logo
rss  Vol. XIII - Nº 234         Montreal, QC, Canadá - segunda-feira, 01 de Junho de 2020
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContacto arrowÚltima hora arrowClima
Partilhe com os seus amigos: Facebook

Variante a Rabo de Peixe...

Terá «promenade»

Por Ana Paula Fonseca

Variante a Rabo de Peixe.jpg

Rabo de Peixe, Ribeira Grande - A vila de Rabo de Peixe vai ter uma configuração moderna e urbana, ao longo da nova variante, em construção. O projecto de integração paisagística da obra pública assenta no conceito de «promenade», referiu o Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos.

Ao longo da via, na rotunda inserida na malha urbana e o novo arruamento resultado da construção da variante, prevalecerá um corredor verde que «vai oxigenar a artéria», sublinhou José Contente após a assinatura do contrato de empreitada de arranjo exterior, com a empresa João Vieira & Filhos, Lda.

O projecto prevê a plantação de árvores de médio porte e a implementação de mobiliário urbano, bancos e papeleiras ao longo do traçado. Nas zonas adjacentes vão ser criados espaços de lazer. No topo Poente vão ser colocados equipamentos para desportos radicais, nomeadamente um sistema de rampas e obstáculos desenhado para a prática de skate.

Numa outra área foi projectado um parque infantil, além de outros espaços dedicados à terceira idade, semicobertos e dotados de equipamento urbano apropriado.

«Esta «promenade», uma espécie de passeio público, desde a rotunda ladeando toda a faixa de estrada que ali se desenvolve, visa qualificar, humanizar e atribuir uma nova harmonia a uma nova artéria, que terá uma ciclovia, estacionamento e passeio em toda a extensão», garantindo segurança e espaços de lazer para quem lá transita», disse o governante.

A própria iluminação pública responde a padrões de modernidade e de consciencialização ambiental, será indirecta, colocada no pavimento, direccionada de forma a incidir indirectamente na sua superfície ou nas espécies arbóreas, evitando-se iluminação vertical.

Para José Contente, este contrato, de meio milhão de euros, inscreve-se na grande obra que se está a construir na vila de Rabo de Peixe, «uma obra com muitos cuidados sob o ponto de vista da qualidade e segurança, mas também a nível ambiental».

Prevê-se ainda no âmbito desta intervenção, que terá um prazo de execução de quatro meses, a recuperação ou reconstrução de muros de alvenaria de pedra seca.

De acordo com o Secretário Regional dos Equipamentos, a utilização destes espaços adjacentes por diferentes faixas etárias, o reforço da segurança, a selecção de materiais adequados, a preocupação com a própria iluminação pública, uma artéria urbana que delimita o ordenamento da vila a sul e que desviará o tráfego do interior da vila, «todos estes aspectos foram devidamente tidos em conta numa via pública que vai sofrer esta requalificação que permitirá que a vila de Rabo de Peixe dê mais um passo em prol de uma nova harmonia e de desenvolvimento sustentável».

Recorde-se que a empreitada de construção da nova variante a Rabo de Peixe, adjudicada a um consórcio de empresas regionais, implica um investimento de oito milhões de euros.

Açores
A vila de Rabo de Peixe vai ter uma configuração moderna e urbana, ao longo da nova variante, em construção. 
Variante a Rabo de Peixe.doc
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2020