logo
rss  Vol. XVI - Nº 274         Montreal, QC, Canadá - quarta-feira, 11 de Dezembro de 2019
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Primeira Página
Current Edição
Destaque
102 anos Dona Mercedes

102 anos para D. Mercedes

Mas ainda conta, era uma vez…

Em tempos que já lá vão no lugar em que se encontra o atual povo de Agarez, havia um outro chamado Aragonês, nome que lhe fora dado pelos seus ancestrais. Fundadores do povo, gentes do Reino de Aragão. Quando estes lá chegaram, construíram as primeiras casas e começaram a esventrar as terras arenosas para cultivo do milho, alimento essencial para toda a família. Um dia, no decorrer desta faina, encontraram, com espanto e alegria, um grande filão de oiro. Abandonaram logo os trabalhos agrícolas para se entregarem à exploração do precioso metal que iam amontoando nos canastros. Depois de enchidos os cestos, entenderam que era muito arriscado guardar ali tão valioso tesoiro e decidiram levá-lo para a serra e escondê-lo debaixo da areia. Fizeram, para isso, grandes dunas, com galerias interiores, e trataram de o transportar para lá em carros de bois.l

Língua Portuguesa
Laborinho e Ribeiro

Presidente do Instituto Camões em Montreal

Português, quinta língua no mundo

De passagem por Montreal, onde veio encontrar-se com professores e instituições do ensino do português, a professora Ana Paula Laborinho, presidente do Instituto Camões, encontrou-se na passada segunda-feira com os órgãos de comunicação lusófonos nas instalações do Consulado-Geral de Portugal onde deu a conhecer as novas linhas diretivas do governo de Lisboa em matéria de ensino do português no estrangeiro.

Comunidade
O Bico HERMAN Alves

O Bico – Novo Restaurante Português

Na passada quarta-feira, dia 26 de setembro, abriu portas mais um restaurante do empresário português Herman Alves, dono do conhecido restaurante Bitoque. O LusoPresse quis saber mais sobre esse novo projeto e por isso sentou-se à mesa com o sempre simpático e dinâmico empresário.

Comunidade
A partir de quarta feira Carlos Chegada

A partir de quarta-feira passada…

Carlos Ferreira é presidente da Destination Centre-Ville

Destination Centre-Ville realizou a sua Assembleia-Geral Anual na passada quarta-feira, dia 26 de setembro. O local escolhido foi o 1, Place Ville Marie, 41° piso, o que é o mesmo que dizer, na grande e fabulosa sala de reuniões, e salões privados, do Banco Royal do Canadá, como veremos mais adiante.

Gastronomia
No Solmar David Dias

No Solmar…

A Arte de bem receber

Por esta época, como sempre, o Restaurante Solmar entra no seu período mais fausto, com um programa de atividades muito bem preparado, principalmente para todos aqueles e aquelas que gostam do fado, a nossa canção nacional.

Língua Portuguesa
Na Universidade de Montreal

Na Universidade de Montreal

Pela primeira vez em cerca de trinta anos um presidente do Instituto Camões visita a Universidade de Montreal. Com efeito, a Professora Doutora Ana Paula Laborinho, presidente do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, acompanhada da coordenadora do Ensino do Português no Canadá, Dra. Ana Paula Ribeiro e do Dr. Demée de Brito, cônsul-geral de Portugal em Montreal, reuniu-se com o Professor Doutor, Georges Bastin, diretor do Departamento de Literaturas e de Línguas Modernas e o Dr. Luís Aguilar, responsável pela Secção de Estudos Portugueses e Lusófonos da Universidade de Montreal e docente do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua. Nesta importante reunião analisou-se a evolução dos Estudos Lusófonos e traçaram-se caminhos para o próximo futuro. A senhora presidente visitou os vários espaços da futura Mediateca Portuguesa que se inaugura no próximo dia 18.

Língua Portuguesa
Simposio Universidade Toronto

Simpósio na Universidade de Toronto

Português nos quatro cantos do Mundo

Realizou-se, nos dias 28 e 29 de setembro de 2012, o Simpósio Internacional Rosa-dos-ventos: Português nos Quatro Cantos do Mundo, cujo objetivo central foi o de comemorar os 65 anos de ensino e aprendizagem de língua e cultura portuguesas na Universidade de Toronto, louvável e importante iniciativa proposta e levada a cabo por uma das protagonistas, a Professora Doutora Manuela Marujo, que soube cativar figuras de proa do universo lusófono e da língua portuguesa que, muito sucintamente, aqui nesta minúscula reportagem damos conta.

