logo
rss  Vol. XV - Nº 253         Montreal, QC, Canadá - quarta-feira, 03 de Junho de 2020
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContacto arrowÚltima hora arrowClima
Partilhe com os seus amigos: Facebook

Crédito malparado

Empréstimos a famílias atinge taxa recorde

 

mau_credito
Foto: Euro Bank

Lisboa - O crédito malparado representava 3,2 por cento do total dos empréstimos a particulares, um nível recorde, segundo dados disponibilizados hoje pelo Banco de Portugal (BdP).

Os empréstimos concedidos pela banca portuguesa às famílias representavam 140,8 mil milhões de euros em agosto; destes, 4.517 milhões (ou 3,2 por cento) são considerados de cobrança duvidosa.

A taxa de 3,2 por cento para o crédito malparado a particulares é a mais alta desde que há registo nas tabelas do Boletim Estatístico do BdP, cujos dados mais antigos são de dezembro de 1997.

O crédito a particulares - que inclui o crédito à habitação (80,9 por cento do total), o crédito ao consumo (10,7 por cento) e para outros fins (8,4 por cento) - cresceu 0,2 por cento em agosto relativamente ao mesmo mês do ano passado. Este crescimento ocorreu apenas no crédito à habitação (mais 1 por cento), enquanto o crédito ao consumo teve uma queda homóloga de 3,7 por cento.

O peso dos créditos malparados é mais significativo no crédito ao consumo e para outros fins (onde atinge taxas próximas dos 10 por cento), mas também está a subir no crédito à habitação - onde, numa massa total de 113,9 mil milhões de euros, 2.057 milhões são créditos de cobrança duvidosa.

O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

Apesar das resistências encontradas na imprensa portuguesa em geral, o LusoPresse decidiu adoptar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa pelas razões que já tivemos a oportunidade  de referir noutro local.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.
 
Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2020