logo
rss  Vol. XVI - Nº 276         Montreal, QC, Canadá - sexta-feira, 13 de Dezembro de 2019
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Primeira Página
Current Edição
Destaque
Benfeito Meaghan Camara

 

Meaghan Benfeito,

Na companhia da sua colega de equipa Roseline Fillion, esteve de visita à Câmara Municipal de Montreal, onde foi convidada por Manon Barbe (responsável do Desporto) e Gérald Tremblay (presidente) a assinar o Livro de Honra. Marcel Aubut, presidente do Comité Olímpico do Canadá também marcou presença na cerimónia.

Comunidade
Carlos1

Vitória em toda a linha!

É da profissão termos um bloco de notas que indica o nome e o número de telefone de pessoas que podem ser notícia, ou que nos podem dar informações preciosas sobre as mesmas. Quem não tiver isso em consideração está mal ou está a mais na profissão de jornalista.

Lusofonia
Lusarte1

LusArtes:

«Pedaços identitários»

Decorreu durante este último mês de outubro mais uma edição do Festival LusArtes, festival de produção e divulgação das artes lusófonas. O LusoPresse conversou com a simpática organizadora do festival, Marilda Carvalho, para saber mais sobre as origens e o balanço do evento.

Açores
Tom Hanks ator

Notáveis dos Açores

O ator Tom Hanks, a escritora Danielle Steel e a cantora Katty Perry têm em comum a fama mundial e o facto de serem descendentes de açorianos, integrando, por isso, a lista de «Notáveis dos Açores» disponível na Internet.

Portugal
Adelaide Adelaide

No Convento do Espinheiro

Doce fim de semana num lugar de saudade

Um bom dia leitores, são os desejos desta ave da noite que sou eu. Quando o meu pensamento me faz voar, de novo, até àquele lugar sagrado, ao Convento do Espinheiro, vou e não desejo mais voltar ao Canadá.

Desporto
Impacto Sanna Nyassi

Primeira época na MLS

Impacto com comportamento interessante

Hoje ainda não é tempo para fazermos o balanço do que foi a primeira época do Impacto na prestigiosa liga americana MLS (Major League Soccer). E isto porque desta vez ainda temos dois jogos para comentar, por sinal os últimos que o Impacto disputou diante do Toronto FC e do Revolution da Nova Inglaterra.

Ler em PDF
pdf
Editorial

Editorial

Novos emigrantes

Os pequenos países não estão condenados a serem países menores. A prova deram-na já os portugueses de quinhentos.
Ler artigo
Crónica

O senhor que se segue...

Diz-se, por estes dias, que o PSD-Açores é uma máquina trituradora de líderes.
Ler artigo
Cultura

No Centro Comunitário de Anjou

Laureano Soares lança terceiro livro

A festa do dia 21 de outubro foi vistosa e muito interessante. Porque participaram muitas pessoas e porque o programa foi bem elaborado, onde se notou o toque da nossa colaboradora Adelaide Vilela, uma pessoa que também respira cultura como do pão para a boca.
Ler artigo
Crónica

O Laicismo no Quebeque a revisitar?

Por que é que este assunto é para aqui chamado? Porque, desde que o PQ (Partido Quebequense) ganhou esta última eleição, a primeira-ministra Sra. Paulina Marois, prometeu levar por diante a criação de uma carta do laicismo para o Quebeque.
Ler artigo
Portugal

Pela primeira vez...

Fado será lecionado numa universidade portuguesa

Lisboa – O Fado é lecionado pela primeira vez numa universidade portuguesa, disse o musicólogo Rui Vieira Nery, que vai reger a disciplina «Culturas Musicais em Portugal: O Fado», no âmbito da Licenciatura em Ciências Musicais da Universidade Nova de Lisboa.
Ler artigo
Bilhete de Lisboa

Bilhete de Lisboa

Piódão e arredores

Quando em setembro último passei umas noites no Hotel do Inatel em Vila Nova de Cerveira fiquei com vontade de conhecer mais hotéis desta Fundação. A escolha recaiu sobre o Inatel de Piódão, no centro do país.
Ler artigo
Cultura

Na Universidade de Montreal

Mediateca Portuguesa dos Estudos Lusófonos foi apresentada

Numa pequena sala apinhada de gente foi feita a apresentação pública da Mediateca Portuguesa dos Estudos Lusófonos da Universidade de Montreal.
Ler artigo
Internacional

Michel Régnier e Ook Chung

Dois autores que nos falam do Japão e do intercultural

Os leitores portugueses de certeza que se interessam pelo Japão por razões históricas. A chegada de três corajosos mercadores à pequena ilha de Tanegashima em 1543 teve um impacto considerável sobre a sociedade japonesa.
Ler artigo
Cultura

«Rostos, Olhares e Memórias»

Mais do que saberes, são histórias de vida

Foi num sábado chuvoso que teve lugar a apresentação do livro «Rostos, Olhares e Memória», escrito por Joaquina Pires e Manuel Carvalho e publicado pela Caixa Portuguesa Desjardins.
Ler artigo
Açores

Depois de 120 anos de publicação

Diocese encerra diário A União

Num comunicado publicado no site do sindicato, a estrutura representativa dos jornalistas lamenta que a Diocese de Angra do Heroísmo tenha enviado para o desemprego quatro jornalistas, preparando-se para fazer um semanário com o mesmo título, «ao que se sabe, sem qualquer profissional».
Ler artigo
Açores

Em abril de 2013

Panazorean pela segunda vez

O II Panazorean – Festival Internacional de Cinema sobre Migrações e Interculturalidade vai decorrer de 11 a 20 de abril de 2013, em Ponta Delgada, nos Açores, anunciou a organização, que espera triplicar o número de filmes concorrentes.
Ler artigo
Comunicado

Na Capela do Bom Pastor

Pedro Burmester ao piano

LusoPresse – Numa colaboração conjunta do Consulado-Geral de Portugal em Montreal e a Capela do Bom Pastor, estará entre nós, no dia 21 de novembro, o grande pianista português Pedro Burmester, que na noite daquele dia dará um concerto em Montreal.
Ler artigo
Açores

Salvar a Universidade

É curioso que, 37 anos depois da nova Autonomia, dois dos seus principais pilares estejam hoje ameaçados pela sustentabilidade: a Universidade e a RTP-Açores.
Ler artigo
En français

Michel Régnier et Ook Chung

Deux auteurs nous parlent du Japon et de l´interculturel

Les lecteurs portugais s'intéressent à coup sûr au Japon pour des raisons historiques. L’arrivée de trois intrépides marchands à la petite île de Tanegashima en 1543 a eu un impact non négligeable à plusieurs niveaux sur la société japonaise. Le négoce, l'armement, la gastronomie et l’art namban en ont été des manifestations concrètes. Quiconque étudie l'histoire de Macao doit souvent faire référence au Japon. Sur le plan religieux, vers l’an 1600, l'archipel comptait «quelque 300 000 chrétiens», souligne le Dr Richard Béliveau dans Samuraïs, la grâce des guerriers, le splendide livre qui accompagne son exposition au Musée de la Pointe-à-Callière.
Ler artigo
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2019