logo
rss  Vol. XIII - Nº 234         Montreal, QC, Canadá - segunda-feira, 01 de Junho de 2020
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContacto arrowÚltima hora arrowClima
Partilhe com os seus amigos: Facebook

Bilhete de Lisboa

Por Filipa Cardoso

SÃO MARTINHO

 

castanhas assadas

No passado dia 11 de novembro comemorou-se, em Portugal, o dia de S. Martinho.

S. Martinho é um santo da Igreja Católica que nasceu em Panónia (região, atualmente, da Hungria) no ano 316. Segundo reza a lenda "Martinho era um valente soldado romano que estava a regressar da Itália para a sua terra, algures em França. Montado no seu cavalo estava a passar num caminho para atravessar uma serra muito alta, chamada Alpes, e, lá no alto, fazia muito frio, muito frio, vento e mau tempo.

Martinho estava agasalhado normalmente para a época: tinha uma capa vermelha, que os soldados romanos normalmente usavam. De repente, aparece-lhe um homem muito pobre, vestido de roupas já velhas e rotas, cheio de frio que lhe pediu esmola. Infelizmente, Martinho não tinha nada para lhe dar. Então, pegou na espada, levantou-a e deu um golpe na sua capa. Cortou-a ao meio e deu metade ao pobre. Nesse momento, de repente, as nuvens e o mau tempo desapareceram. Parecia Verão. Foi como uma recompensa de Deus a Martinho por ele ter sido bom.

É por isso que todos os anos, nesta altura do ano, mesmo sendo outono, durante cerca de três dias o tempo fica melhor e mais quente: é o "Verão de São Martinho".

(www.junior.TE.pt).

Esta lenda é representada por vários artistas anónimos e, também, pelos mais célebres, como por exemplo, pelo pintor El Greco, no quadro "San Martin y el Mendigo".

São Martinho torna-se Bispo de Tours, em França, no ano 371, magistério que exerceu por mais de 26 anos. Faleceu em 397 em Candes, perto de Tours, e a 11 de novembro é enterrado com pompa e circunstância.

São Martinho é também o Santo patrono dos alfaiates, dos cavaleiros, dos pedintes, dos produtores de vinho, e dos alcoólicos reformados.

Neste dia 11 de novembro festeja-se São Martinho com o magusto. O magusto é uma festa popular onde grupos de amigos e famílias se juntam à volta de uma fogueira, onde se assam e comem castanhas e se bebe água-pé, vinho ou jeropiga (bebida alcoólica tradicional portuguesa, que é preparada adicionando aguardente ao mosto da uva para parar a fermentação, ficando uma bebida mais doce e mais alcoólica que o vinho).

Há várias adivinhas e provérbios relacionados com este dia, que aqui recordo, a título de exemplo *:

 Provérbios

"No dia de São Martinho vai à adega e prova o vinho"

"No dia de São Martinho fura o pipinho"

"Se o Inverno não erra o caminho, tê-lo-ei pelo São Martinho"

"No dia de São Martinho mata o porco e bebe o vinho"

Adivinhas

"Tenho camisa e casaco / Sem remendo nem buraco / Estoiro como um foguete / Se alguém no lume me mete"

"Tem casca bem guardada / Ninguém lhe pode mexer / Sozinha ou acompanhada / Em novembro nos vem ver"

E, por fim, uma ladainha:

"Arre burrinho para S. Martinho / Carregadinho de pão e vinho / Arre burrinho para S. Tomé / Carregadinho de água-pé / Arre burrinho para Rio de Mouro / Carregadinho de pão e ouro".

 * Transcrito do trabalho de recolha sobre o "São Martinho", publicado na Net, pelos alunos da EB1/JI de Fitares - Rio de Mouro

Crónica
No passado dia 11 de novembro comemorou-se, em Portugal, o dia de S. Martinho.
Bilhete de Lisboa.doc
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2020