logo
rss  Vol. XV - Nº 241         Montreal, QC, Canadá - quarta-feira, 25 de Novembro de 2020
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContacto arrowÚltima hora arrowClima

Entre a Câmara de Angra e Tertúlia Tauromáquica

Feira de São João 2011...

Marca concretização de protocolo

 

entreacamaradeangraetertuliatauromaquica

Angra do Heroísmo - A edição de 2011 da Feira de São João, que irá decorrer entre os dias 22, 24, 25 e 26 de Junho no âmbito das Sanjoaninas, na Monumental Praça de Toiros da ilha Terceira, marca o primeiro passo da materialização do protocolo estabelecido entre a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo (CMAH) e a Tertúlia Tauromáquica Terceirense (TTT), entidade responsável pela organização de uma das melhores feiras de Portugal.

Neste contexto, segundo o presidente da TTT, Arlindo Teles, o acordo motiva ainda mais o sentido de responsabilidade do projeto colocando assim a fasquia a um nível bastante mais elevado.

"Numa terra que gosta de afirmar a sua afición aos toiros e quer ser Capital Atlântica da Tauromaquia não deve querer ter apenas uma das melhores feiras de Portugal mas, sim, a melhor", considera.

Para o efeito, destaca os toureiros espanhóis El Juli, Talavante (toureio a Pé, 2º e 4º lugares do escalafón de 2010), e o português João Moura Filho (toureio a Cavalo, 1º lugar do escalafón de 2010) como as três figuras de proa de um cartel composto por duas corridas a cavalo, uma mista e outra a Pé.

"É uma feira marcadamente eclética", afirma Arlindo Teles considerando o jovem El Juli uma "garantia de qualidade e sucesso" que, aliás, revelou-se triunfador nas Sanjoaninas 2009. "É importante para cativar o nosso público", acrescenta.

No âmbito do protocolo entre a autarquia angrense e a TTT, Arlindo Teles salienta o entendimento com os ganadeiros locais para a lide com toiros de quatro anos na Feira de São João, adiantando que, para já, só é possível no toureio a cavalo.

"O que nos move é ter um animal adulto, com mais trapio, dando assim mais dignidade e prestígio à feira das Sanjoaninas. Normalmente são lidados animais de três anos e, como tal, para o ano de 2011 não havia toiros de quatro anos. Foi preciso acertar as camadas e, assim, a feira deste ano teve de recorrer a toiros do continente e de Espanha", explica.

Não menos importante, continua, é a Corrida Concurso de Ganadarias que, nas palavras do responsável, conta com "a mais prestigiada participação de sempre": ganadaria espanhola Pablo Romero; ganadarias portuguesas Palha e Murteira Grave e, ainda, os ferros terceirenses Rego Botelho, José Albino Fernandes e João Gaspar.

De entre os quatro dias de corridas, Arlindo Teles exalta a corrida Goyesca, ou, por outras palavras, um espetáculo à Antiga Espanhola, que será a primeira a realizar na ilha Terceira.

O protocolo entre a CMAH e a Sociedade Tauromáquica Progresso Terceirense (STPT) cumpre contrato com outros grandes toureiros como Vítor Ribeiro (toureio a cavalo), Uceda Leal, Leandro Marcos e Ivan Fandiño (todos toireio a Pé), e, a nível local, com Tiago Pamplona (triunfador toureio a cavalo nas Sanjoaninas 2010); Rui Lopes (marcará a sua 2ª temporada de Alternativa); e João Pamplona.

São os grupos de Forcados da Tertúlia Tauromáquica Terceirense; Aposento de Turlock; e Amadores do Ramo Grande, os nomes que figuram no cartel 2011 da Feira de São João.

Na vertente da tauromaquia popular, e à semelhança dos anos anteriores, as tradicionais touradas à corda terão lugar no Porto das Pipas, Avenidas, Alto das Covas, São Pedro e Rua de São João.

Neste sentido, o presidente da comissão das Sanjoaninas, este ano intituladas "Angra, Festa Brava", agradece o trabalho em parceria desenvolvido pela TTT, sublinhando a importância do acerto de datas tendo em conta que a semana festiva (17 a 26 de Junho) decorrerá ao mesmo tempo dos Bodos.

"Para respeitar as freguesias e as touradas à corda promovidas nessa altura", justifica André Avelar, adiantando que, para fazer jus à temática das festas de 2011, "praticamente quase todos os dias de festa realizar-se-ão touradas promovidas pela comissão, pela TTT ou pelas comissões de festas das freguesias que nos têm ajudado imenso a calendarizar as datas em benefício de todos", diz.

Já Andreia Cardoso, autarca de Angra do Heroísmo, manifesta o seu agrado com a formalização do referido protocolo entre o município e a TTT, exaltando o papel dessa entidade na promoção do toiro e da tauromaquia a nível local, nacional e no estrangeiro.

"É preciso depositarmos ambição quando queremos levar mais longe o nome do nosso concelho e da nossa ilha num aspeto tão particular como é esse nicho dos toiros", considera a edil referindo o aspeto turístico da área. "Pode potenciar a nossa promoção turística e a nossa afirmação enquanto Capital dos Açores na vertente tauromáquica", avança.

A responsável pelo município angrense congratula igualmente a cooperação entre todas as entidades intervenientes, desde os ganadeiros à comissão de festas das freguesias do concelho, na consolidação do programa da 'festa brava'.

O programa taurino das Festas Sanjoaninas 2011 está orçado em 360 mil euros na totalidade.

O tempo no resto do mundo

Acordo Ortográfico

Apesar das resistências encontradas na imprensa portuguesa em geral, o LusoPresse decidiu adoptar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa pelas razões que já tivemos a oportunidade  de referir noutro local.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.
 
Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2020