logo
rss  Vol. XV - Nº 241         Montreal, QC, Canadá - segunda-feira, 03 de Agosto de 2020
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContacto arrowÚltima hora arrowClima

Consulado-Geral de Portugal

Recenseamento Eleitoral - Consulta dos Cadernos

O Consulado-Geral de Portugal em Montreal informa que nos termos do n.º 1 do artigo 56º da Lei n.º 13/99, de 22 de Março, com as alterações introduzidas pela Lei n.º 47/2008, de 27 de Agosto (Lei do Recenseamento Eleitoral) os cadernos de recenseamento eleitoral relativos a esta jurisdição consular estarão publicamente expostos na chancelaria deste Consulado-Geral durante o mês de Março de 2011, para efeitos de consulta e reclamação. A data de referência dos referidos cadernos é 31 de Dezembro de 2010.

O Consulado-Geral de Portugal em Montreal aproveita ainda a oportunidade para lembrar que os cidadãos portugueses residentes no estrangeiro têm o direito de votar nas eleições para o Presidente da República, para a Assembleia da República, e para o Parlamento Europeu, sendo a sua participação nestes actos eleitorais um dever cívico que só pode ser exercido mediante o recenseamento eleitoral.

Assim, o Consulado-Geral de Portugal encoraja fortemente todo o cidadão português a promover o seu recenseamento eleitoral, para o qual apenas necessita de Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão válido com a indicação de residência no Canadá.

O tempo no resto do mundo

Acordo Ortográfico

Apesar das resistências encontradas na imprensa portuguesa em geral, o LusoPresse decidiu adoptar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa pelas razões que já tivemos a oportunidade  de referir noutro local.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.
 
Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2020