logo
rss  Vol. XVII - Nº 292         Montreal, QC, Canadá - sábado, 24 de Agosto de 2019
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Primeira Página
Current Edição
Destaque
Tapeo DSC_0029

No âmbito dos seus 10 anos...

Tapeo cria iniciativa inédita

O Restaurante Tapeo, situado no 511 da rua Villeray, em Montreal, que neste momento jorra um êxito fenomenal, ofereceu na segunda-feira, dia 8 de julho, nas suas instalações, uma receção digna das grandes ocasiões a dezenas de convidados, entre clientes, amigos e jornalistas. O LusoPresse também marcou presença.

Férias
Ferias

Até 5 de setembro

Férias

Com esta canícula que mal dá para sairmos de casa (pelo menos para os que têm ar condicionado…), a perspetiva de férias é sempre bem-vinda. Quer isto dizer que são os calores de julho que nos vão obrigar a parar? Não, infelizmente a razão é mais prosaica e é por motivo das habituais férias da empresa impressora do nosso jornal que vamos estar arredados do contacto com os nossos leitores até ao dia 5 de setembro. Até lá vamos procurar também energizar as nossas baterias para voltarmos mais frescos e descansados depois destas férias.

Comércio
ACIB BP_FORM_1

ACIB fomenta formação em 420 empresas

«Mecatrónica Automóvel» e «Eletrónica e Telecomunicações», são os novos cursos de formação profissional que a Associação Comercial e Industrial de Barcelos (ACIB) está a promover na região e que envolvem a participação de 34 empresas do distrito de Braga.

Comércio
Banco Espirito santoDSC_0247

Havendo união de esforços...

Canadá pode ser importante janela de negócios

Em plena primavera, esteve de passagem por Montreal uma delegação do Banco Espírito Santo dos Açores e que integrava o seu presidente executivo, Dr. Gualter Furtado, o dinamizador para os residentes no estrangeiro, Jorge Miguel Valério Cunha, e o diretor do escritório de Toronto, com abertura para todo o Canadá, Rui Ferreira. O triunvirato deslocou-se a Montreal para discutir e acertar pormenores do plano de rotina que liga, desde 1992, o Grupo Espírito Santo à Caixa Desjardins Portuguesa.

Educação
A ANNICK en classe ballons

Denver Language School/Escuela de Idiomas de Denver

Uma escola trilingue excecional em Denver

As famílias portuguesas que vivem no estrangeiro estão naturalmente preocupadas com a necessidade de conservar a língua de origem. Ou, pelo menos, deveriam estar. Que riqueza extraordinária que possuir mais uma língua! Sobretudo quando é a sua própria língua materna. Aprendida sem esforço desde a infância. Para os que vivem no Quebeque, convenhamos, que é a possibilidade de trabalhar em três línguas.

Folclore
st calixte 4

Festas de Saint-Calixte

Natureza e alegria de viver de par

Na nossa última edição falámos na pequena cidade, cerca de seis mil habitantes, de Saint-Calixte. No texto, pusemos em relevo a promoção da primeira edição do que foi apelidado de «Primeiro Encontro Internacional de Grelhados de Sainte-Calixte» se bem que, em 2012, tenha sido feita a primeira tentativa que, pela voz do seu jovem «maire», não foi nada conseguida, com o promotor a não ter dado conta do recado; daí que, este ano, fosse a própria Câmara Municipal a tomar as rédeas da organização. E porque o falhanço em 2012 foi total, vai daí, esqueça-se o que foi feito e, este ano, tudo recomeça de novo, com o festival a ser classificado de «Primeiro»...

Sociedade
Cordeiro 3 image

Casamento elegante e misto

Foi no domingo, dia 30 de junho último, que Kimberly Cordeiro e Louis Aoun decidiram unir os seus destinos, casando. A cerimónia teve lugar na Catedral Saint-Maron, situada no 10 755, da Avenue Saint-Charles, em Montreal. Assistiram ao enlace as famílias dos dois jovens, uma de origem portuguesa, como se pode ver pelo nome de Cordeiro, e a outra oriunda do Líbano, emparedadas por muitos amigos de ambos os lados.

