logo
rss  Vol. XV - Nº 239         Montreal, QC, Canadá - segunda-feira, 01 de Março de 2021
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowArquivos arrowContacto arrowÚltima hora arrowClima

Os Serrantonienses

Os Serrambanas e uma Boa causa

Por Arlindo Vieira

Um grupo de emigrantes oriundos da Serra de Santo António, inspirados pelo santo padroeiro da terra, protetor de coisas perdidas e para quem não há causas perdidas, decidiu organizar uma festa de angariação de fundos a favor do Centro de Bem-Estar Social da sua terra natal.

 

serradesantoantonio

Esta obra em construção que inclui um centro de dia, uma creche e um lar de idosos vai servir em prioridade a população da Serra de Santo António, uma aldeia do concelho de Alcanena, no distrito de Santarém, que muitos conhecem pelas suas famosas Grutas e pelas particularidades da sua paisagem.

É esta terra que os seus antepassados compartimentaram com muros de pedra que lhe dão um aspeto tão característico que muitos Serrantonienses espalhados pelo mundo transportam no coração. Tão longe mas tão perto, que ficou logo certo que não ficariam indiferentes ao apelo lançado pelos conterrâneos do outro lado do oceano.

Pese embora o padroeiro da Serra ser conhecido por milagreiro e os tenha ajudado a transformar as pedras em pão, de há muito que os serranos sabem que os milagres não acontecem assim do pé para a mão, sem empenho e dedicação.

Mas também há muito que se sabe que sendo do meio das pedras, seus corações de pedra não são. Demos as mãos e mãos à obra!, foi a conclusão da primeira reunião. Para já foi organizado um belo serão para o qual se espera que amigos e conhecidos também deem uma mão.

Os Serrambanas, um conjunto musical de conterrâneos radicados em Vancouver e que tem espalhado o seu talento pelo mundo, logo disseram que não podiam dizer não, que era só apanhar o avião. E lá estarão a fazer a animação.

Por isso, no próximo dia 26 de Fevereiro faça uma pausa, desfrute um bom jantar, aprecie a boa música e apoie uma bela causa.

Para adquirir bilhetes para este evento de solidariedade que terá lugar no Salão de receções Château Princesse em Saint-Leonard (6452, rue Jean-Talon Est (esquina com a Langelier) contacte Clementina Santos (450 655 8575) ou David Loureiro (514 264 0613).

O tempo no resto do mundo

Acordo Ortográfico

Apesar das resistências encontradas na imprensa portuguesa em geral, o LusoPresse decidiu adoptar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa pelas razões que já tivemos a oportunidade  de referir noutro local.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.
 
Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2021