logo
rss  Vol. XVII - Nº 283         Montreal, QC, Canadá - quinta-feira, 22 de Agosto de 2019
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Primeira Página
Current Edição
Destaque
Donavon

No primeiro jogo

Impacto excede as expectativas!

Depois de ter vencido o torneio de pré-época Pró Classic, na Florida, onde bateu na final o Columbus Crew, por 1-0, o Impacto partiu alguns dias depois para Seattle, para defrontar a formação local, o Sounders, no primeiro jogo do campeonato da MLS, versão 2013. E se bem que levasse algumas esperanças na bagagem, estamos em crer que o Impacto não esperaria, à saída deste confronto, ter já um pecúlio de três pontos, fruto da vitória, por 1-0, obtida no «infernal» estádio do Seattle. Infernal pelo grande ambiente que ali se vive em cada jogo, com as bancadas sempre repletas de adeptos, o que muito intimida quem visita a equipa do Estado de Washington.

Fado
China01

Cao Bei:

Uma empresária chinesa rendida ao fado e à língua portuguesa

A chinesa Cao Bei, uma das raras estrangeiras que canta o fado em Portugal e que vive há vinte anos no país, deseja agora concretizar o percurso contrário: cantar na China, num espetáculo com artistas de língua portuguesa."Gostava muito de fazer um concerto na China com uma fadista portuguesa e cantores do Brasil, Cabo Verde e outros países que falam português, para divulgar o mundo de língua portuguesa», disse Cao Bei à agência Lusa em Pequim.

Açores
Tyler bowe1

Tyler Bowe

Ator açoriano em Hollywood

«Temos talentos que superam estrelas americanas»

Reportagem
Auto mesa

Autoestrada 19

Todos unidos pela sua conclusão

Foi na segunda-feira, dia 25 de fevereiro, que os «maires» de Laval, Alexandre Duplessis, de Bois-de-Fillion e presidente da MRC Thérèse de Blainville, também presidente da Coligação para o Acabamento da Autoestrada 19, Paul Larocque, se encontraram com os jornalistas para darem conta das diligências que estão a ser feitas de maneira a que o ministro dos Transportes e Infraestruturas, Sylvain Gaudreault, sob o pretexto de que os trabalhos da citada autoestrada não estavam orçamentados pelo antigo governo, adiar os trabalhos de conclusão da «19» para o ano de graça de 2020..

Açores
CarlosCESAR1

No Dia da Lagoa

Mota Amaral e Carlos César serão homenageados

Os dois antigos presidentes do Governo Regional dos Açores, Mota Amaral e Carlos César, vão ser homenageados no dia 11 de abril pela Câmara Municipal da Lagoa, em S. Miguel, com a atribuição do título de Cidadãos Honorários, anunciou a autarquia.

Política Quebequense
Jacques Parizeau et Jean-Martin Aussant

Opção Nacional

Um congresso conseguido

No passado fim de semana, o Partido Opção Nacional, que nasceu em 2011 e que nas últimas eleições teve o apoio de um pouco mais de 82 mil eleitores, esteve reunido em congresso de maneira a adotar a sua plataforma de funcionamento com vista às próximas eleições, assim como a eleição do Conselho Nacional; também foi dedicado tempo para reforçar o poder do seu chefe Jean-Martin Aussant.

Comunidade
Jose pereira 1

Depois de quase expulso...

José Pereira já é canadiano

O Governo canadiano concedeu a nacionalidade ao cidadão português José Pereira, depois de ter reconhecido que a ordem de expulsão de que foi alvo no verão passado foi «um lapso», disse o próprio à agência Lusa.

Vinhos
Quinta Renato Cunha_edit

Wine in Azores

Retorno garantido...

O evento Wine in Azores 2013 está já em fase avançada de preparação. A chave do sucesso deste evento ao longo dos anos passa indubitavelmente pela dedicação e planeamento atempado levado a cabo por Joaquim Coutinho Costa, promotor deste evento.

