logo
rss  Vol. XVII - Nº 280         Montreal, QC, Canadá - segunda-feira, 12 de Abril de 2021
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Partilhe com os seus amigos: Facebook

Cine Teatro

Lagoa assinala centenário

A Câmara Municipal de Lagoa vai assinalar o primeiro centenário do Cine Teatro Lagoense Francisco D'Amaral Almeida, precisamente, com uma palestra sobre a maior casa de espectáculos da cidade de Lagoa, que ocorrerá no dia 1 de Fevereiro, pelas 21h00.

Uma data que, segundo o Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, João Ponte, «não pode passar despercebida, considerando que se trata de um importante equipamento cultural com história na Lagoa que deve ser relembrada, acima de tudo, no que diz respeito à individualidade responsável pela sua criação – Francisco D» Amaral Almeida.»

cine teatro Francisco da Amaral Almeida.jpg

A inauguração do Teatro Amaral, na altura como se designava, ocorreu a 1 de Fevereiro de 1913. Na ata da Sessão Ordinária da Câmara Municipal da Lagoa do mesmo dia, o proprietário do Teatro e Administrador do Concelho, Francisco d’Amaral Almeida fez um convite à Comissão para se fazer representar, no dia seguinte, no primeiro espetáculo. O Presidente em representação da municipalidade alegou que «aquele edifício, pelo seu valor artístico, é um bom melhoramento que vem concorrer bastante para o embelezamento e aperfeiçoamento desta vila».

A palestra intitulada O Cine Teatro Lagoense«Francisco d’Amaral Almeida», proferida por Sandra Monteiro, será orientada na tentativa de se poder conhecer melhor o homem que projetou esta obra, bem como as caraterísticas daquele espaço ao longo dos anos, dentro de um enquadramento histórico e arquitetónico, desde a sua posse privada pela família Amaral até à sua aquisição pela Câmara Municipal da Lagoa.

Refira-se que a Sandra Monteiro nasceu em 1974, em Canelas, no concelho de Vila Nova de Gaia. Frequentou a Escola Secundária da sua terra natal e ingressou na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Naquela instituição, licenciou-se em História, ramo educacional, em 1997. Desde então exerceu as funções de docente no Ensino Básico e Secundário em vários estabelecimentos escolares do país. Paralelamente ao seu gosto pelo ensino, enveredou na investigação e entre 2010-2012 frequentou o Mestrado em Património, Museologia e Desenvolvimento, na Universidade dos Açores.

Açores
A Câmara Municipal de Lagoa vai assinalar o primeiro centenário do Cine Teatro Lagoense Francisco D'Amaral Almeida, precisamente, com uma palestra sobre a maior casa de espectáculos da cidade de Lagoa, que ocorrerá no dia 1 de Fevereiro, pelas 21h00.
Cine Teatro.doc
yes
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2021