logo
rss  Vol. XVII - Nº 284         Montreal, QC, Canadá - sábado, 24 de Agosto de 2019
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Primeira Página
Current Edição
Destaque
helena loureiro e os socios David Barros e Dinis Seara

PortusCalle...

Comemora 10 anos de excelência com Porto a acompanhar

O Restaurante PortusCalle celebrou esta quarta-feira, dia 20 de março, o seu décimo aniversário. Para comemorá-lo, ofereceu aos seus clientes e amigos, um cocktail de requinte, cujo mote foi a elegância.

Desporto
GINASIO img_slider_2

ACADEMIE SPORTIVE PARC: MAIS QUE UM GINÁSIO,

UMA UNIVERSIDADE NO ENSINO DAS ARTES DE COMBATE

São quatro, os sócios portugueses, responsáveis pelo ginásio «Academie Sportive Parc», uma das duas filiais do franchising, bem situada perto da rua Jean Talon Oeste e da estação de metro Parc. O LusoPresse quis saber mais sobre como quatro jovens portugueses embarcaram nesta aventura, o que têm a dizer sobre o assunto, como está a correr e o que oferece esse ginásio, à nossa comunidade.

Desporto
Torneio Algarve

Futebol feminino

Torneio do Algarve

O Torneio de Futebol Feminino do Algarve é considerado um dos melhores do Mundo. Talvez mesmo o melhor, só comparado com o que se desenrola no Chipre e os torneios organizados pela FIFA ou Jogos Olímpicos.

Comunidade
Filarmonica Esp Santo Direcao

A Filarmónica Portuguesa do Divino Espírito Santo do Laval...

Comemora 35 anos e lança um CD

A Filarmónica Portuguesa do Divino Espírito Santo do Laval comemora este ano 35 anos de existência Espera-a um repertório de atividades comemorativas, a começar já no próximo domingo, dia 24 de março, com o lançamento do CD da banda, a ter lugar na Casa dos Açores.

Açores
Empresarios Joao Ponte

Empresários da Lagoa

Desafiados a praticar descontos aos idosos

O Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, João Ponte, desafiou o NELAG – Núcleo de Empresários da Lagoa para um acordo que permita descontos no comércio e serviços da Lagoa para os utentes do cartão de idoso.

Gastronomia
CHEFE Portuguesa helena loureiro

Chefe portuguesa em Montreal apresenta:

«Feijoada à transmontana» com xarope de ácer canadiano

Lusa, Montreal – A chefe portuguesa Helena Loureiro, famosa em Montreal, está a apresentar aos canadianos um menu de fusão tipicamente português com sabores canadianos, no qual consta uma «feijoada à Transmontana» com o xarope de ácer canadiano.

Desporto
No Mundilito2

No Mundialito, em Portugal

Três luso-canadianos entre 123 pessoas

É já uma tradição, por esta altura, uma comitiva de jovens jogadores de futebol de Montreal partir para Portugal para tomar parte no mundialmente famoso torneio de futebol Mundialito, que se realiza em várias cidades do Algarve de 21 a 27 de março, e conta com a participação de muitas equipas vindas das mais diversas procedências.

Desporto
Nos proximos dois jogos Eliseu

Nos próximos dois jogos:

Português dirige Canadá

Estamos num período em que todas as seleções de futebol no Mundo têm jogos internacionais. Umas, a jogar para que tenham a ainda a hipótese de sonhar com o Mundial de 2014, no Brasil, e as outras, que já foram ficando pelo caminho, para rodarem os seus jogadores com vista às provas continentais.

Desporto
Impacto treinador

Impacto de Montreal

Três vitórias dão primeiro lugar

O mais otimista dos adeptos do Impacto de Montreal se lhe dissessem que o Impacto, após três jogos, com dois fora de casa, teria nove pontos e ocuparia o primeiro lugar da MLS, uma liga com 19 clubes, ele não acreditaria. E nós também não!

Ler em PDF
Editorial

Editorial

Escolhas e controversas

A semana passada foi rica em acontecimentos que mereceram uma larga cobertura mediática e que provocaram no comum dos cidadãos uma saudável reflexão. De todos os acontecimentos retivemos dois para comentário. O primeiro foi a eleição do Papa Francisco para dirigir os destinos da Igreja Católica, o segundo a eleição de Philippe Couillard como novo chefe do Partido Liberal do Quebeque.
Ler artigo
Crónica

Uma geração perdida

A geração que está a sair das universidades está irremediavelmente perdida.
Ler artigo
Crónica

Quando os Custos do Curso «en ligne»

Deveriam Ser Vantajosos Para os Estudos Universitários

Vem isto a propósito do cabeçalho do jornal «Le Devoir» que escreve: «Cours en ligne à accès libre». Sub-título: «Le Québec est en train de manquer le bateau».
Ler artigo
Bilhete de Lisboa

Bilhete de Lisboa

S. José, Capuchos, Santa Marta, hospitais de Lisboa

Quando por qualquer razão se entra num dos seguintes hospitais – S. José, Capuchos, ou Stª Marta – não se tem a ideia do passado histórico e da riqueza dos seus interiores.
Ler artigo
Homenagem

Homenagem a José Filipe

Um dos muitos amigos de José Filipe Gomes Pinho dos Santos contactou-nos porque constatou que o jornal não tinha dado a notícia do seu falecimento. No dizer do amigo, também pessoa nossa conhecida, era injusto o LusoPresse não ter dado a conhecer o infeliz desaparecimento do Filipe, como era conhecido por todos, amigos, familiares, e mesmo dos portugueses que com ele privaram ao balcão da receção do Consulado de Portugal nesta cidade.
Ler artigo
Comunidades

Casas dos Açores

Com «papel dinamizador e aglutinador...»

