logo
rss  Vol. XVI - Nº 257         Montreal, QC, Canadá - sábado, 25 de Outubro de 2014
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContacto arrowÚltima hora arrowClima
Partilhe com os seus amigos: Facebook

Acordo Ortográfico:

Vocabulário Comum pronto em julho de 2014, garante presidente do IILP

Cidade da Praia - O Vocabulário Ortográfico Comum (VOC) do Novo Acordo Ortográfico deverá estar pronto em julho de 2014, garantiu o diretor executivo do Instituto Internacional da Língua Portuguesa em Cabo Verde (IILP).

Gilvan Muller, citado pelo Inforpress, indicou que, para que o vocabulário seja comum, é necessário que todos os países desenvolvam os nacionais de cada um segundo a mesma base metodológica, o que, disse, «ainda não existe», admitindo ser complexo.

"É um trabalho muito complexo, de médio prazo. Por isso, devemos ter esses vocabulários consolidados na próxima cimeira do IILP em julho de 2014 e isso dependerá do esforço que cada país fizer», explicou.

Gilvan Muller adiantou que a ideia é que os países desencadeiem a formação de equipas e de meios técnicos e financeiros para a execução do VOC, para que, em meados de março de 2012, na segunda reunião técnica internacional, seja apresentado o ponto da situação.

O primeiro curso técnico para a elaboração dos Vocabulários Ortográficos Nacionais (VON), na sequência da primeira reunião técnica internacional sobre os VOC, que se realizou na Cidade da Praia de 26 a 29 de setembro último, decorreu esta semana na capital cabo-verdiana e foi destinado a linguistas de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Os especialistas, indicados pelas respetivas comissões nacionais do IILP, vão, depois, coordenar em cada um dos países a elaboração do VON, que virá a integrar a base comum do Vocabulário Ortográfico Comum.

O curso foi ministrado por José Pedro Ferreira, professor do Instituto de Linguística Teórica e Computacional de Lisboa (ILTEC), e Gladis Barcelos, também docente, mas no Núcleo Interinstitucional de Linguística Computacional (NILC), da Universidade Federal de São Carlos e da Universidade de São Paulo.

A formação integra um conjunto de actividades necessárias para que a primeira versão do VOC possa ser apresentada e aprovada pela IX Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, que decorrerá em julho de 2012, em Maputo.

Esta primeira versão será disponibilizada na Internet através da página eletrónica do IILP, com uma base ortográfica de 300 mil palavras e mais de um 1,4 milhões de entradas.

Recordando Pauleta
foto

Clicar par aumentar a foto

O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2014