logo
rss  Vol. XVI - Nº 275         Montreal, QC, Canadá - sexta-feira, 13 de Dezembro de 2019
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Primeira Página
Current Edição
Destaque
Princess Sara Silveira Miss Globo

«Princess of the Globe»

É açoriana de S. Jorge

Há uma nova vitória portuguesa além-fronteiras em matéria de beleza. Uma jovem açoriana de 20 anos foi considerada a mulher mais bonita do mundo.

Açores
Aterragem incrivel da SATA

De arrepiar!

SATA faz aterragem forçada

Apanhado por um forte vento, um avião da SATA Internacional aterrou no Aeroporto das Lages, na ilha Terceira, da maneira que a fotografia de Paulo Santos documenta. Um susto de pôr os cabelos em pé!

Comunidade
Centro Acao1

Centro de Ação Sócio-Comunitária de Montreal

A servir durante 40 anos!

Faz 40 anos que o Centro de Ação Sócio-Comunitária de Montreal abriu as portas, em defesa dos direitos do cidadão, da pessoa e da sociedade.

Portugal
O comeco Vasco Cordeiro ultimo discurso

Eleições nos Açores:

O começo de um «novo ciclo» socialista

O PS venceu domingo, pela quinta vez consecutiva, as eleições regionais açorianas, com Vasco Cordeiro a suceder a Carlos César, obtendo uma maioria absoluta numa campanha marcada pelo debate sobre as medidas de austeridade.

Portugal
PERFIL Vasco Cordeiro bandeira

PERFIL:

Quem é Vasco Cordeiro?

Ponta Delgada – O novo presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, tem 39 anos, nasceu na freguesia da Covoada, concelho de Ponta Delgada, e foi uma escolha pessoal de Carlos César, ratificada por unanimidade nos órgãos próprios do partido.

Desporto
Impacto Arnaud_vsTFC

A dois jogos do fim do Campeonato

Impacto fora das eliminatórias

O suspense do Impacto ser ou não apurado para a segunda fase do Campeonato da Major League Soccer terminou sábado, dia 6 de outubro último, no decorrer do confronto com o Dynamo de Houston.

Açores
Lagoa recebe Dartmonth

No âmbito da geminação

LAGOA RECEBE COMITIVA DE DARTMOUTH

O presidente da Câmara Municipal de Lagoa, João Ponte, recebeu na manhã de segunda-feira, para apresentação de cumprimentos e troca de lembranças, uma comitiva de cerca de 30 pessoas com descendência açoriana provenientes de Dartmouth, cidade irmã do Município de Lagoa, desde Outubro 2003.

Ler em PDF
pdf
Editorial

Editorial

Respeitem o ferido!

Como dizia a jornalista francesa Françoise Giroud «on ne tire pas sur une ambulance» – a não ser que seja com a intenção de liquidar definitivamente o ferido, acrescentamos nós ao ver o fogo cerrado com que estão a ser acolhidas as mínimas intenções do novel governo de Madame Marois.
Ler artigo
Açores

Eleições nos Açores

O terramoto Passos Coelho

A vitória do PS não é nenhuma surpresa, mas a maioria absoluta é absolutamente surpreendente.
Ler artigo
Açores

Eleições nos Açores

Quem são os deputados?

No seguimento do ato eleitoral de domingo passado, os açorianos, que deram uma indiscutível maioria de votos ao Partido Socialista de Vasco Cordeiro, mas também de Carlos César, que é quem continua como presidente do Partido Socialista – um comando à deux têtes? – passam a ter como seus deputados os seguintes indivíduos:
Ler artigo
Bilhete de Lisboa

Bilhete de Lisboa

Visita ao Bairro da Mouraria

Embora já no outono continuamos com a temperatura muito agradável e nada melhor que tomar parte num passeio, a pé, pela Mouraria. A visita foi organizada pela SAL Sistemas de Ar Livre com sede em Setúbal, e foi fantástica.
Ler artigo
Cultura

Festival LusArts

Cultura para toda a família

Está a decorrer em Montreal mais uma edição do Festival Lusarts – festival de música, artes e lusofonia.
Ler artigo
Cultura

Coordenação do Ensino de Português no Canadá

Ofereceu apoio às direções escolares no Quebeque

A Coordenação do Ensino Português no Canadá, integrada no instituto Camões, disponibilizou junto das autoridades escolares do Quebeque, no Canadá, uma colaboração pedagógica para a disciplina de língua portuguesa, estando a aguardar resposta.
Ler artigo
Cultura

Na Universidade de Montreal

Apresentação da Mediateca Portuguesa

A Secção de Estudos Portugueses e Lusófonos do Departamento de Literaturas e Línguas Modernas e o Centro de Línguas da Faculdade de Artes e Ciências da Universidade de Montreal, promovem, no dia 18 de outubro das 18 às 19.30 horas, na sala C-7149 do Pavilhão Lionel-Groulx sito no 3150, rue Jean-Brillant da Universidade de Montreal
Ler artigo
Comunidades

Orçamento consular...

José Cesário garante que é suficiente

O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, garantiu segunda-feira, no Rio de Janeiro, que o orçamento consular previsto para 2013 permitirá prosseguir os principais projetos do setor, com destaque para as permanências consulares.
Ler artigo
Cultura

Na Place des Arts

Brilhante Camané!

Foi no passado dia 5 de outubro que Camané, talvez neste momento o elemento português masculino que mais faz sobressair o fado em Portugal e no estrangeiro, atuou, pela primeira vez no Quebeque, e logo numa das grandes salas do Théâtre Maisonneuve, incrustada no complexo da prestigiada Place des Arts.
Ler artigo
Crónica

O verdadeiro conceito da Democracia canadiana...

Interessará mesmo este Governo?

Se tal é o caso, por que é que o Sr. primeiro-ministro Stephen Harper despreza a ideia do convite que lhe foi feito pelos ministros da Economia das províncias? Ora o primeiro-ministro quando esteve na oposição, e também depois que encabeçou a chefia do Governo, deixou de respeitar este conceito democrático, que ele quer para  algumas ditaduras a quem ele manda recado para as Nações Unidas!
Ler artigo
Internacional

Há 50 anos:

O mundo esteve à beira de uma guerra nuclear

Em outubro de 1962, em torno da ilha rebelde de Cuba, a Guerra-fria atingia o auge e o mundo deparava-se com a ameaça de uma guerra nuclear entre as duas superpotências, que acabou por ser resolvida em menos de duas semanas.
Ler artigo
Cultura

No Restaurante Estrela do Oceano

Grande sucesso no lançamento do Livro de Homenagem ao cantador Caneta

Foi num domingo chuvoso que decorreu a apresentação do livro «Caneta de tinta permanente na poesia popular», dedicado ao famoso cantador oriundo da ilha Terceira, Caneta, e escrito por Álamo Oliveira. .
Ler artigo
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2019