O Diretor Regional das Comunidades defendeu que as Casas dos Açores espalhadas pelo mundo têm desenvolvido um «papel dinamizador e aglutinador da açorianidade fora do espaço insular».
Ler artigo
Crónica

Águas de Março

«São as águas de março fechando o verão É a promessa de vida no teu coração au, edra, im, inho esto, oco, ouco, inho aco, idro, ida, ol, oite, orte, aço, zol São as águas de março fechando o verão É a promessa de vida no teu coração» Tom Jobim
Ler artigo
Crónica

Mulher Brasileira

Uma data ocupa as atenções do comércio e dos meios de comunicação social – «8 de março, Dia Internacional da Mulher», reverenciando suas lutas e conquistas. Apesar dos avanços da presença feminina em diferentes segmentos da sociedade brasileira e sua expansiva inserção no mundo do trabalho, no quesito «representação política» ainda engatinha em tímidos e lentos passos.
Ler artigo
Comunicado

Dia da Mulher Do LusoPresse

Grande e importante leque de participantes

O LusoPresse leva a efeito domingo, dia 24 de março, o seu 13° Dia da Mulher. O evento, sempre muito interessante – são as próprias conferencistas que o dizem –, vai ter lugar no Hotel 10, situado no 10 da rua Sherbrooke oeste (esquina com a rue Clark), em Montreal, e tem o seu início marcado para as 14h00.
Ler artigo
Portugal

Estabelecida em 100 euros

Propina para alunos de português no estrangeiro

A propina a pagar pelos alunos que frequentam o ensino de português no estrangeiro foi estabelecida em 100 euros, segundo portaria governamental publicada, que estipula valores reduzidos para famílias com mais que um filho e para desempregados.
Ler artigo
Portugal

Dentro de 30 anos...

População portuguesa estará «mais envelhecida»

Daqui a 30 anos Portugal estará «mais envelhecido», afirmou a diretora da Base de Dados Portugal Contemporâneo - Pordata, Maria João Valente Rosa, num debate sobre o envelhecimento, em Leiria.
Ler artigo
Açores

Governo dos Açores

Promove integração intercultural

O Governo dos Açores, através da Direção Regional das Comunidades, apresentou segunda-feira, em Ponta Delgada, o projeto «Contos de Lá», que, em parceria com a RTP/Açores, visa a divulgação do património cultural dos cidadãos estrangeiros que vivem no arquipélago.
Ler artigo
Crónica

No fundo, açoriano com certeza

Se o sangue açoriano diluiu, no passar de quase 265 anos, ao se misturar a outras etnias, espelho da multiculturalidade, os laços identitários estão mais fortalecidos no sentir e viver nossas raízes.
Ler artigo
Reportagem

A prropósito do Dia da Mulher:

Interpretação da data varia consoante o país, a cor e o credo

Reportagem de Joana Carneiro, agência Lusa
Ler artigo
Portugal

Governo português recusa pensão a luso-canadiano

A nossa leitora Ana Luisa Silva escreveu-nos a relatar o infortúnio de seu pai, imigrante no Canadá, depois de ter regressado a Portugal.
Ler artigo
Comunicado

Consulado-Geral

Sessão de informação

O Consulado-Geral de Portugal em Montreal informa que vai promover uma sessão de esclarecimento sobre a residência e suas implicações a nível de tributação e acesso à rede pública de saúde, nomeadamente:
Ler artigo
Comunidades

Entre a União Europeia e o Canadá

Acordo de comércio livre impulsionará exportações portuguesas

Otava, Ontário – O agora ex-embaixador de Portugal em Otava considera que o acordo de Comércio Livre entre a União Europeia (UE) e o Canadá irá dinamizar as exportações portuguesas para este país.
Ler artigo
Comunidades

Portugueses no Canadá...

Devem estar legalizados e ter dupla nacionalidade

Otava, Ontário – O embaixador de Portugal no Canadá, Pedro Moitinho de Almeida, advertiu que os portugueses a residirem no Canadá devem estar legalizados e incentivou-os mesmo à obtenção de dupla nacionalidade.
Ler artigo
Necrologia

Necrologia

Faleceu Adorinda Carvalho

Faleceu no passado dia 8 de março, em Montreal, a Senhora Adorinda da Conceição Garcia Carvalho, vítima de doença prolongada.
Ler artigo
Literatura

Raul Brandão que nasceu há 146 anos

Defendia que o supérfluo é crime

O escritor Raul Brandão, que nasceu no Porto, sonhou toda a vida com o fim da «exploração do homem pelo homem» e defendeu que o «supérfluo é crime». Se estivesse vivo, celebraria na terça-feira, dia 12 de março, 146 anos.
Ler artigo
Comunicado

Romeiros do Quebeque

Romaria de 2013: Sexta-feira Santa, dia 29 de março 2013
Ler artigo
Crónica

O Banif e a tentação centralista

Os Açores foram sempre um mercado apetecível para a atividade bancária.
Ler artigo
Desporto

Saltos para a água

Benfeito ganha + duas medalhas

Não estivesse pelas Ásia e Arábias a fazer aquilo que sabe melhor do que ninguém, Meaghan Benfeito estaria aí para participar no 13° Dia da Mulher do LusoPresse, a realizar no próximo domingo, dia 24 de março, numa das salas do interessante Hotel 10, situado no 10 da rua Sherbrooke oeste.
Ler artigo
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2019