logo
rss  Vol. XV - Nº 241         Montreal, QC, Canadá - segunda-feira, 03 de Agosto de 2020
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContacto arrowÚltima hora arrowClima

Inaugurado novo reservatório

Por Ana Paula Fonseca

 

inaugurado novo reservatori ricardo silva

Ribeira Grande - O Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Ricardo Silva, inaugurou o Reservatório do Pico da Madeira, na vila de Rabo de Peixe e que vem reforçar o abastecimento de água à zona oriental de Rabo de Peixe.

Uma obra orçada em mais de 650 mil euros, e que faz parte de um sistema em construção nos últimos cinco anos e que visa reforçar o abastecimento de água no concelho, principalmente na zona poente (Rabo de Peixe, Calhetas e Pico da Pedra), que durante o Verão, sofria com a escassez de água.

O investimento camarário nos últimos cinco anos na rede de abastecimento de água ascendeu os 10 milhões de euros, e que se justificou, segundo o presidente da autarquia para fazer face "ao crescimento populacional e urbano no concelho".

Para Ricardo Silva foi uma obra "necessária e revela o verdadeiro sentido do Poder Local e que é o de servir as populações".

Este reservatório faz assim parte de uma rede de infraestruturas já construídas, como são os casos da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Pico Vermelho, o Adutor do Pico Vermelho, a Estação Elevatória da Mediana, a Estação Elevatória e Reservatório das Alminhas e Reservatório do Pico de Água. Uma rede que disponibiliza mais de 12 mil e 700 m3 de água

Em construção encontra-se o Reservatório da Conceição das Vinhas e em Abril será lançado o Reservatório das Courelas. Os próximos investimentos e como garantiu Ricardo Silva, serão dirigidos para o reforço de abastecimento de água na Maia, com a construção da Estação Elevatória e reservatório da Viola.

O reservatório do Pico da Madeira possui uma capacidade de 1000 m3 e é alimentada pelas nascentes da Encosta Norte da Lagoa do Fogo e ainda pela captação superficial do Salto do Cabrito, onde a água é tratada na ETA do Pico Vermelho, segue por gravidade até à Estação Elevatória da Mediana e finalmente é bombeada para este reservatório.

O tempo no resto do mundo

Acordo Ortográfico

Apesar das resistências encontradas na imprensa portuguesa em geral, o LusoPresse decidiu adoptar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa pelas razões que já tivemos a oportunidade  de referir noutro local.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.
 
Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2020