logo
rss  Vol. XVII - Nº 285         Montreal, QC, Canadá - sexta-feira, 23 de Outubro de 2020
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Partilhe com os seus amigos: Facebook

Escolas canadianas, em Maio...

Vão aprender sobre a União Europeia

Por Elisa Fonseca, Agência Lusa

Toronto - O núcleo no Canadá da Rede Europeia de Institutos de Língua (EUNIC) prepara uma ação de sensibilização sobre a União Europeia em escolas de Toronto no Dia da Europa, a 9 de maio, disse à Lusa a responsável da instituição.

A EUNIC (European Union National Institutes for Culture"), que é a rede de institutos de língua de países membros da União Europeia, tem no Canadá um núcleo constituído por cinco institutos nacionais de língua - o Camões, a Alliance Française, o Instituto Italiano di Cultura, o Goethe Institut e o British Council -, mantendo igualmente atividade em secções culturais de missões diplomáticas estabelecidas em várias cidades no país.

Atualmente presidida pelo Camões Toronto, a EUNIC Canadá tem quatro secções ativas: Toronto, Montreal, Otava e Vancouver.

Em declarações à Lusa, Ana Paula Ribeiro, coordenadora do Ensino de Português no Canadá e responsável do instituto Camões Toronto, explicou que, a 09 de maio, os »professores dos quatro institutos presentes em Toronto irão deslocar-se a diferentes escolas secundárias para dar a conhecer, em inglês, um pouco sobre o que é a União Europeia, como é formada, os países, línguas e principais cidades, o euro, os objetivos e princípios, a razão da sua formação", entre outras informações.

A par deste evento agendado, de entre as diversas ações promovidas pela EUNIC ao longo do ano, destaque para os encontros mensais no âmbito do Clube de leitura europeia (»European Book Club"), nos quais se »estimula a leitura e a discussão sobre livros de autores europeus".

A rede EUNIC procura igualmente dinamizar iniciativas relacionadas com o ensino das línguas, com o »objetivo de sensibilizar para a importância de aprender línguas estrangeiras".

Neste contexto, deu como exemplo a evocação do »Dia Europeu das Línguas" que realiza anualmente na cidade de Toronto com apresentação de um programa dividido em duas partes, uma para os jovens estudantes do ensino secundário e a outra destinada a adultos.

O núcleo canadiano da EUNIC está em articulação com a sede em Bruxelas, tendo por missão genérica executar as estratégias fixadas pela organização central com a finalidade de promover as culturas europeias através de atividades culturais em parceria entre os membros e com instituições canadianas.

Ensino
O núcleo no Canadá da Rede Europeia de Institutos de Língua (EUNIC) prepara uma ação de sensibilização sobre a União Europeia em escolas de Toronto no Dia da Europa, a 9 de maio, disse à Lusa a responsável da instituição.
Escolas Canadianas em Maio.doc
yes
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2020