logo
rss  Vol. XV - Nº 235         Montreal, QC, Canadá - sábado, 04 de Abril de 2020
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowArquivos arrowContacto arrowÚltima hora arrowClima

Em 2012, Ribeira Grande avança...

Com nova biblioteca e arquivo municipal

Por Ana Paula Fonseca

 Ribeira Grande - A Câmara Municipal da Ribeira Grande pretende dar por concluído, antes do final de 2011, os projetos de construção da Biblioteca e Arquivo Municipal da Ribeira Grande, sedeados atualmente num mesmo edifício para durante 2012 e 2013 lançar as obras a concurso.

A intenção foi manifestada pelo presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Ricardo Silva, na sessão de abertura do IX Encontro Regional Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, que decorreu recentemente no Teatro Ribeiragrandense, sob o tema "Sociedade da Informação - desafios para o séc. XXI".

"O ano de 2011 simboliza o fim de realização de dois projetos, a Biblioteca Municipal e o Arquivo Municipal da Ribeira Grande", sustentou Ricardo Silva para deixar a garantia de que "em 2012 e 2013 as obras serão lançadas a concurso".

A nova Biblioteca Municipal passará para o edifício da Casa da Natividade, antiga maternidade da Ribeira Grande, após obras de reabilitação e requalificação. Irá funcionar em dois pisos, sendo o rés-do-chão destinado a área infantil e o primeiro andar para adultos, para além de contemplar áreas de trabalho e espaços de apoio especializado e de apoio geral.

Relativamente ao Arquivo Municipal, este continuará funcionar no atual edifício, o antigo Externato Ribeiragrandense, sofrendo apenas obras de ampliação para as antigas garagens dos Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande (traseira do Arquivo Municipal).

O IX Encontro Regional Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas foi organizado pela Delegação Regional dos Açores da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, numa parceria com a Câmara Municipal da Ribeira Grande.

A sua realização na Ribeira Grande foi de grande importância para o concelho, segundo Ricardo Silva, já que "possuímos um valioso arquivo municipal", que constituiu um "verdadeiro instrumento de pesquisa por índice ideográfico e inventário aos arquivos públicos e privados do concelho".

É pretendendo salvaguardar a memória local e a operacionalidade do acesso e manuseamento à informação, que a autarquia tem investido em mais pessoal qualificado e nas novas tecnologias de comunicação. A nível de técnicos, a Ribeira Grande é o único município açoriano que tem nos seus quadros uma Técnica Superior de Arquivo. Já no próximo ano, e com vista a facilitar cada vez mais o acesso dos cidadãos, a autarquia vai disponibilizar on-line os catálogos da Biblioteca Municipal e Base de Dados do Arquivo Municipal.

O Encontro Regional Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas reúne perto de quatro dezenas de profissionais que desempenham funções, direta ou indiretamente relacionadas com a preservação da memória coletiva, tanto em bibliotecas, arquivos, museus e serviços de documentação.

O tempo no resto do mundo

Acordo Ortográfico

Apesar das resistências encontradas na imprensa portuguesa em geral, o LusoPresse decidiu adoptar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa pelas razões que já tivemos a oportunidade  de referir noutro local.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.
 
Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2020