logo
rss  Vol. XVII - Nº 292         Montreal, QC, Canadá - quarta-feira, 11 de Dezembro de 2019
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Partilhe com os seus amigos: Facebook

No âmbito dos seus 10 anos...

Tapeo cria iniciativa inédita

Norberto Aguiar

Por Norberto Aguiar

O Restaurante Tapeo, situado no 511 da rua Villeray, em Montreal, que neste momento jorra um êxito fenomenal, ofereceu na segunda-feira, dia 8 de julho, nas suas instalações, uma receção digna das grandes ocasiões a dezenas de convidados, entre clientes, amigos e jornalistas. O LusoPresse também marcou presença.

O encontro teve por objetivo lançar os «Fundos Tapeo de design urbano de Villeray», uma iniciativa virada para o embelezamento do bairro do mesmo nome, como homenagem às suas gentes pelo acolhimento, apoio, escolha e preferência que têm dado ao Tapeo desde o seu aparecimento, em junho de 2004.

Tapeo DSC_0029.JPG
Fotógrafo LusoPresse

«Os Fundos Tapeo de design urbano de Villeray» serão constituídos pelo fruto da venda de um «tapas do mês», que aliás já está em ação, tendo o seu primeiro ato surgido no pretérito mês de junho; o segundo decorre presentemente. A iniciativa, inédita que saibamos, continuará mês após mês, com o seu término previsto para junho de 2014, data do 10° aniversário do Tapeo. E serão os cidadãos a sugerir os projetos a levar a cabo no bairro através dos «Fundos» criados. Esses projetos podem ser submetidos por meio da página Internet do restaurante. Os projetos a escolher serão apreciados e depois selecionados por um júri em junho do próximo ano.

Na alocução que fez no decorrer da concorrida receção, Victor Afonso, coproprietário, agradeceu a presença de todos, enalteceu a iniciativa e confidenciou que, aquando da abertura do restaurante, muita gente lho tinha aconselhado a não abrir o Tapeo em Villeray por não ser um bom local para isso. «Hoje, como todos podem ver, nós, falando dele e do seu sócio e amigo desde a infância, Sébastien Muniz, tínhamos razão. Começámos mais pequenos e depois crescemos nas instalações. Agora somos o que vós sabeis. É por isso que temos muito orgulho e interesse em participar com uma iniciativa virada para a comunidade de Villeray», diria Victor Afonso com nítido prazer. E logo mais adiante não se esqueceu de referenciar em modos extremamente elogiosos a sua chefe, Marie-Fleur St-Pierre, que comanda a cozinha do Tapeo desde o primeiro dia, dizendo, nomeadamente, que «Marie é, para todos os efeitos, a segunda mulher da minha vida!», tirada que mereceu várias gargalhadas da plateia presente.

Tapeo DSC_0035.JPG

No mesmo momento, também usaram da palavra Sébastien Muniz e Marie-Fleur St-Pierre. Aquele para repetir os agradecimentos a todos os que participaram na aventura do Tapeo, um projeto imaginado quando ainda adolescente, na altura em que conheceu o amigo de sempre, Victor Afonso; enquanto a popular e admirada chefe falaria de coisas mais práticas, relacionadas com a sua profissão e com a sua liderança no seio do restaurante. Os discursos terminaram com a intervenção de Elsie Lefevre, vereadora na Câmara Municipal de Montreal, precisamente pelo bairro Villeray. Elsie Lefevre implicou-se na criação dos «Fundos» e como tal será uma das pessoas que integrará o Comité de Seleção dos Projetos apresentados e dos projetos a escolher... Também ela se debruçou sobre o Tapeo de hoje, «um restaurante que orgulha Villeray e a própria cidade».

Outros projetos

Tapeo DSC_0002.JPG

Formando uma equipa muito coesa, não só entre os dois jovens sócios, ambos de 35 anos de idade e amigos desde muito novos como já dissemos, mas também no âmago dos seus próprios trabalhadores, a começar pela chefe Marie-Fleur St-Pierre, no Tapeo desde a sua abertura vai para 10 anos. Daí que para os dois proprietários falar em projetos seja matéria corrente e com provas dadas. A última delas foi levada a cabo com a transformação do restaurante para ponto muito maior, com uma sala bem mais ampla, airosa e bonita. Por isso não admira que no segredo dos deuses e na mesa de desenhos já haja material em forma de novos projetos, que poderão ser anunciados a muito breve trecho.

Merece uma visita

Cozinha de cariz espanhol, a verdade é que há produtos bem portugueses, como por exemplo o chouriço. Além disso, a chefe Marie-Fleur St-Pierre não se cansa de dizer que usa essencialmente produtos locais na confeção dos seus pratos.

Restaurante Tapeo

511, rue Villeray

Montreal

Tel.: (514) 495-1999

Destaque
O Restaurante Tapeo, situado no 511 da rua Villeray, em Montreal, que neste momento jorra um êxito fenomenal, ofereceu na segunda-feira, dia 8 de julho, nas suas instalações, uma receção digna das grandes ocasiões a dezenas de convidados, entre clientes, amigos e jornalistas. O LusoPresse também marcou presença.
Restauante Tapeo.doc
yes
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2019