Comunidade
Mario Silva LANGELIER2-e1355239411603

Com portal histórico na Internet

Seguros Silva, Langelier & Pereira: 50 anos a assegurar a Comunidade Portuguesa

Este ano a corretora de seguros Silva, Langelier & Pereira comemora 50 anos. Para assinalar a data, Mário Silva decidiu contribuir para a nossa Comunidade com um relato histórico da mesma, retratando tudo o que por aqui se fez, desde que os chamados pioneiros emigraram para Montreal. Está tudo documentado no site www.os50anos.com

Portugal
Artur Trindadeuntitled

Secretário de Estado da Energia

"Boa resposta» do Canadá sobre perspetivas de investimento e comércio

Reportagem de Elisa Fonseca, Agência Lusa

Açores
Lagoa Joao Ponte tribuna

Forte intempérie assolou a Lagoa

O presidente da Câmara Municipal de Lagoa, João Ponte, acompanhou, de perto, a situação anormal de elevada pluviosidade, que atingiu, o Concelho de Lagoa, provocando cheias e estragos, em particular, nas freguesias de Santa Cruz e de Água de Pau.

Comunidades
Paulo Teves

Paulo Teves em Montreal...

Defendeu valorização dos jovens açordescendentes no Canadá

O Diretor Regional das Comunidades, Paulo Teves, afirmou, em Montreal, o compromisso do Governo dos Açores no sentido da «valorização da juventude açordescendente e do seu contributo para a continuidade do trabalho que as associações com ligação à Região desenvolvem no Canadá».

Açores
Cordeiro e comissaria

Vasco Cordeiro...

Felicita Secretário da Energia dos EUA

O Presidente do Governo, Vasco Cordeiro, endereçou esta tarde uma mensagem de felicitações a Ernest J. Moniz, açor-descendente designado pelo Presidente Obama para Secretário da Energia do novo Governo dos EUA.

Comunidades
Paulo Teves1

Governo dos Açores aposta

Em diálogo de proximidade entre as comunidades na diáspora

O Diretor Regional das Comunidades, Paulo Teves, destacou a importância do associativismo comunitário como forma de «promover a plena integração dos emigrantes açorianos» no Canadá, apelando a uma «maior interação entre as associações, com vista a um maior e melhor aproveitamento de recursos e sinergias».

Gastronomia
Ines3

Montréal en Lumière no PortusCalle

Encontros felizes

Diz-se que a origem do nome Patagónia vem do tempo do navegador português Fernão de Magalhães que, ao ver os índios com gorros altos e grandes botas os chamou de «Patagones», os homens de patas (pés) grandes. A história que une as duas culturas – portuguesa e argentina –, já tem mais de 500 anos, mas a história do re-encontro das suas gentes, é da semana passada. Paula Compatore e Helena Loureiro juntaram-se para comemorar a gastronomia argentina numa cozinha portuguesa. O resultado foram duas mulheres com caráter, duas chefes determinadas e um menu «cuît à la perfection». Nesta noite não houve patas grandes, mas as escolhas foram sem dúvida passos bem dados.

Ler em PDF
Editorial

Editorial

Hugo Chávez, RIP

Uma das imagens dele que mais vai perdurar no imaginário dos telespetadores de todo o mundo foi o apressado sinal da cruz com que Hugo Chávez se benzeu na tribuna da ONU, dando a entender que não queria nada como o Diabo, personificado, segundo deu a entender, pelo então presidente dos EUA, George W. Bush, que o tinha precedido na véspera, no mesmo local, para a sua alocução à Assembleia Geral das Nações Unidas, em setembro de 2006.
Ler artigo
Comentário

O perigo dos partidos

As manifestações de 15 de setembro e, agora, de 2 de março, são sinais incontornáveis de descontentamento com a política dos últimos tempos.
Ler artigo
Crónica

Quando Tudo é Economia

Este é o título dado a um vídeo de uma entrevista ao Diário de Noticias por António Mendo de Castelo do Amaral Osório Borges.Antes de tudo deve dizer-se que este senhor quer por «o País no carril». Por isso é o mandatário deste governo. Com 62 anos de idade, trabalhou apenas para Portugal oito anos!Durante 21 anos trabalhou em bancos internacionais ligados à Finança mundial. Esteve oito anos no banco internacional Goldman Sachs, quatro anos em França (Fontaine Bleu) como diretor do Fundo Monetário Europeu, quatro anos na Universidade Standford nos Estados Unidos como estudante, três anos vice-governador do Banco de Portugal e, ultimamente, um ano em Londres (City) ao serviço do FMI nomeado por Dominique Strauss Kahn. Diz-se que também visitou as Universidades Nova de Lisboa e a Católica.
Ler artigo
Crónica

