logo
rss  Vol. XIV - Nº 250         Montreal, QC, Canadá - segunda-feira, 13 de Julho de 2020
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContacto arrowÚltima hora arrowClima
Partilhe com os seus amigos: Facebook

Bilhete de Lisboa

 

Por Filipa Cardoso

Novos hotéis no Alentejo

 

o_hotel_do_lago,_do_grupo_cshoteis
Hotel do Lago Montargil

Nesta altura do ano em que ainda não está um calor sufocante é muito agradável dar um passeio pelo Alentejo. Desta vez fui visitar duas barragens, a de Montargil, perto de Mora, e a do Maranhão, em Avis.

A Barragem de Montargil foi inaugurada em 1958 e tinha como principal objetivo a irrigação do Vale do Rio Sorraia. Esta barragem serve não só para a rega como é muito utilizada para a prática de desportos náuticos. Foi com grande espanto que numa das curvas da estreita estrada que ladeia a barragem fui confrontada com um imenso palmar e um moderno hotel de 5 estrelas. O Hotel do Lago, do grupo CSHoteis, foi inaugurado em Abril deste ano. Tem 126 unidades de alojamento, 4 piscinas exteriores, um Spa, 4 salas de conferências e vários restaurantes. O hotel tem uma situação fantástica sobre a barragem e os hóspedes têm ao seu dispor um clube náutico e uma marina. É realmente extraordinário encontrar em plena paisagem alentejana um hotel de linhas tão modernas e luxuosas.

No caminho ainda houve tempo para ir visitar a vila de Brotas. Em Brotas existe uma pequena ermida, Igreja de Nossa Senhora de Brotas, edificada pela Ordem Militar de S. Bento de Avis na segunda metade do século XV. Nos séculos seguintes houve um grande fluxo de romeiros que fez com que surgisse esta povoação, de casas encavalitadas no declive ao redor da ermida. Nessas casas ainda existem lápides indicando as confrarias a que as casas pertenciam.

Perto de Brotas existe a Torre das Águias, fantástica torre retangular, desconhecida de muita gente apesar de ter sido considerada monumento nacional. Esta Torre de estilo manuelino, do Século XVI, tem 4 pavimentos e alguns dos tetos são cobertos com abóbada de ogivas nervuradas. O terraço é rematado por coruchéus cónicos. Infelizmente este monumento encontra-se num estado lastimoso de abandono.

Seguindo viagem chegámos à barragem do Maranhão, inaugurada em 1957, e que aproveita as águas das ribeiras de Seda, de Avis, de Sarrazola e de Alcôrrego. Por simples curiosidade seguimos as indicações «Herdade da Cortesia - Hotel». Fiquei espantada com a perfeita comunhão da construção com a paisagem. Luís Ahrens Teixeira, um dos sócios, antigo atleta de alta competição de remo elegeu estas paragens como o melhor sítio para praticar a modalidade. Esta barragem tem as características ideais para a prática do remo dado que tem muito pouco vento e ausência de barcos a motor. A partir daí foi só um passo e em 2009 o hotel foi inaugurado.

O hotel está construído numa herdade de 47 hectares e dispõe de 30 quartos, um ginásio e uma espetacular piscina. Os hóspedes podem dispor de cavalos, de barcos e de bicicletas.

Desde a sua inauguração várias equipas olímpicas de remo utilizam regularmente este hotel como base para os seus treinos.

Voltei a casa muito feliz com tudo o que vi - a paisagem alentejana é, nesta altura do ano, ótima para elevar o moral.

O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

Apesar das resistências encontradas na imprensa portuguesa em geral, o LusoPresse decidiu adoptar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa pelas razões que já tivemos a oportunidade  de referir noutro local.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.
 
Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2020