logo
rss  Vol. XIII - Nº 234         Montreal, QC, Canadá - segunda-feira, 01 de Junho de 2020
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContacto arrowÚltima hora arrowClima
Partilhe com os seus amigos: Facebook

Na vida de Toronto

Ana Bailão pretende envolver mais os portugueses

Elisa Fonseca, da Agência Lusa

Ana Bailao vencedora.jpg

Toronto, Canadá – A portuguesa Ana Bailão, recém-eleita vereadora na Câmara de Toronto, afirmou à Lusa que irá procurar envolver mais os portugueses na vida comunitária da cidade de Toronto.

A luso-canadiana, nascida em Alenquer, alcançou a vereação de Toronto, no círculo 18 do bairro de Davenport, conseguindo 43,7 por cento da votação (com um total de 6.277 votos), ficando mais dez pontos percentuais à frente do seu mais direto adversário, Kevin Beaulieu, (34 por cento).

A vitória de Ana Bailão traduz o regresso dos portugueses à vereação da Câmara de Toronto, que desde 2003 não conseguia presença portuguesa, na sequência de saída de Mário Silva, que se tornou deputado federal.

Questionada pela Agência Lusa sobre a vitória obtida, Ana Bailão considerou que «é uma grande alegria, mas é também uma grande responsabilidade» porque se trata de um bairro onde há «muito trabalho a fazer».

Sobre a comunidade portuguesa, que têm forte presença no seu bairro eleitoral, respondeu: «Nós temos que fazer um esforço, já que vivemos numa sociedade que tem orgulho em ser multicultural, no sentido de fazermos com que as pessoas tenham uma participação plena na sociedade e, portanto, como vereadora deste bairro tão diversificado pretendo envolver cada vez mais os portugueses na vida do quotidiano comunitário».

O voto eletrónico utilizado este ano pela primeira vez em Toronto permitiu um rápido apuramento dos resultados, em contagem real, e desde o anúncio dos primeiros resultados, Ana Bailão esteve sempre à frente no bairro 18, o que desde cedo gerou palmas e entusiasmo entre as cerca de três centenas de amigos e apoiantes que se juntaram na Casa dos Açores do Ontário, entre os quais o deputado federal canadiano Mário Silva.

«Sinto-me muito contente com o apoio demonstrado para a Ana Bailão. Acho que vai ser uma excelente vereadora na Câmara de Toronto. É uma pessoa de grande capacidade e de grande inteligência», comentou à Lusa Mário Silva.

«Foi aqui que também iniciei a minha carreira política, neste bairro de Davenport e acho que também a Ana vai ter um excelente e brilhante futuro na política», acrescentou o parlamentar de origem açoriana.

Por seu lado, a mãe da candidata, Maria Beatriz Bailão, confessou à Lusa que fez uma promessa a Nossa Senhora de Fátima.

«Eram por volta das cinco, cinco e meia [da tarde de segunda-feira], fui à Igreja de Santa Helena [em Toronto] e acendi uma velinha a Nossa Senhora de Fátima», disse, acrescentando que a filha merecia ganhar «porque tem trabalhado duramente para que tudo corresse pelo melhor».

«Quando eu for a Portugal, o primeiro passeio que eu vou é a Fátima e vou pôr cem dólares na Nossa Senhora de Fátima que eu lhe prometi, por causa da minha filha ter ganho», concluiu Maria Beatriz Bailão.

Política Canadiana
A portuguesa Ana Bailão, recém-eleita vereadora na Câmara de Toronto, afirmou à Lusa que irá procurar envolver mais os portugueses na vida comunitária da cidade de Toronto.
Ana Bailao vencedora.doc
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2020