logo
rss  Vol. XVI - Nº 277         Montreal, QC, Canadá - domingo, 17 de Novembro de 2019
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Primeira Página
Current Edição
Destaque
Lancamento Guallimard

Lançadas na Gallimard...

Obras de Michel Régnier e Ook Chung

Dois autores encontraram-se no meio dum público multicultural de fervorosos leitores para falar, cada um à sua maneira, do Japão, da Coreia e do país de acolhimento.

Reportagem
DR Beliveau

A exposição dos samurais do Dr. Richard Béliveau não sai de Montreal

O Dr. Richard Béliveau tornou-se conhecido do grande público pelos três anos ao lado de Mitsou na emissão «Kampaï! - À votre santé», assim como pelos seus livros contra o cancro e a alimentação.

Reportagem
Complexo Verdun Yves legare e esposa

Complexo Funerário Verdun

Reabertura conseguida

No dia 6 de novembro último, a empresa Yves Légaré, com salões funerários um pouco por toda a região do Grande Montreal (Laval, Verdun, Boucherville, Montreal...) procedeu à reabertura do Complexo Verdun, situado no 5784 da rua da cidade do mesmo nome.

Notícias Locais
Primeiro judeu maire

Primeiro judeu a dirigir Montreal

Michael Applebaum foi eleito presidente interino da Câmara de Montreal. O antigo presidente do conselho executivo que tinha abandonado o partido União Montreal, substitui assim Gérald Tremblay até ao próximo escrutínio municipal em novembro de 2013.

Açores
Romeiros Faial da Terra

Romeiros no Faial da Terra

João Vital será o mestre

LusoPresse – Uma nota vinda do credenciado mestre de romeiros da Comunidade Portuguesa do Quebeque – vive na cidade de Blainville – João Vital, dá-nos conta de que na próxima Quaresma ele estará acompanhando e dirigindo o Rancho de Romeiros do Faial da Terra, paróquia de Nossa Senhora da Graça, em São Miguel (Açores).

Vinhos
Portugal pais vedeta Degustacao Rapariga

País vedeta da Grande Degustação de Montreal 2012

«Este salão é a melhor coisa que podia acontecer a Portugal entre todas as manifestações dos últimos anos no Quebeque.

Reportagem
Colegio Laurier

Colégio Laurier no Coração da Comunidade

– «Uma ajuda milagrosa para as crianças com dificuldades de aprendizagem»

Isto é das coisas que acontecem, e embora não seja notícia é, segundo a nossa opinião, um dos motivos principais para a publicação de um jornal, sobretudo um de caráter comunitário.

Notícias Locais
Invista em Troia

Se tem dinheiro…

Invista em Tróia

LusoPresse – Esteve de passagem em Montreal uma equipa da reputada companhia Sonae, secção Turismo.

Vinhos
Grande Degustacao discurso Carlos

Grande Degustação de Montreal:

Portugal aumenta visibilidade

Decorreu nos dias 8, 9 e 10 de Novembro, no Palácio dos Congressos, mais uma edição da Grande Degustação de Montreal, que teve Portugal como país convidado.

Ensino
CRIMT Luis2

Uniões Futuras: inovações, transformações e estratégias

LusoPresse – Decorreu nos dias 25, 26 e 27 de outubro passado, na Escola de Altos Estudos Comerciais de Montreal, a conferência internacional «Uniões Futuras: inovações, transformações e estratégias» na qual participaram especialistas vindos da Europa, da América do Sul, dos Estados Unidos, da Ásia e do Canadá.

Ler em PDF
pdf
Literatura

Lancement chez Gallimard pour les auteurs Michel Régnier et Ook Chung

Deux auteurs se sont retrouvés au milieu d'un public multiculturel de lecteurs chaleureux pour parler chacun à sa façon du Japon, de la Corée et du pays d’accueil.
Ler artigo
Editorial

Editorial

Primeiro Orçamento do Governo Marois

O novo ministro das Finanças do governo pequista, Nicolas Marceau, apresentou na passada terça-feira o seu primeiro orçamento geral do estado do Quebeque. À imagem da saúde financeira da província, o orçamento é austero e sem grandes surpresas.
Ler artigo
Imigração

À chegada ao Canadá...

