logo
rss  Vol. XV - Nº 248         Montreal, QC, Canadá - sexta-feira, 05 de Junho de 2020
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContacto arrowÚltima hora arrowClima
Partilhe com os seus amigos: Facebook

Benjamin Pimentel :

Retrato de um mágico da imagem

Jules Nadeau



Após 24 anos bem ocupados na Photo Galicia, Benjamin Pimentel e Maria de Lourdes acabam de fechar a porta da instituição bem conhecida do boul. Saint-Laurent. Uma multidão de compatriotas por ali desfilou. Todos estavam desejosos de gravar as grandes etapas da vida. Nascimentos, primeiras comunhões, confirmações e casamentos. Quem é que não tem uma recordação de família com a assinatura da Photo Galicia no salão?

benjamim pimentel
Em 24 anos, o fotógrafo Benjamim Pimentel e Maria de Lurdes viram desfilar toda a comunidade no seu estúdio Photo Galicia
Foto: Jules Nadeau, LusoPresse

Quem é este Benjamim Pimentel que vos mandou dizer «queijo» no seu estúdio? É um artista hábil das suas mãos e que aprendeu a fotografia por si mesmo, com o seu próprio Nikon, os seus livros, os seus testes e um espírito curioso.

Um dia, em 1984, um fotógrafo profissional deu ordens ao amador que ele era de ir «fazer um casamento». É o seu primeiro trabalho sozinho. «Tu és capaz!» disse-lhe o outro com razão. Missão cumprida! Em 1987, ele dá um grande impulso à sua vida ao comprar a Photo Galicia do homem de negócios João Carvalho.

A força de Benjamin Pimentel? Primeiro, «é um homem inteligente», resume um jornalista que o conhece desde jovem em São Miguel. Depois, o seu gosto pela tecnologia, isto é, os aparelhos último grito e o numérico. Sempre em dia! É precisamente o numérico que faz dele um verdadeiro mágico em matéria de retoques.

Não somente ele repara as fotos antigas estragadas, mas faz aparecer pessoas lado a lado, assim como as faz desaparecer. «Não tenho nenhuma fotografia de mim com o meu marido», queixa-se uma mulher? Não se preocupe, numa hora de trabalho, por 120 dólares, ele cria uma maravilhosa fotografia inédita do casal. Resultado alucinante ao comparar com o original.

Por detrás da câmara, há Benjamin Pimentel e por detrás de Benjamin há a Maria de Lourdes. A sua infatigável colaboradora. Fizeram 24 anos na Photo Galicia e 48 anos de casados. Os amorosos são ambos originários de Cabouco (Lagoa) e foi ela que primeiro chegou a Montreal para vir ter com um cunhado. Estão casados desde 1963. Têm três filhos adultos.

LusoPresse quis fazer um balanço da carreira deste observador privilegiado da comunidade. Como é que o autodidata se impôs na sua profissão e porque é que acaba de fechar a loja? No próximo número, o nosso repórter Jules Nadeau vai fazer o retrato. Escrito. A partir de horas de entrevista na residência montrealense do casal. Um reformado todo equipado ainda pronto para vos fotografar para a posteridade. Fotógrafo um dia, fotógrafo para sempre!

A seguir.

Ler aqui a versão francesa

O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

Apesar das resistências encontradas na imprensa portuguesa em geral, o LusoPresse decidiu adoptar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa pelas razões que já tivemos a oportunidade  de referir noutro local.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.
 
Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2020