logo
rss  Vol. XVI - Nº 268         Montreal, QC, Canadá - sábado, 24 de Agosto de 2019
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Primeira Página
Current Edição
Destaque
Nos quartos de final Cristiano Ronaldo primeira pagina

Campeonato da Europa 2012

Anfitriões e favoritos eliminados

Neste «Grupo A» apostámos na passagem da Rússia e da Polónia. Na Rússia porque possui um grupo muito interessante de jogadores, quase todos jovens, e um treinador experiente, com carreira nas melhores equipas e seleções da Europa. Além disso, na corrida para o Europeu, a Rússia tinha-se portado muito bem. Afinal... Quanto à Polónia, o favoritismo que lhe atribuímos, tinha mais a ver com o facto de jogar em casa, apoiada por um público numeroso e ferrenho. Fisicamente poderosa e com bom futebol, como apresentou diante de Portugal (0-0) em Fevereiro passado, pensámos que a Polónia tinha condições para passar. Mas o empate (1-1), contra a Grécia, logo na estreia, deve tê-la condicionado para o resto da prova... E foi isso precisamente que aconteceu. Mais um empate diante da Rússia, que se podia considerar aceitável e veio a não valer de nada, pois no último jogo, que estava obrigada a ganhar, veio a perder contra uma República Checa já em crescendo de forma.

Euro 2012
cristiano ronaldo

Portugal à justa

No «Grupo B», por muitos considerado o «Grupo da morte», aconteceu simplesmente futebol, já que as equipas se equivaleram, mesmo se a Alemanha terminou a prova com três vitórias.

dia de Portugal
Dia de Portugal na comunidade1

Dia de Portugal na Comunidade

Abraços de Cultura

O passado fim de semana do dia 10 de junho foi mais uma vez assinalado com as Celebrações do Dia de Camões, ou seja, Dia de Portugal e das Comunidades Portuguesas.

dia de Portugal
Picture telas 1194

O 10 de Junho no Solmar

Jornada generosa

A convite do senhor David Dias, um dos pioneiros da cozinha portuguesa por estas paragens, o LusoPresse teve o prazer de assistir, durante um jantar organizado por ocasião do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades, a um recital do cantor lírico Carlos Guilherme.

Açores
Na Ribeira Grande Ricardo Silva

Na Ribeira Grande

Época balnear já arrancou

Ribeira Grande – «O investimento que a Câmara Municipal da Ribeira Grande realizou nos últimos anos no areal de Santa Bárbara, veio a criar mais e melhores condições para o investimento privado no sector turístico do concelho».

Desporto
Na reabertura do Estadio Patrice bernier

Na reabertura do Estádio Saputo

A melhor exibição do Impacto!

Sábado passado, o Impacto jogou contra o Sounders de Seattle para o Campeonato da Major Soccer League. E desta vez já no seu estádio, que até agora esteve em fase de renovação, pois a entrada na nova liga a isso obrigou, com a necessidade de aumentar a capacidade do recinto, que passou de 13 mil para 20 300 espetadores.

Ler em PDF
pdf
Editorial

Editorial

O enganado é sempre o último a saber

Em vez de «enganado» apetecia-nos escrever um verdadeiro palavrão, como se diz nestas circunstâncias, porque só ele estaria à altura de exprimir a revolta que nos habita depois do sucedido. Mas guardemos algum decoro e modéstia mesmo se os visados não tiveram nenhum.
Ler artigo
Euro 2012

Injustiça!

A Croácia foi a equipa que mais pena nos deixou ao ser eliminada. Porque foi aquela que melhor futebol apresentou nesta fase. E quanto a resultados tudo fez para angariar os pontos que precisava.
Ler artigo
Cinema

«Os nove dias de Sousa Mendes»

O termo «Justos entre as Nações» é uma expressão utilizada no judaísmo para se referir aos góis (não-judeus) que merecem o paraíso. Atualmente, o termo é utilizado por Israel para descrever os não-judeus que arriscaram a vida, durante a Segunda Guerra Mundial, para salvar do extermínio nazi, a vida de judeus.
Ler artigo
Comentário

Com o Governo de Passos Coelho?

