logo
rss  Vol. XVI - Nº 256         Montreal, QC, Canadá - quinta-feira, 25 de Fevereiro de 2021
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContacto arrowÚltima hora arrowClima
Partilhe com os seus amigos: Facebook

Empresa importadora luso-canadiana...

Comemora 50 anos de negócios

Por Elisa Fonseca, Agência Lusa

 

ferma office

Montreal - A empresa luso-canadiana Ferma Foods Products, importadora de produtos alimentares portugueses para o Canadá, está a comemorar 50 anos de atividade.

Presidida por António Belas, a Ferma é um dos principais fornecedores de alimentos portugueses ao comércio a retalho e à restauração portuguesa no mercado canadiano.

Para assinalar o aniversário da firma, António Belas promoveu na tarde de sábado um encontro de confraternização num restaurante português em Montreal, na qual estiveram presentes, além de outros convidados, membros da família Rocha, ligada à fundação da empresa em 1961.

Em breves palavras dirigidas aos presentes, António Belas louvou os 28 anos de gestão da empresa por parte da família Rocha a que se somam outros 22 anos sob a sua direção.

Em declarações à Lusa o antigo gestor, Fernando Rocha, recordou o historial da Ferma, que embora hoje esteja sediada em Toronto, foi originariamente criada em Montreal por três sócios - Américo Vasconcelos, Fernando Soares e Manuel Jesus, a quem se juntou Armando Rocha que passado pouco tempo assumiu a gestão.

Segundo contou, a própria denominação «Ferma» deriva da junção dos primeiros nomes dos dois sócios Fernando e Manuel, tendo a empresa começado por fazer importações de peixe e outros produtos alimentares de Portugal para os fornecer a mercearias situadas na zona portuguesa de Montreal, mas com o aumento de negócios criou as suas marcas próprias.

Numa estratégia de diversificação de negócios, a Ferma abriu nos anos 70 uma filial na cidade de Toronto, que se encarregaria de fornecer o mercado retalhista naquela região.

Porém, na sequência de uma tragédia familiar, Armando Rocha decidiria vender a empresa aos Belas em 1989, o que levou à centralização dos negócios em Toronto, embora ainda hoje mantenha a empresa de Montreal.

António Belas foi agraciado este ano com o grau de Comendador da Ordem de Mérito portuguesa, atribuída pelo Presidente da República, Cavaco Silva, por ocasião do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2021