logo
rss  Vol. XV - Nº 253         Montreal, QC, Canadá - quarta-feira, 03 de Junho de 2020
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContacto arrowÚltima hora arrowClima
Partilhe com os seus amigos: Facebook

Música:

Portugal prepara investida de pop rock no Canadá

Lisboa - Portugal vai ser o país convidado da edição de 2012 da Canadian Music Week, em março em Toronto, onde tentará promover a música portuguesa com concertos e contactos com profissionais do meio discográfico.

2012_da_canadian_music_week
Foto: Internet

O Canadian Music Week decorre de 21 a 25 de março e é descrito como um festival e um mercado de negócios e espaço de discussão sobre música, mas também sobre cinema.

Portugal e Espanha vão ser os países em destaque da próxima edição, estando confirmada a presença de vários artistas nacionais: David Fonseca, Blasted Mechanism, Mazgani, Linda Martini, Murdering Tripping Blues, Miss Lava, Norton, Gomo, Youthless, Orelha Negra e também Mikkel Solnado.

"Estes são já os artistas confirmados, mas há mais que poderão juntar-se ao cartaz», disse à agência Lusa Nuno Saraiva, um dos promotores da iniciativa portuguesa no Canadá, considerando-a «a maior atividade de exportação de sempre da música pop rock» nacional.

O Canadian Music Week é uma espécie de South by Southwest (evento de concertos que decorrem em simultâneo em várias salas de Austin, no Texas) e MIDEM (o mercado internacional da edição discográfica, que acontece em Cannes, França).

No total, na edição de 2012 estão previstas cerca de 900 atuações de artistas de todo o mundo em 60 recintos de Toronto.

A presença de Portugal neste evento no Canadá surgiu na sequênciai de vários contactos feitos entre o agente discográfico Steve Bootland, que distribui música portuguesa no mercado internacional, e os promotores Nuno Saraiva e Luís Tomás, de duas empresas de agenciamento de artistas portugueses.

A presença daquele grupo de artistas no Canadá incluirá concertos e contactos com cerca de três mil profissionais do setor discográfico e com meios de comunicação social especializados.

"Portugal tem uma nova geração de talentos na vertente pop rock e nunca houve um exercício [recente de exportação] na área do pop rock», disse Nuno Saraiva.

A cinco meses do evento, Nuno Saraiva explicou que necessita ainda de reunir apoio de patrocinadores para garantir a presença em Toronto de uma comitiva de artistas, agentes e promotores.

O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

Apesar das resistências encontradas na imprensa portuguesa em geral, o LusoPresse decidiu adoptar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa pelas razões que já tivemos a oportunidade  de referir noutro local.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.
 
Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2020