logo
rss  Vol. XVII - Nº 294         Montreal, QC, Canadá - quinta-feira, 22 de Agosto de 2019
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Partilhe com os seus amigos: Facebook

Aniversário do Brasil

Receção seleta e concorrida

Norberto Aguiar

Por Norberto Aguiar

O Brasil tornou-se independente a 7 de setembro de 1822, como já todos sabem. E todos os anos, os responsáveis diplomáticos do país-irmão sediados em Montreal promovem uma receção para comemorar tal data. E também como todos os anos, a receção é sempre muito concorrida, por brasileiros oriundos da comunidade aqui instalada, mas também de muita gente quebequense, quase toda ela representativa de meios influentes, quer no aspeto político, como nos aspetos comercial, industrial e educacional. Não é de resto por acaso que o Brasil desfruta de grande prestígio no Quebeque e no Canadá, com acordos vários nos mais diferentes domínios da sociedade. Uma larga maioria de representações diplomáticas sediadas na cidade, como é o caso da portuguesa, que esteve representada pelo Cônsul-Geral, Fernando Demée de Brito, também marcou presença.

Aniversario Brasil consulDSC_0316.JPG
Oswaldo Portella no momento de se dirigir à seleta plateia.
Foto  - LusoPresse

A receção decorreu, igualmente como sempre, nas imponentes instalações da Organização da Aviação Comercial Internacional (OACI), situadas no 999, rue Université, não muito longe do Velho Montreal, na sexta-feira passada, pela hora do almoço. Na ocasião foram servidos acepipes diversos e vinhos. Não, não houve caipirinha...

No entremeio do interessante convívio, precedido dos Hinos nacionais do Canadá e do Brasil, os discursos do cônsul-geral do Brasil, ministro Oswaldo Portella, e do representante brasileiro no Conselho do organismo OACI, Jorge Taunay. Aquele focalizou as suas palavras sobre «um país moderno, de 200 milhões de habitantes, multirracial, pacífico, dialogante e preocupado pelo Ambiente». Mais adiante, o Cônsul-Geral do Brasil em Montreal diria que «o Campeonato do Mundo de Futebol de 2014 será um grande teste às capacidades do Brasil», logo seguido «da organização dos Jogos Olímpicos de 2016, com os seus 10 mil atletas». As relações do Brasil com o Canadá também foram ventiladas no decorrer da sua breve mas significativa intervenção.

Aniversario Brasil gente DSC_0308.JPG
Vista parcial da assistência presente no aniversário do Brasil. Foto - LusoPresse 

«A nossa relação com o Canadá é muito favorável. As nossas trocas são muito positivas no âmbito do comércio, da cultura, da indústria, da medicina, do desporto e do desenvolvimento social. São relações dinâmicas que favorecem naturalmente o interesse dos nossos dois países».

Ainda antes que Jorge Taunay usasse da palavra para descrever a implicação do Brasil na organização que representa, Oswaldo Portella falaria da passagem do Papa Francisco pelo Brasil, onde fez figura de vedeta e onde encontrou um país cheio de «boa gente, muito generosa e acolhedora».

Comunidades
O Brasil tornou-se independente a 7 de setembro de 1822, como já todos sabem. E todos os anos, os responsáveis diplomáticos do país-irmão sediados em Montreal promovem uma receção para comemorar tal data.
Aniversario do Brasil.doc
yes
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2019