Bilhete de Lisboa

Indústria agroalimentar

Portugal devido à sua localização geográfica privilegiada, com microclimas ideais para uma diversificada produção agrícola, tem que apostar fortemente na diferenciação e transformação desses produtos para poder vingar no estrangeiro.
Ler artigo
Crónica

«Seu Arante» do Pântano do Sul, não tem?

A longa faixa de areia branquinha que se estende desde a ponta dos Naufragados – onde, em maio de 1753, ocorreu o doloroso naufrágio de duas sumacas que transportavam «casaes açoreanos» para o Sul, vitimando 173 pessoas –, até às encostas escarpadas da Lagoinha do Leste, circundando uma encantadora enseada de águas tranquilas, identifica a praia do Pântano do Sul.
Ler artigo
Comunicado

Convite

13° Dia da Mulher do LusoPresse

A direção do LusoPresse informa que terá lugar no próximo dia 24 de março o seu 13° Dia da Mulher, cujo tema este ano será «60 anos de Comunidade: revisitar o passado, perspetivando o futuro através da(s) Mulher(es) de origem portuguesa».
Ler artigo
Comentário

O grande falhanço!

A par da saúde, o setor do turismo é um dos maiores falhanços da nossa Autonomia.
Ler artigo
Cultura

Agostinho da Silva

O primeiro a defender o «passaporte lusófono»

Porto, Douro Litoral – O português Agostinho da Silva, que nasceu no Porto, defendeu a Lusofonia e a criação de um passaporte lusófono, deu aulas particulares ao ex-Presidente da República Mário Soares e, se estivesse vivo, celebraria hoje 106 anos.
Ler artigo
Cultura

Instituto Padre João José Tavares

Dr. Francisco Carreiro da Costa

O Instituto Cultural Padre João José Tavares (Lagoa), não querendo deixar passar esta importante data, em que se comemora o centésimo aniversário do nascimento deste ilustre Lagoense, procedeu numa pequena cerimónia, à colocação de uma coroa de flores junto ao seu busto no Largo de Nossa Senhora do Rosário.
Ler artigo
Cronologia

HENRIQUE COSTA

1942 - 2013

Faleceu em Montreal no dia 28 de fevereiro de 2013, com 70 anos de idade, Henrique Costa, natural de Abrantes, esposo de Maria Oliveira Lopes.
Ler artigo
Cronologia

ROLANDO RODRIGUES

1913 - 2013

Faleceu em Montreal no dia 21 de fevereiro de 2013, com 99 anos de idade, Rolando Maria Rodrigues, natural de São Miguel, Açores, esposo de Lúcia Rodrigues.
Ler artigo
Açores

Este ano nos Açores

Encontro de jovens da diáspora

O Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas anunciou, na Horta, a realização este ano, nos Açores, de um «encontro de jovens da diáspora».
Ler artigo
Artes

Museu Casa do Arcano

Vencedor do prémio nacional «Vasco Vilalva»

O Museu Casa do Arcano foi o grande vencedor do prémio nacional «Vasco Vilalva», atribuído pela Fundação Calouste Gulbenkian a intervenções exemplares em bens móveis e imóveis de valor cultural que estimulem a preservação e a recuperação do Património.
Ler artigo
Televisão

Rádio e Televisão nos Açores

Há que «definir um rumo»

O Presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, considerou «muito útil» a reunião que teve com o presidente do Conselho de Administração da RTP, Alberto da Ponte, salientando que foi possível chegar a um entendimento quanto à necessidade de «definir um rumo para a Rádio e para a Televisão nos Açores».
Ler artigo
Cronologia

Em memória de Gabriel Puga

Na gratidão vive o maior Saber

Nós vimos por este meio agradecer sinceramente a todas as pessoas que se dignaram acompanhar-nos neste período difícil, na nossa vida.
Ler artigo
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2019