido as «baterias» e já se via a ganhar o jogo, logo aos 4 minutos.

Entrevista
Antonio Ribeiro PEPE4918LO

Encontro com... Antonio Ribeiro

«Nasci para ser jogador de futebol»

Chegado em Montreal quando tinha apenas 11 anos de idade, Antonio Ribeiro começou a jogar futebol numa liga municipal.

Desporto
Portugal Brasil Norberto

Em Bóston, perante 62 310 pessoas

Portugal derrotado pelo Brasil (1-3)

Foxboro, Nova Inglaterra – De visita à Nova Inglaterra, não podíamos falhar o jogo de futebol de caráter amigável Portugal – Brasil, que teve lugar na pequena localidade de Foxboro, não muito longe da importante cidade de Bóston.

Ler em PDF
Editorial

Editorial

A Carta dos Valores

Gato escondido com o rabo de fora. É assim que se revela a estratégica do Parti Québécois (PQ) em relação às próximas eleições.
Ler artigo
Crónica

Burrice dos partidos

Pela primeira vez na história das eleições autárquicas, vamos ter uma campanha eleitoral sem debates entre os candidatos.
Ler artigo
Crónica

Bilhete de férias

Onde se fala de SCUTS

Como vinha com a recomendação de bem me repousar por causa da pneumonia que apanhei uma semana antes de partir, evitei andar em grandes passeatas, o que não obstou a que visitasse a minha irmã, nos arredores do Entroncamento. Acabei por lá passar quase uma semana, por causa do susto de uma recaída que me levou ao hospital da Misericórdia de Torres Novas. .
Ler artigo
Crónica

Crónicas de peso sobre anos de chumbo

As Crónicas de Anos de Chumbo (2008-2013) de Eduardo Paz Ferreira (Edições 70, 2013) carregam consigo um punhado de qualidades, sendo uma delas o não terem nada a ver com o chumbo da gíria, nem sequer para chumbar o país que nos saiu na lotaria destes últimos anos.
Ler artigo
Política Quebequense

Partido Liberal...

Na mira da UPAC

LusoPresse – De acordo com os serviços noticiosos da Radio-Canada, a Unidade Permanente contra a Corrupção (UPAC), fez uma visita à sede do Partido Liberal do Quebeque em Montreal, com o objetivo de encontrar documentos secretos sobre o financiamento dos partidos políticos.
Ler artigo
Diversos

Condenado a 32 meses

por causar a morte dum paciente

LusoPresse – O antigo auxiliar da saúde, Marc Laquerre, foi condenado a 32 meses de prisão por ter causado a morte de um paciente, em março de 2008, por negligência criminosa, no CHSLD St-Charles (Centre d’hébergement et de soins de longue durée).
Ler artigo
Comunidade

Em Laval

Sessão de informação sobre residência e suas implicações

O Consulado-Geral de Portugal em Montreal informa que vai promover uma sessão de esclarecimento sobre a residência e suas implicações a nível de tributação e acesso à rede pública de saúde, nomeadamente:
Ler artigo
Política Quebequense

Carta de valores

Muçulmana insultada em Québec

LusoPresse – Uma mulher de origem argelina e seu filho de 18 anos, foram invetivados no Centro Comercial Laurier na cidade de Québec.
Ler artigo
Crónica

Sylvia Amélia Carneiro da Cunha, a Cadeira 26

– O Último Canto –

Chamava a atenção a elegância discreta e impecável. Trajava um tayer de risca de giz cinza, camisa de seda rosa, um colar de pérolas delicadas arrematava o visual. Mulher pequena, sorriso franco, suave. No brilho do olhar, a perspicácia e grande determinação.
Ler artigo
Diversos

Despedimento por ter um cancro

LusoPresse – Alain Gauthier, proprietário do restaurante Magnan, em Montreal, demitiu a sua empregada e gerente, Isabelle Chabot, quando esta lhe anunciou que o médico lhe tinha diagnosticado um cancro do útero.
Ler artigo
Comunidade

COMUNICADO

Presença Consular em Nova Escócia

O Consulado-Geral de Portugal em Montreal informa que vai promover uma presença consular à província de Nova Escócia, sábado, 5 de outubro de 2013, das 9h00 às 18h00 na sede do Clube Social Português (30 Mount Hope Avenue, Dartmouth, NS).
Ler artigo
Crónica

Pedra de Toque

Brasil, Pátria Minha

«Se me perguntarem o que é a minha pátria direi:
Ler artigo
Bilhete de Lisboa

Bilhete de Lisboa

Chegaram as férias de verão para a maioria das crianças.
Ler artigo
Açores

Criado nos Açores

Dia do Imigrante

O Diretor Regional das Comunidades afirmou no fim de semana, em Angra do Heroísmo, que é «visível» no arquipélago dos Açores uma «presença multicultural» que permite ter uma Região «mais plural e mais aberta ao mundo».
Ler artigo
Crónica

Diário de um verão (II)

ELEIÇÕES – O candidato José Contente propôs um complemento de pensão para os cidadãos idosos de Ponta Delgada, em parceria com o Governo Regional.
Ler artigo
Cronologia

ANA MARIA GONÇALVES

Faleceu em Montreal no dia 15 de setembro de 2013, com 81 anos de idade, Ana Maria Gonçalves, natural de Boticas, distrito de Montalegre, esposa de José Gonçalves.
Ler artigo
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2019