Sociedade
Casal VILELA 033

Parabéns ao belo casal

Karina Vilela e Achraf Gueroun uniram as mãos e o coração para oficializar uma relação de amor duradoira que promete ser eterna. Os dois jovens deram o nó em presença de familiares e amigos do casal. As bodas felizes aconteceram no dia 6 de julho, num dia abrasador de calor, sorrisos e alegria. A vida por si só é já um sonho, mas quando acontecem festas como esta, transformadas num conto de fadas, vale a pena sonhar e encantar-se a vida inteira.

Comunidades
Anos LUis CASA FERREIRA DSC_0774

Okanagan Valley

Um canto do paraíso!

A razão da nossa ida a Kelowna já foi aqui assinalada. Mas nunca é demais repeti-lo, pois não fora isso, os 50 anos do meu querido irmão mais novo, ainda hoje não conhecíamos um cantinho do paraíso que é toda a região do Okanagan Valley.

Dança
Barcelos flash05

Barcelos:

Grupo de jovens dançarinos de Hip-Hop em competição mundial, aqui em Montreal

Quem vive na Comunidade sabe que a semana que decorreu esteve animada por 40 jovens portugueses, vindos diretamente de Barcelos, de onde são oriundos, para representar Portugal no festival «Dance World Cup», a decorrer na Place des Arts.

Desporto
FUTEBOL TENISfutmtl1307161183

Grupo Cadima sports

Organiza torneio de Futebolténis

LusoPresse – O Grupo Cadima sports levou a feito terça-feira passada uma conferência de Imprensa para apresentar uma promoção desportiva inédita entre nós, um torneio de Futebolténis, a realizar em Montreal (Estádio Uniprix) nos próximos dias 17 e 18 de agosto.

Ler em PDF
Editorial

Editorial

Atualidade estival

Não obstante a canícula que se abateu sobre as duas margens do Atlântico, a quinzena que passou foi fértil em acontecimentos que nos trouxeram suspensos aos noticiários. O desastre do Lac-Mégantic, a última alocução do Presidente da Republica Portuguesa e, no início desta semana, a remodelação do gabinete ministerial do Governo Federal.
Ler artigo
Açores

Desafios para os jornais dos Açores

O modelo de negócio dos Média tradicionais nos Açores, que assenta, desde a sua existência, na distribuição por assinatura, estará ultrapassado nos próximos tempos.
Ler artigo
Crónica

S. Jorge – a ilha desconhecida

Pensei, claro, escrever sobre S. Miguel, meu berço. Mas é já a mais conhecida ilha açoriana. Ainda entretive a ideia de falar de um seu lugar único, mágico, particularmente se em certa hora mágica, mas a magia evaporar-se-á se houver uma invasão de visitantes. Por isso escolho falar de S. Jorge. Sei que nunca atrairá massas de gente porque não tem praia (às vezes tem, na Fajã de S. João; mas não precisa pois ao longo da costa não faltam esplêndidas piscinas de basalto), nem cidades, nem gastronomia de se descrever em jornal e, para os cultos e letrados, foi a única ilha que Raul Brandão achou demasiado triste mesmo para o seu olhar de exímio pintor de palavras. Seu grande leitor, custa-me discordar. E, todavia, venho fazê-lo. Em sua defesa, reconheço que deve ter tido pouca sorte com o tempo. Na verdade, é a ilha mais sujeita a essa doença açoriana do nevoeiro que deixa o pobre turista sem sítio para ir porque a ilha acontece sobretudo nas alturas. Sim, as fajãs são deliciosas, claro, para quem leva tempo na bagagem. Não tempo climatérico, que esse é a preço de oiro e esquiva-se a quem quer que seja, mas tempo-de-ficar.
Ler artigo
Correio dos Leitores

LusoPresse:

Carta aberto ao diretor

Na vida de uma pessoa, o primeiro é o primeiro, o dever é o dever, por isso não posso deixar em branco uma situação, portuguesmente falando, de boca aberta…
Ler artigo
Opinião

