logo
rss  Vol. XV - Nº 241         Montreal, QC, Canadá - sábado, 08 de Agosto de 2020
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContacto arrowÚltima hora arrowClima

No mês de abril

Jovens jogadores em Portugal

Norberto Aguiar

Por Norberto Aguiar

É Luís Timóteo o timoneiro de um grupo de jovens jogadores de futebol que está de partida para Portugal, mais precisamente para o Algarve (Vila Real de Santo António), e que vai participar no Mundialito de Futebol daquela província portuguesa, um «velho» torneio juvenil organizado, curiosamente, por um antigo jogador de futebol argentino, Godoy de seu nome, e com quem Luís Timóteo tem excelentes relações. A partida para o nosso país, que se fará via Londres, está marcada para o dia 13 de abril próximo.

 

no mes de abril joens em portugal

Mas antes, Luís Timóteo e a sua equipa, que isto de levar um grupo de futebol a Portugal é coisa que não acontece do pé para a mão, tem marcada para sábado, dia 26 de março, uma festa de angariação de fundos, uma das maneiras encontradas para fazer face aos enormes encargos que acarreta a viagem. O evento, para quem estiver interessado em ajudar estes jovens luso-descendentes (alguns são de outras origens, o que vem dar ao mesmo) neste sonho de jogar no país dos seus pais - ou avós, nalguns casos - é na Associação Portuguesa do Canadá, que logo que foi abordada não hesitou em pôr as suas instalações à disposição do grupo que trabalha e apoia o Luís Timóteo.

E para dar ainda maior (I)mpacto à festa, a organização da viagem convidou Marc dos Santos, atual treinador de futebol do Impacto, que logo aceitou o repto de estar presente. E com ele virão dois jogadores, não se sabendo, no momento em que se redige estas linhas, quem. Já agora, não seria de admirar que um deles fosse o António Ribeiro, o único jogador português do conjunto quebequense.

Por tudo o que fica dito, o LusoPresse apela então para que todos os desportistas, não aqueles de sofá, que só têm paleio para o falar de soslaio, marcarem presença na APC no sábado, dia 26 de março de forma a tomarem parte no jantar de angariação de fundos de apoio à viagem dos jovens jogadores montrealenses a Portugal. Na ocasião, para além da boa comida, haverá muita música para dançar.

Treinador há três anos

Se bem que haja uma forte equipa por detrás desta viagem a Portugal, a verdade é que o homem forte deste projeto é Luís Timóteo, um jovem industrial do ramo automóvel há cerca de 10 anos a viver em Montreal. Além de dirigir a equipa organizativa responsável pela digressão, Luís Timóteo é também o treinador da equipa, que numa primeira abordagem nos disse que «... faço parte do Clube Panelineos», do qual advêm os atletas. Depois, também nos disse que «esta não é a primeira viagem ao Mundialito do Algarve». Com este, os jovens do Panelineos, se bem que em idades mais baixas, «é a terceira vez que vamos a Portugal». E quando se lhe pergunta pelos resultados, Luís Timóteo avança, dizendo que «isso não é o mais importante. Para quem joga com equipas de Espanha, Inglaterra, Alemanha e outras, algumas oriundas de clubes como o Liverpool ou o Real Madrid, o que interessa mesmo é a experiência vivida!».

Os jovens que vão a Portugal nasceram em 1999. Eles vão integrar o Grupo 19 e além dos jogos no Algarve, têm marcados mais dois encontros, um em Lisboa e outro no centro de Portugal.

O regresso a Montreal dar-se-á a 26 de abril.

Para informações ou apoio: 514.941-0475 (Luís Timóteo).

O tempo no resto do mundo

Acordo Ortográfico

Apesar das resistências encontradas na imprensa portuguesa em geral, o LusoPresse decidiu adoptar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa pelas razões que já tivemos a oportunidade  de referir noutro local.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.
 
Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2020