logo
rss  Vol. XVII - Nº 288         Montreal, QC, Canadá - quarta-feira, 11 de Dezembro de 2019
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Primeira Página
Current Edição
Destaque
Benfeito Meaghan1

Pelo Governo dos Açores

Meaghan Benfeito condecorada

Enquanto disputava, no México, mais uma competição de saltos para a água, onde de resto obteve um fraco oitavo lugar, fraco por já não ser habitual, como ainda recentemente aconteceu nos Campeonatos do Canadá, realizados há duas semanas na cidade de Gatineau, quando acabou por bater todas as suas rivais, incluindo as poderosas chinesas, Meaghan Benfeito era agraciada pelo Governo dos Açores com a Insígnia Autonómica de Reconhecimento, a segunda mais alta das distinções atribuídas pelo Governo açoriano.

Reportagem
Festa da Universidade - foto desfile 1

Festa da Universidade dos Tempos Livres (UTL)

Entre Trapos, Moda e Painel

No sábado, dia 11 de maio, pelas 15 horas, teve lugar no Salão Nobre da Missão de Santa Cruz, a apresentação final comemorativa de mais um ano de UTL, ou seja, da Universidade de Tempos Livres.

Notícias Locais
No boulevard ST laurent1

No boulevard St-Laurent

Festival mural em junho

LusoPresse – A Sociedade de Desenvolvimento do boulevard St-Laurent, sob a égide do seu diretor-geral, o nosso jovem compatriota Glen Castanheira, promoveu uma conferência de Imprensa no passado dia 14 de maio, numa das salas do cada vez mais conhecido Hotel 10, para anunciar que o boulevard de St-Laurent organizará o seu primeiro Festival Mural.

Comunidade
Santo Cristo

Festas do Santo Cristo

Tiveram lugar no passado fim de semana as tradicionais festas do Senhor Santo Cristo de Montreal.

Notícias Locais
Alfred Dallaire 4

Na Alfred Dallaire – Memoria

Concorrida Festa das Mães

LusoPresse – A conceituada companhia Alfred Dallaire – Memoria, como acontece todos os anos, organizou a sua Festa das Mães. E o evento, que foi muito concorrido, teve lugar no seu renovado Mausoléu de Laval, situado no 2159 do boulevard St-Martin est.

Música
Bruno Ribeiro OPERA

Bruno Ribeiro...

Protagonista da Ópera «Manon»

Bruno Ribeiro é um conceituado tenor português, para quem a acumulação de prémios é coisa quase rotineira e que teve já a oportunidade de pisar os mais aclamados teatros do mundo, interpretando as mais emblemáticas obras.

Reportagem
Mia Couto

Mia Couto, cara a cara, com lusófonos e lusófilos de Montreal

Pensatempos em língua portuguesa

Mia Couto, um dos mais relevantes escritores de língua portuguesa, moçambicano, esteve em Montreal, a convite do Festival de Literatura Metropolis Bleu.

Reportagem
Comemoracoes 60 anos com.port 017

Comemorações dos 60 anos da Comunidade

Podiam ter sido melhor

Sejam ou não leitores atentos, já todos sabem que na semana entre o 5 e o 12 de maio, tiveram lugar as comemorações oficiais dos 60 anos da Comunidade. O LusoPresse seguiu o programa e conta-vos em primeira mão o que se passou e as nossas impressões.

Comunidade
Centro Nisa

No âmbito dos 60 anos de emigração

Centro festeja 40 anos de atividade

Foi no passado dia 11 de maio que o Centro de Ação Sócio-comunitária de Montreal esteve em festa ao comemorar os seus 40 anos de atividades ininterruptas. Primeiro como Centro Português de Referência e Promoção Social; mais recentemente, por via da própria evolução da comunidade, virou Centro de Ação Sócio-comunitária de Montreal.

Notícias Locais
Segundo Salao da Imigracao Premio Albert Londres

Segundo Salão da Imigração

Mais um êxito!

Organizado por Imigrante Quebeque, o 2° Salão de Imigração e integração do Quebeque foi um autêntico êxito, a julgar pelos 169 expositores e pelos cerca de 10 mil visitantes que passaram pelo Palácio dos Congressos nos dias 3 e 4 de maio. De tal maneira foi o sucesso deste Salão que os seus organizadores até já reservaram datas para a 3ª edição, a levar a cabo em 2014, no mesmo local, mas agora nos dias 9 e 10 de maio.

Futebol
Campeonato de futebol canadiano

Campeonato de Futebol Canadiano

Impacto em maus lençóis?