O Estado Português «esqueceu» o Canadá

O Canadá é um grande país tanto em termos económicos como em termos físicos, posicionando-se como o segundo maior País do Mundo em dimensão geográfica, isto é, logo a seguir à Rússia. Em relação ao número de habitantes deste vasto País já não podemos dizer o mesmo já que residem no Canadá cerca de 34 milhões de pessoas traduzindo-se pois numa baixa densidade demográfica. O elevado nível de rendimento por capital dos habitantes do Canadá (cerca de 40 mil dólares), a proximidade, a grande dimensão e riqueza do seu vizinho Estados Unidos da América possibilitam aos produtores e consumidores do Canadá um vasto mercado. Esta relação de proximidade conduz a fortes níveis de interdependência entre as duas economias. Paralelamente e nos anos mais recentes o Canadá tem vindo a desenvolver fortes relações económicas com a China, com a Índia e outros países emergentes, procurando novas fontes de financiamento e diversificar os seus parceiros de negócio. Por razões históricas e políticas na Europa a prioridade das suas relações diplomáticas e económicas centram-se principalmente na Inglaterra e na França.
Ler artigo
En français

Escuela de Idiomas de Denver

Denver Language School

Les familles portugaises vivant à l»étranger sont naturellement préoccupées par la nécessité de conserver la langue d'origine. Ou du moins, devraient l»être. Quelle richesse extraordinaire que de posséder une langue de plus! Surtout lorsque c'est sa propre langue maternelle. Acquise sans effort depuis le jeune âge. Pour ceux qui vivent au Québec, on en convient, c’est l'avantage de pouvoir travailler en trois langues.
Ler artigo
Comunicado

Não desapareças na paisagem – Don´t blend into the landscape

O segundo Festival Pride Azores vai decorrer de 25 a 31 de agosto 2013 em Ponta Delgada, depois de se ter realizado no ano passado pela primeira vez. O ponto alto do evento, a Marcha do Orgulho LGBT, está marcado para o sábado, dia 31 de agosto, pelas 18h, fazendo o percurso entre as Portas da Cidade e as Portas do Mar da maior cidade dos Açores. Discursos e apresentações logo de seguida à Marcha no Tentorium das Portas do Mar.
Ler artigo
Comunicado

No segundo fim de semana de agosto

Festas de Nossa Senhora do Monte

LusoPresse – As festas de Nossa Senhora do Monte, em Montreal, estarão de volta este ano nos dias 9, 10 e 11 de agosto. As festividades, como sempre, terão lugar no parque e Igreja Santa Cruz. Espera-se, como em todos os anos, isto sobretudo se a temperatura ajudar, que a participação da comunidade seja numerosa, porque só assim vale a pena aos organizadores terem tanto trabalho. Além disso, são as nossas tradições e costumes que estão em jogo, neste mar adverso às nossas coisas...
Ler artigo
Comunidade

Desfile das Marchas da Associação Portuguesa do Canadá

A Associação Portuguesa do Canadá levou a efeito a sua tradicional festa de S. João, adornada de azul e branco, piscando o olho ao mar e enaltecendo o marinheiro português.
Ler artigo
Futebol

Nos últimos quatro jogos

Impacto marca passo...

Quando o Impacto de Montreal se prepara para defrontar, nos dois próximos jogos, duas das melhores equipas da Major League Soccer, respetivamente o FC Dallas e o Sporting Kansas City, a forma dos jogadores canadianos dá mostras de alguma preocupação, sobretudo se olharmos para o retrovisor daquilo que aconteceu nos quatro últimos jogos, e que em termos de resultados diz que o Impacto, em 12 pontos possíveis, foi buscar apenas dois, pecúlio de dois empates, primeiro com o Toronto FC (3-3), em casa deste, e, pior ainda, contra o Chivas USA (1-1), desta vez em casa, e quando se sabe que os americanos, apesar das últimas e importantes mexidas na equipa, estão em último lugar da Zona Oeste da MLS, com apenas 14 pontos em 19 jogos. Esta fase má, não se esqueça, começou com o Rapids do Colorado, quando o Impacto, no último jogo do mês de junho perdeu em casa por 4-3...
Ler artigo
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2019