logo
rss  Vol. XVI - Nº 272         Montreal, QC, Canadá - sábado, 24 de Outubro de 2020
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Partilhe com os seus amigos: Facebook

Última hora

Jean Charest demitiu-se!

Raquel Cunha

Por Raquel Cunha

Como muitos haviam previsto após o resultado das últimas eleições, e em menos de 24 horas após a derrota eleitoral, Jean Charest demitiu-se das suas funções de chefe do Partido Liberal do Quebeque.

Jean Charest apresenta demissao.jpg
Ex-primeiro-ministro Jean Charest no momento de anunciar a sua demissão do Partido Liberal do Quebeque

Num discurso calmo, coerente e de apresentação serena, Jean Charest condenou vivamente o ato bárbaro e «inexplicável que ontem (noite eleitoral) atacou a nossa democracia», apresentando as suas «sinceras condolências aos familiares da vítima» e agradecendo todos os quebequenses que «lutam pela Liberdade e Democracia» na província.

Um tom de agradecimento esteve presente durante todo o discurso duma postura digna e emocional. Jean Charest agradeceu a equipa com quem trabalhou durante todos estes anos; aos quebequenses em geral e às mulheres em particular. Numa analogia à família, comparou o Quebeque a uma família da qual se diz orgulhoso, e que como a sua própria família tem sido para ele uma fonte de inspiração.

Acrescentou ainda que a decisão da sua demissão foi unânime e que apesar dos pesares, não se arrepende de nenhum minuto passado no Governo do Quebeque. Para ele, enquanto pai e futuro avô, a vida está a dar-lhe um «sinal» e é pois «altura de virar a página».

Diz-se ainda orgulhoso de tudo o que conseguiu durante o seu governo, das conquistas de caráter económico, de saúde, social e educativo.

O tom de todo o discurso foi de profunda homenagem e agradecimento ao povo quebequense, afirmando que «não escolheria viver em nenhum outro lugar» e o «privilégio que é fazer parte desta província». Afirmou que os quebequense são um povo sonhador, ao mesmo tempo que empreendedor e por isso tem confiança no futuro da província, mas no interior do Canadá.

Por fim agradeceu do «fundo do coração» a todos os quebequenses pelo «privilégio de ter sido o vosso Primeiro-ministro».

Política Quebequense
Como muitos haviam previsto após o resultado das últimas eleições, e em menos de 24 horas após a derrota eleitoral, Jean Charest demitiu-se das suas funções de chefe do Partido Liberal do Quebeque.
Jean Charest demitiu-se.doc
yes
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2020