logo
rss  Vol. XVII - Nº 280         Montreal, QC, Canadá - segunda-feira, 12 de Abril de 2021
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Partilhe com os seus amigos: Facebook

Luz de Valença

Ganha Prémio Internacional

Valença ganhou o segundo prémio no concurso internacional Auroralia 2012, no Festival anual de Luz de Lyon (França). O segundo prémio foi entregue à cidade de Valença, pelo seu plano de renovação dos espaços públicos. O objetivo foi melhorar a paisagem noturna desta cidade medieval, espaço de atratividade turística e comercial.

Numa competição renhida, com 16 candidaturas na final, provenientes de 14 países do mundo, de um total de 86 a concurso, o trabalho desenvolvido na cidade de Valença destacou-se. Valença esteve, par a par, com a cidade de Ghent (Bélgica) que obteve o 1º prémio e de Los Angeles (Estados-Unidos) que obteve o 3º prémio.

Uma parte importante da intervenção em curso em Valença consiste em renovar completamente as instalações de iluminação. As lanternas antigas cederam lugar às luminárias Coroada, desenhadas pelo arquiteto Eduardo Souto de Moura, vencedor do prestigiado prémio Pritzker. Inicialmente, as Coroada foram equipadas com lâmpadas de iodetos metálicos antes de passarem para a mais recente tecnologia LED. As Coroada combinam uma estética de inspiração tradicional com a tecnologia moderna para oferecerem a Valença uma instalação de iluminação que respeita o património arquitetónico, gerando ao mesmo tempo poupanças de energia significativas. Valença reduziu o seu consumo de energia em 69% e as suas emissões de CO2 em mais de 28,5 toneladas por ano.

O júri destacou o esforço de Valença para reduzir o impato ambiental enquanto transformava a paisagem da cidade.

Para Jorge Salgueiro Mendes, «este é um prémio que prestigia Valença e o trabalho que se está a desenvolver na Fortaleza, numa intervenção amiga do ambiente que proporciona poupanças de energia significativas».

Portugal
Valença ganhou o segundo prémio no concurso internacional Auroralia 2012, no Festival anual de Luz de Lyon (França). O segundo prémio foi entregue à cidade de Valença, pelo seu plano de renovação dos espaços públicos.
Valenca Ganha Premio Internacional.doc
yes
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2021