logo
rss  Vol. XV - Nº 238         Montreal, QC, Canadá - domingo, 05 de Abril de 2020
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowArquivos arrowContacto arrowÚltima hora arrowClima

Impacto de Montreal:

Nova época já começou

Norberto Aguiar

Por Norberto Aguiar

Como já todos sabem, a equipa de futebol profissional Impacto de Montreal ingressa, em 2012, na MLS - Major League Soccer. E por que é assim, a temporada de 2011, que já começou nos bastidores, como veremos adiante, e que tem, futebolisticamente falando, o seu início marcado para o dia 9 de Abril, na Florida, será uma de transição, onde os dirigentes montrealenses não podem ir nem tão depressa, nem tão devagar... sendo no entanto certo que eles têm de agir bem e com segurança.

 

impacto
Nick di Santis, Matts Jordan e JoeySaputo
Foto: Pépé

Não podem ir muito depressa porque ainda falta um ano - Março de 2012 - para o ingresso na nova liga e por isso a equipa dirigente não pode entrar em loucuras na compra de melhores jogadores. Também não podem ir muito devagar por que será prejudicial, isto na medida em que o Impacto arrisca-se a chegar à MLS sem uma equipa entrosada, o que será perigosíssimo, atendendo ao calibre do futebol que se pratica naquela divisão.

Parece no entanto sensato o que Joey Saputo está fazendo, ao promover um dos seus protegidos, Nick di Santis, a diretor desportivo, um cargo novo e que dá ainda mais poder ao até agora diretor técnico. Para seu adjunto, numa decisão que nos parece também muito acertada, foi escolhido, com alguma surpresa, diga-se, pois achamo-lo, aos 35 anos, ainda com capacidade para defender a baliza da formação montrealense, Matts Jordan.

Há quatro anos a defender as cores do Impacto com brilho desportivo, Jordan também marcou uma posição firme na defesa dos valores do clube. Agora que se retira dos terrenos de jogo, o seu lugar não podia ser outro que ficar-se pela sua estrutura, uma vez que é preciso muita capacidade e experiência para enfrentar as peripécias dum novo e importante projeto.

Esta nomeação de Matts Jordan para a estrutura dirigente do Impacto não foi feita de ânimo leve. Para além das suas qualidades de líder, que as fez salientar no balneário montrealense, Matts Jordan também é homem com experiência na MLS, pois nela jogou durante oito anos, defendendo as cores de equipas como o Rapids do Colorado (atual campeão norte-americano), FC Dallas e Columbus Crew. De resto, o seu principal trabalho valoriza o contacto com as organizações e clubes da MLS. De todas as pessoas contactadas, ninguém duvida da justeza desta escolha no seio do que a partir de agora passa a ser a nova equipa dirigente do Impacto, com o seu incansável presidente, Joey Saputo, à cabeça.

Calendário de jogos

Entretanto, foi divulgado o calendário de jogos para esta última época do Impacto na 2ª Divisão de Futebol do Norte da América. São 28 jogos, 14 intramuros, com as equipas, apenas 8, quando no ano passado eram 12, a defrontarem-se quatro vezes, o que, para nós, nos parece redundante. Mas é assim por culpa dos dirigentes que, por vezes, não têm o futebol como ponto de interesse principal, mas sim a defesa dos seus desejos pessoais. Foi assim que em 2010 as 12 equipas já pertenciam a praticamente duas ligas... Com o resultado que agora se vê.

Disto tudo, sobressai um ponto positivo: o surgimento de mais uma equipa canadiana, espera-se que com «cabedal» para aguentar a pedalada. Trata-se do Edmonton FC, que vem, de certa maneira, substituir o Whitecaps de Vancouver, que este ano é estreante na MLS, tal como o Timbers de Portland, do Estado de Oregon, não muito longe da Colômbia Britânica (mete-se apenas no meio o Estado de Washington).

Vejamos os acasalamentos:
 9 de Abril   Tampa Bay   Impacto
 16 de Abril   Caroline   Impacto
 23 de Abril   Impacto   Tampa Bay
 1 de Maio  Edmonton   Impacto
 14 de Maio   Impacto   Caroline
 21 de Maio   Tampa Bay   Impacto
 28 de Maio   Miami   Impacto
 4 de Junho   Impacto   Edmonton
 8 de Junho   Atlanta   Impacto
 12 de Junho   Porto Rico   Impacto
 18 de Junho   Impacto   Miami
 26 de Junho   Edmonton   Impacto
 29 de Junho   Impacto   Porto Rico
 3 de Julho   Caroline   Impacto
 13 de Julho   Impacto   Miami
 17 de Julho   Impacto   Atlanta
 22 de Julho   Minnesota   Impacto
 31 de Julho   Impacto   Porto Rico
 6 de Agosto   Impacto   Minnesota
 10 de Agosto   Impacto   Tampa Bay
 14 de Agosto   Impacto   Atlanta
 20 de Agosto   Impacto   Minnesota
 27 de Agosto   Minnesota   Impacto
 3 de Setembro   Miami   Impacto
 7 de Setembro   Porto Rico   Impacto
 11 de Setembro   Impacto   Caroline
 17 de Setembro   Impacto   Edmonton
 24 de Setembro   Atlanta   Impacto.
Note-se que até ao pontapé de saída no Campeonato, este calendário pode sofrer alterações.

Jogos de preparação

Os treinos do Impacto começam dia 7 de Fevereiro, em Brossard. A segunda fase da preparação realizar-se-á em Phoenix, no Arizona. Aqui, o Impacto defronta o Timbers de Portland, a 23 de Fevereiro, o Sporting Kansas City, a 26 de Fevereiro, e o FC Dallas, a 2 de Março.

O tempo no resto do mundo

Acordo Ortográfico

Apesar das resistências encontradas na imprensa portuguesa em geral, o LusoPresse decidiu adoptar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa pelas razões que já tivemos a oportunidade  de referir noutro local.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.
 
Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2020