logo
rss  Vol. XV - Nº 238         Montreal, QC, Canadá - domingo, 05 de Abril de 2020
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowArquivos arrowContacto arrowÚltima hora arrowClima

Governo assinala 90º aniversário do Santa Clara

 

santa clara 2

O Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos homenageou o Grupo Desportivo de Santa Clara, em Ponta Delgada, pelos 90 anos da associação desportiva micaelense.

No jantar que assinalou o aniversário do clube, José Contente referiu que os 90 anos homenageiam todos, desde o Capitão Rebelo, que souberam levar o bom nome da esta equipa o mais longe possível.

"Estamos a comemorar a força de um clube que persistiu e resistiu durante 90 anos, e que vai persistir e resistir durante muito mais anos porque os açorianos têm essa capacidade de aqui, no meio do Atlântico, resistir e persistir a todas as contingências e a todas as dificuldades que impendem sobre um território descontínuo", frisou o governante.

santa clara 3

O Secretário Regional, em representação do Presidente do Governo, constatou que não é fácil uma associação desportiva desta natureza completar 90 anos, sobretudo num território insular e disperso geograficamente, no entanto, afirmou, "esta é uma Região que tem a força e o saber daqueles que se integram nas causas desportivas e sociais e que levam o nome dos Açores mais longe e mais alto. Já foi assim com o Santa Clara na Primeira Liga e na Liga de Honra".

E como o presente se constrói nas vitórias e conquistas do passado, o membro do executivo açoriano relembrou os êxitos da equipa açoriana que, durante os Governos de Carlos César, já participou três épocas na Primeira Liga, venceu a Liga de Honra em 1997/1998 e venceu igualmente a Segunda Liga em 2000/2001.

É precisamente para garantir a boa formação dos atletas açorianos, o bom desempenho das equipas e as vitórias dos clubes regionais que o Governo Regional investe na actividade desportiva. Anualmente, o Governo dos Açores dedica um importante investimento ao desporto regional, nomeadamente, na formação e na actividade desportiva, que representa 85 por cento dos 13,4 milhões de euros.

"E é assim que devemos continuar, apoiando sobretudo os escalões de formação que são escolas de valores e que devem ser transmitidos às gerações mais novas para que a sociedade dos Açores se constitua segundo esses mesmos valores", acrescentou José Contente.

O tempo no resto do mundo

Acordo Ortográfico

Apesar das resistências encontradas na imprensa portuguesa em geral, o LusoPresse decidiu adoptar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa pelas razões que já tivemos a oportunidade  de referir noutro local.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.
 
Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2020