Depois de ter eliminado o Toronto FC, vencedor dos quatro últimos títulos do Campeonato Canadiano, de forma surpreendente, ao goleá-lo, em casa, por 6-0, que anulou a derrota (0-2) sofrida em Toronto, o Impacto recebeu há uma semana o Whitecaps de Vancouver no primeiro jogo da final e onde não foi além de um empate a zero, que deixa no ar a sensação de que o segundo jogo, a disputar agora na cidade metrópole da Colômbia Britânica, não vai ser nada fácil.

Ler em PDF
Portugal

Em Nova Iorque

«Conheça Portugal»

O festival «Conheça Portugal em Nova Iorque» vai promover o país na cidade norte-americana durante o mês de junho, com provas de vinhos, missões empresariais, uma palestra do arquiteto Siza Vieira e uma corrida no Central Park.
Ler artigo
Bilhete de Lisboa

Bilhete de Lisboa

Escapadela ao Centro de Portugal [II]

A segunda paragem foi na cidade de Coimbra, principal destino deste passeio.
Ler artigo
Crónica

Nª Sª de Fátima contra o Sto. Cristo!

O soberano pontífice deste sacrossanto país – de seu nome Aníbal Cavaco Silva – fez uma pregação inspirada na sua consorte: a troika aprovou a sétima avaliação no dia 13 de maio, por intervenção divina de Nª Sª de Fátima!
Ler artigo
Crónica

Emigrações e a Diáspora Portuguesa!

Antes de mais, devo dizer que não me alargarei aqui a escrever sobre a emigração no Canadá, porque penso já ser terra batida. Mencionarei alguns apanhados sobre datas de uma certa emigração do centro da Europa para França, visto a adoção do código napoleónico permitir uma abertura a muitos países.
Ler artigo
Crónica

Mundo Novo dos Ilhéus Açorianos...

Relato dos viajantes do século XVIII e XIX

Florianópolis celebrou 287 anos de emancipação política, de elevação à categoria de Vila e da constituição da primeira Câmara de Vereadores a 23 de março de 1726. A idade real de «Floripa» é uma incógnita e motivo de controvérsias históricas.
Ler artigo
Crónica

Festa do Divino Espírito Santo...

B.I. da Cultura Açoriana no sul do Brasil

Se me fosse dada a tarefa de construir um mapa cultural do Brasil e ali registar as principais festas religiosas tradicionais que ocorrem na vastidão territorial do País, com absoluta certeza, a Festa do Divino Espírito Santo seria de longe a manifestação de maior incidência cultural em todos os vinte seis Estados da Federação e Distrito Federal, desde o Amapá até ao Rio Grande do Sul ou de Sergipe à Amazónia.
Ler artigo
Cronologia

1942 - 2013

Faleceu em Montreal, no dia 5 de maio de 2013, com 70 anos de idade, Jaime Almeida, natural de Venda Nova, São Martinho do Porto, Alcobaça, esposo de Esmeralda Sereno Almeida.
Ler artigo
Crónica

Gorjeta para a Saúde

Os governos possuem nos seus departamentos, invariavelmente, gente iluminada.
Ler artigo
Literatura

No âmbito do festival de Literatura Metropolis Bleu

Crónica do Absurdo nas margens do encontro Cara a Cara com Mia Couto

Se de absurdo se trata, começo este pequeno apontamento marginal à reportagem pelo fim: ao terminar a sessão realizada, recorde-se, numa livraria, foi um doce ver todos os participantes numa corrida para comprar não uma mas várias das obras do autor, primeiro em português, não havendo, em Francês ou inglês, tanto mais que estava prevista na programação, uma sessão de autógrafos após terminado o encontro com Mia Couto, que se esvaziou, dado que na livraria não havia um só livro de Mia Couto disponível. Onde colocaria Mia Couto o seu rabisco?
Ler artigo
Cultura

CONVITE

Café Com Letras... pelo simples prazer da leitura

Os apaixonados da cultura lusófona têm encontro marcado com as letras no próximo dia 1 de junho. Café Com Letras oferece uma imersão na literatura dos países cuja língua principal é o Português. No seguimento do nosso evento de 2012, voltamos a reunir leitores para celebrar o «Dia de Portugal, Camões e das Comunidades Portuguesas.»
Ler artigo
Açores

Associação de Emigrantes Açorianos…

Descerra placa e assina protocolo

A Associação de Emigrantes Açorianos (AEA), criada em 2010, é um organismo independente constituído por cidadãos e cidadãs desta terra, que se dedicam voluntariamente a servi-la.
Ler artigo
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2019