Desporto
Impacto jovens academia

Contra o Sporting Kansas City

Impacto: bom jogo... mas que só dá empate

O último jogo do Impacto já foi realizado faz este sábado 15 dias. O desafio teve lugar no Estádio Saputo e o Impacto defrontou a forte formação do Sporting Kansas City, na altura – e mais agora, quando averbou nova vitória, diante de outro candidato, o Chicago Fire –, líder incontestado da Zona Este do Campeonato da Major Soccer League. O resultado desse jogo deu em empate (0-0).

Política Quebequense
Gentilly 2

Central de Gentilly-2...

Manifestação contra encerramento

Algumas centenas de pessoas manifestaram-se domingo, em Bécancour, contra o encerramento da única central nuclear do Quebeque, cuja reparação custaria 4,3 mil milhões de dólares canadianos.

Ler em PDF
pdf
Editorial

Editorial

O melhor para o Quebeque

Geralmente espera-se pelos primeiros cem dias de governação para se fazer o balanço dum novo partido no poder. Mas as medidas tomadas nos primeiros dez dias do governo Marois foram de tal modo apressadas, para não dizer improvisadas, que o clamor espalhado por tudo quanto é comentário político da infosfera – dos jornais, à rádio, à TV, aos blogues, no Facebook e no Twitter – que o clamor, dizíamos, se parece mais com uma condenação de fim de mandato do que com um balanço de estreia. E ainda a procissão vai no adro.
Ler artigo
Açores

Berta Cabral

Esperança no futuro

Sempre defendi que quando se vota, não se vota contra nem a favor de alguém, mas simplesmente se escolhe um projeto e quem o ponha em prática. O projeto em que me revejo é social-democrata e neste momento acho que Berta Cabral alia dois fatores que são essenciais para o sucesso da governação. Detém experiência feita da proximidade que lhe confere mais de dez anos de autarca. Possui uma capacidade extraordinária de trabalho, na inovação e no diálogo. Podemos não concordar com (algumas) decisões que tomou, mas sabemos que Berta Cabral abraça os seus ideais até às últimas consequências e não é sombra seja de quem for nem deixa que alguém lhe apareça como sombra.
Ler artigo
Açores

Eleições nos Açores...

Berta ou Vasco?

1 – Depois de um verão tranquilo, o país e a região estão de regresso à realidade e à crise deprimente.
Ler artigo
Bilhete de Lisboa

Bilhete de Lisboa

Art Déco em Portugal

Quando nos inscrevemos para uma visita guiada a uma exposição é sempre com uma certa expectativa que aguardamos a chegada do «nosso» guia. Estava inscrita para uma visita à exposição «O Modernismo Feliz – Art Déco em Portugal», no Museu do Chiado.
Ler artigo
Comunicado

Tarde de poesia e música

«Redards Avec Le Cœur. Imagens do Coração»

Laureano Soares apresenta no dia 21 de outubro de 2012, pelas 15h00, no Centro Comunitário do Espírito Santo de Anjou, na rua Jorbin Janson, nº 8672, Montreal Este, o seu livro de poesia editado em três línguas – REDARDS AVEC LE COEUR. IMAGENS DO CORAZON. MIRADAS DEL CORAZON.
Ler artigo
Comunicado

Consulado-Geral

Sessão de informação

O Consulado – Geral de Portugal em Montreal apresenta os seus cumprimentos à Comunidade Portuguesa residente na sua área de jurisdição e informa que vai promover uma sessão de esclarecimento sobre serviços consulares, com os seguintes temas:
Ler artigo
Açores

Disparates eleitorais

O afã das eleições leva sempre – sem nunca falhar – os partidos aos maiores disparates eleitorais.
Ler artigo
Língua Portuguesa

Minderico:

Uma língua em risco que os «charales do Ninhou» se orgulham em recuperar

Minde, Alcanena – Incompreensível para os «covanos» (os de fora), a «piação dos charales do Ninhou» (o falar dos naturais de Minde) ressurge nas ruas e estabelecimentos da vila e vai entrando nas conversas, com um misto de diversão e de orgulho.
Ler artigo
Crónica

Será que a RTP vai mesmo ser privatizada?

Disse este vosso escriba no último número deste jornal que, como prometido, voltaria a falar do assunto da RTP, mesmo já muito martelado por aqueles que se implicam na defesa do bem público.
Ler artigo
Açores

Notas da «silly season»

O mês de agosto costuma ser de águas tranquilas, com toda a gente a banhos.
Ler artigo
Açores

Na Ribeira Grande

Festival de Cinema premeia produção regional

Ribeira Grande – Os Açores conquistaram três prémios e duas menções especiais no III Festival de Curtas-metragens da Ribeira Grande, que decorreu no Teatro Ribeiragrandense de 24 a 30 de setembro, numa organização da Câmara Municipal da Ribeira Grande.
Ler artigo
Portugal

Os «fantasmas» das eleições

Daqui a menos de duas semanas 225 211 eleitores vão votar para uma nova legislatura.
Ler artigo
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2019