Cumplicidade de Vasco Graça Moura

Antes de entrar diretamente no assunto, deixem-me dizer algumas palavras sobre a máscara do capital da Finança mundial.
Ler artigo
Açores

Arquipélago da Saudade

Fugindo à pobreza, milhares de açorianos deixaram a sua terra em direção ao novo mundo, durante a segunda metade do século XX. Espalhados pelo Canadá, EUA., Brasil e Bermudas, os emigrantes habitam hoje um espaço simbólico entre a terra que os viu nascer e o país que os acolheu. O Arquipélago da saudade é constituído por ilhas de memórias que mantém viva a identidade de um povo.
Ler artigo
dia de Portugal

Em Gatineau

Lusofonia e 10 de junho em festa

Dez de junho, Dia de Portugal, Dia de Camões, Dia da Língua Portuguesa. Agora pergunto-vos, o que significa tudo isso, especialmente para os 15 milhões de portugueses espalhados pelo mundo? Para a grande maioria, é um dia de afirmar as raízes portuguesas e a própria identidade. Dizer com orgulho, «A minha pátria é a Língua Portuguesa» (Fernando Pessoa) ou simplesmente vestir a camisola da seleção nacional. Pelas Comunidades Portuguesas muitos celebram com a família e amigos, em casa ou em associações e clubes portugueses. E assim as tradições vão-se passando de pais para filhos e espera-se uma continuidade dos costumes e da preservação da cultura e da língua materna.
Ler artigo
Crónica

Bilhete de Lisboa

Imagino que parte significativa dos leitores deste jornal esteja preocupada, mesmo angustiada, com as notícias pouco animadoras, e com previsões pessimistas, que vão recebendo de Portugal.
Ler artigo
Cultura

Encontro com João Tordo

A influência do «Portugal tem talento»

Promovido pela UNEQ, Union des écrivaines et écrivains Québécois, realizou-se no passado dia 19 de junho, na sala Émile-Nelligan, um encontro com o escritor português João Tordo, em residência literária em Montreal, animado pelo pintor e escritor montrealense, de origem carioca, Sergio Kokis, Luís Aguilar, docente do Instituto Camões, professor e responsável pelos Estudos Portugueses e Lusófonos da Universidade de Montreal e José Acquelin, prolífico poeta quebequense que leu na ocasião vários extratos dos livros do autor português.
Ler artigo
Comunidade

Em Ste-Thérèse

Festas de S. Pedro

LusoPresse – As Festas em honra do Divino Espírito Santo de S. Pedro, em Ste-Thérèse, têm lugar nos próximos dias 29 e 30 de junho, e 1 de julho. Ao redor das suas instalações, situadas no 103-B, rue Turgeon.
Ler artigo
Comunidade

Associação Portuguesa de Ste-Thérèse

Com nova direção

LusoPresse – Foi no passado dia 3 de junho que se realizou uma Assembleia-Geral Extraordinária para eleger uma nova direção na Associação Portuguesa de Ste-Thérèse, visto o elenco anterior, dirigido por Jorge Costa, se ter demitido.
Ler artigo
Comunidade

Associação Portuguesa de West Island

Festas do Espírito Santo

LusoPresse – A Associação Portuguesa do West Island promove este fim de semana as suas Festas em louvor do Divino Espírito Santo.
Ler artigo
Açores

Festas do concelho arrancam dia 24

Mais de cinco dezenas de eventos culturais e desportivos marcam as festas do concelho da Ribeira Grande, que arrancam no dia 24 e terminam a 1 de julho.
Ler artigo
Açores

João Ponte Defende

Continuidade do Torneio Inter Municípios de Xadrez

O presidente da Câmara Municipal de Lagoa, João Ponte, no passado sábado, lamentou a falta de apoio por parte de algumas autarquias micaelenses ao Torneio Inter Municípios de Xadrez. «Espero que, no futuro próximo, seja possível dar continuidade ao torneio, sendo certo que os jovens da Lagoa vão continuar a competir...
Ler artigo
Euro 2012

Nos Quartos-de-final…

Continuarão as surpresas?!

Terminada a primeira fase, onde as surpresas, boas e más, aconteceram, passemos agora para os quartos-de-final, onde já não poderá haver resultados «combinados»...
Ler artigo
Emigração

Portugal nunca teve política de emigração» – ex-cônsul

Paris – O ex-cônsul de Portugal em Liège e em Antuérpia José Rebelo Coelho considerou que o país «nunca teve uma política de emigração», argumentando que os sucessivos governos se concentraram «apenas em questões administrativas» e consulares.
Ler artigo
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2019