Portugueses repatriados

O embaixador de Portugal no Canadá recomenda que os Portugueses interessados em emigrar para este país devem cumprir a legislação existente, referindo conhecer casos de repatriamento imediato à chegada ao aeroporto por suspeita de imigração ilegal.
Ler artigo
Crónica

O novo ciclo

Vasco Cordeiro começou bem o novo ciclo.
Ler artigo
Crónica

Os ex-banqueiros de Goldman Sachs e da Finança Mundial...

Empobrecem as populações europeias!

Marc Roche: «O Capitalismo da sombra opõe-se a qualquer forma de controlo». E, como diz a nossa gente, aqui é que a porca torce o rabo.
Ler artigo
Reportagem

L'exposition des samouraïs du Dr Richard Béliveau ne quittera pas Montréal

Le Dr Richard Béliveau s’est fait connaître pendant trois saisons aux côtés de Mitsou à l'émission «Kampaï! -- À votre santé», ainsi que par ses livres contre le cancer et l´alimentation.
Ler artigo
Crónica

Os Açores presos à PT

Há mais de um ano que me venho insurgindo contra a escandalosa exploração que a Portugal Telecom está a praticar nos Açores através do monopólio do cabo submarino.
Ler artigo
Notícias Locais

Laval

Fim do reinado de Gilles Primeiro

LusoPresse – No passado dia 9 de novembro, Gilles Vaillancourt renunciou ao seu cargo de presidente do município de Laval, após 23 anos de reinado, no seguimento das alegações de corrupção e das perquisições policiais levadas a efeito na sua residência, na Câmara Municipal e nos seus cofres bancários.
Ler artigo
Notícias Locais

Canadá apoia Israel contra o Hamas

LusoPresse – O primeiro-ministro Stephen Harper declarou na passada sexta-feira, durante a sua visita à cidade de Quebeque, que condena os lançamentos de mísseis contra Israel e lamentou a escalada de violência no médio oriente.
Ler artigo
Política Canadiana

Novos círculos eleitorais?

LusoPresse – Neste momento o Quebeque tem mais 700 mil eleitores. Vai daí, a Comissão de delimitação dos círculos eleitorais federal, de passagem por Montreal, quis ouvir os políticos quebequenses, assim como outras pessoas interessadas pelo assunto.
Ler artigo
Notícias Locais

Escândalo Sexual

LusoPresse – Com 34 anos de idade, casada e mãe de dois filhos, Paula Broadwell está na origem do primeiro escândalo sexual da administração Obama.
Ler artigo
Notícias Locais

União pela defesa do francês

As centrais sindicais do Quebeque, o Movimento Nacional dos Quebequenses e a Sociedade São João Batista de Montreal constituíram uma frente comum para travar o recuo da língua francesa no Quebeque.
Ler artigo
notícias portugal

Embaixador de Portugal em França

"Quem nasce em Portugal deve poder viver em Portugal»

Lusa – O embaixador de Portugal em França considera que a sua geração e «todas as que obrigaram os portugueses a sair por razões económicas» falharam e devem «criar condições» para que quem nasce em Portugal possa viver no país.
Ler artigo
Notícias Locais

Novo jornal em Montreal

O jornal luso canadiano de Toronto «Nove Ilhas» associou-se ao jornal «Correio da manhã» para lançar um novo jornal sob o título «Correio da manhã – Canadá, Portuguese News Paper», o qual comporta uma secção dedicada a Montreal.
Ler artigo
Vinhos

Le Portugal: pays-vedette à la Grande Dégustation de Montréal 2012

«Ce salon-ci c'est la meilleure chose qui a pu arriver pour le Portugal dans toutes les manifestations des dernières années au Québec.
Ler artigo
Notícias Locais

Comissão Charbonneau

Outro que se pôs à mesa

LusoPresse – O empreiteiro Michel Leclerc, proprietário da empresa de obras públicas Terramex Inc., declarou no início desta semana à Comissão Charbonneau (encarregada de investigar a corrupção no setor da construção) que há já muito tempo que vinha a colaborar com os empreiteiros que tinha implementado o sistema de contratos arranjados no campo dos esgotos, calçadas e parques públicos.
Ler artigo
Brasil

Médicos de Portugal para o Brasil

O governo brasileiro está neste momento a ponderar a entrada no país de médicos estrangeiros, sobretudo oriundos de Portugal, mas também de Espanha, avança o Diário Digital.
Ler artigo
Turismo

Turismo e exportações

Angela Merkel veio a Portugal dizer o óbvio, mas existem entre nós empresas e políticos que ainda não perceberam.
Ler artigo
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2019