logo
rss  Vol. XV - Nº 239         Montreal, QC, Canadá - segunda-feira, 01 de Março de 2021
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowArquivos arrowContacto arrowÚltima hora arrowClima

Notícias de Lagoa

Câmara Municipal organizou noite «Cantar às Estrelas»

Por Carlos Rego

 

noticias lagoa 1

Nem o frio que se fez sentir afastou as centenas de pessoas que se deslocaram à Praça de Nossa Senhora do Rosário, conferindo-lhe uma enorme moldura humana, para mais uma Noite de Cantar às Estrelas.

Organizada pela Câmara Municipal de Lagoa, a Noite de Cantar às Estrelas deste ano contou com a participação de oito grupos do Concelho que voltaram a sair à rua para honrar uma tradição que marca o encerramento das festividades natalícias.

Grupo de Cantares Tradicionais de Santa Cruz, Grupo Som do Vento, Grupo Tradições dos Remédios, Associação Musical de Lagoa, Grujola, Grupo de Cantares Tradicionais do Cabouco, Sociedade Filarmónica Estrela D'Alva, e Sociedade Filarmónica Lira do Rosário foram os grupos que partiram em desfile desde o Largo de Sainte-Thérère até à Praça de Nossa Senhora do Rosário, local onde cada um interpretou dois temas alusivos a esta tradição.

Este foi, aliás, um evento que juntou muitos populares naquela praça, em torno de uma tradição que se tem cumprido há já vários anos no Concelho, em que todos os grupos participantes têm aderido de uma forma muito dinâmica e em que os participantes e espectadores têm aumentado a cada ano que passa.

A Noite deCantar às Estrelas, que encerra as festividades natalícias, é já uma tradição antiga oriunda dos Açores, que a Câmara Municipal de Lagoa tem tentado preservar, promovendo e apoiando ininterruptamente a sua realização nos últimos anos. Aliás, a autarquia lagoense tem ainda procurado descentralizar este evento, promovendo a sua realização alternada pelas várias Praças e espaços públicos da Vila da Lagoa como forma de dinamização dos mesmos.

Apostar cada vez mais nos grupos locais

ACâmara Municipal de Lagoa pretende apostar, cada vez mais, nos grupos lagoenses para dinamização do Concelho. A garantia foi expressa por João Ponte, Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, durante a comemoração dos 124 anos daSociedade Filarmónica Estrela D'Alva e que decorreu no Salão Paroquial de Santa Cruz.

 

noticias lagoa 2

Segundo João Ponte, numa altura em que as verbas não abundam e as dificuldades são cada vez maiores, há que apostar mais "naquilo que é genuíno, naquilo que é nosso", apoiando cada vez mais as filarmónicas e grupos do Concelho. Para o edil lagoense, este é um desafio para as instituições públicas, para que no futuro continuem a apoiar "tudo aquilo que é nosso", preservando, deste modo, as tradições e a cultura lagoense.

Reportando-se aos 124 anos da Sociedade Filarmónica Estrela D'Alva, o Presidente da Câmara Municipal de Lagoa felicitou a instituição mais antiga da Vila da Lagoa por mais este aniversário, uma felicitação que se estendeu a "todos aqueles que durante gerações passaram por esta banda, uma filarmónica que enche de orgulho o Concelho, tal como as demais instituições lagoenses".

Do programa de aniversário daSociedade Filarmónica Estrela D'Alva constou um concerto cuja abertura ficou a cargo do Grupo de Cantares Tradicionais de Santa Cruz, seguindo-se as atuações da filarmónica aniversariante, bem como da Sociedade Filarmónica Lira do Rosário, que não se deixou de associar a esta efeméride que encheu por completo o Salão Paroquial de Santa Cruz, local escolhido para a realização deste concerto.

Ainda no âmbito do programa de aniversário da Sociedade Filarmónica Estrela D'Alva houve lugar à tradicional Procissão e Missa em honra da sua Padroeira, N.ª Sr.ª da Estrela, desde a Ermida de Nossa Senhora da Estrela até à Igreja Matriz de Santa Cruz, uma procissão que contou com a presença da Sociedade Filarmónica Progresso do Norte, da Vila de Rabo de Peixe, a que se seguiu um convívio com os vários elementos desta banda filarmónica.

Promoção Dia Europeu da Internet Segura

No âmbito do Dia Europeu da Internet Segura que se comemorou no passado dia 8 de Fevereiro, a EML - Empresa municipal de urbanização, requalificação urbana e ambiental, e habitação social de Lagoa, E.M., assinalou a efeméride junto de jovens dos 6 aos 18 anos, em todos os seus postos de informática.

 

noticias lagoa 4

Este evento é organizado a nível europeu pela Insafe, rede de cooperação dos projetos que promovem a sensibilização e a consciencialização para uma utilização mais segura da Internet pelos cidadãos. A nível nacional, esta atividade foipromovida peloprojetoInternet Segurae pelaRede de Espaços de Internet, da qual os postos de informática de Lagoa estão associados.

Dois destes postos de informática, o de Atalhada e o de Remédios, promoveram uma ação de divulgação no passado dia 8, em que foi distribuído um folheto informativo alusivo ao tema e realizados jogos on-line propostos pela organização. Os restantes três postos, nomeadamente o Lago@.com, o de Santa Cruz e o do CEFAL, realizaram ações de sensibilização sobre o tema.

Com esta iniciativa, a empresa municipal procurou aliar o gosto pelas novas tecnologias à vertente lúdica, abordando temas que têm vindo a assumir uma importância cada vez mais pertinente, nomeadamente, a segurança na Internet.

O tempo no resto do mundo

Acordo Ortográfico

Apesar das resistências encontradas na imprensa portuguesa em geral, o LusoPresse decidiu adoptar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa pelas razões que já tivemos a oportunidade  de referir noutro local.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.
 
Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2021