Edição  Texto

Ano  XIII - Nº 194 Montreal, 18 de Dezembro de 2008 Notícias e comentários da comunidade lusófona
ARTIGOS E COMENTÁRIOS
Tempos & Tempos
Crónica de Natal
Mensagem de Natal de Sexa
Editorial
Blindness
Mario Dumont
Mensagem do Natal e Horario das Celebracoes
O governo conservador

  Editor: Norberto Aguiar
  Director: Carlos de Jesus
  Meteo

Links Úteis

Teia Portuguesa



Carrefour Lusophone


Viragem.net
Páginas de Montreal

Saturnia
Primeira Página Páginas Interiores
Enviar mail a Norberto Aguiar

No Canadá

Português é seleccionador nacional

Por Norberto Aguiar


António Fonseca, antigo defesa esquerdo do Benfica, Vitória de Guimarães e da Selecção Nacional Portuguesa é o novo seleccionador canadiano da equipa de futebol U-20 do Canadá, soube o nosso jornal.

A nomeação de António Fonseca foi decidida há duas semanas, pouco tempo antes da equipa partir para a Suíça, onde foi participar num torneio de dois jogos, que serviram de apoio à preparação da equipa para o torneio continental que aí vem. Trata-se do Campeonato da CONCACAF, da respectiva categoria, que se desenrolará do dia 5 ao dia 16 de Março de 2009, em Trindade e Tobago. Depois desta prova, o campeão e mais quatro outras equipas, naturalmente as que ficarem melhores classificadas, tomarão parte no Campeonato do Mundo da categoria, que se disputará no Egipto, de 25 de Setembro a 16 de Outubro 2009. No Egipto estarão presentes 24 equipas em representação de todos os continentes. Recorde-se que o último torneio mundial se disputou no Canadá – foi campeã a Argentina. Um grande êxito, desde o futebol apresentado até à aderência do público, que bateu todos os recordes. Nos 52 desafios, assistiram 1 195 239 espectadores. Coisa nunca vista. E não se esqueçam que o Canadá não é um país de futebol!...

Entretanto, na Suíça, os jovens jogadores canadianos defrontaram a equipa do Berna Sports Club e o seleccionado suíço. Os resultados foram dois empates, 2-2, no primeiro caso; 1-1, no jogo contra a selecção U-20 suíça.

Depois de um período em que foi treinador-adjunto do seleccionador da equipa «A» do Canadá, quando assessorou Stephen Hart, que é agora director-técnico nacional, Toni Fonseca, que há pouco tempo tinha entrado de novo para o staff técnico da Associação Canadiana de Futebol, vê-se agora com a grande responsabilidade de dirigir os U-20, numa altura, ano de 2009, particularmente movimentada, é no mínimo o que podemos dizer, pois que vêm aí os Campeonatos da CONCACAF e da FIFA... Principalmente no primeiro, o Canadá tem algumas responsabilidades, pois é uma prova que já venceu nos anos de 1986 e 1996.

Mas para um homem que já liderou, de resto com bons resultados, o Whitecaps de Vancouver e que na sua carreira de jogador chegou a ter muito bons treinadores, pensamos que Toni Fonseca pode levar este barco a bom porto e que é, no mínimo, qualificar a equipa na prova de Trindade e Tobago para o Mundial do Egipto.

Entretanto, dos 18 jogadores convocados, nove jogam fora do Canadá, como são os casos de Mattew Lam (Inglaterra, Sheffield United), Fabrice Lassonde (Alemanha, FC Ingolstadt 04), Paris Nakajima-Farran (Dinamarca, Naestved BK), Kennedy Owusu-Ansah (Alemanha, Hertha Berlin), Igor Pisanjuk (Hungria, Farencvaros), Shaun Saiko (Inglaterra, Middlesbourgh FC), Robert Stillo (Itália, Génova), Adam Straith (Alemanha, FC Energie Cottus) e Adam Street (Inglaterra, West Ham United).

Última hora

Na altura em que este jornal estiver chegando às mãos dos nossos leitores, a Selecção U-20 do Canadá estará defrontando, na Florida, a sua congénere do Haiti, em desafio amigável de preparação para o Campeonato da categoria, que aí vem, como descrevemos acima. Quatro dias depois, ainda na Florida, o Canadá defronta os Estados Unidos, pois esta equipa persegue os mesmos objectivos: preparar-se para a competição da CONCACAF.

Depois do estágio na Suíça, agora este estágio na Florida, região que tem o mesmo clima de Trindade e Tobago, ao contrário do país europeu, neste momento coberto de neve.

De referir que nesta convocatória para o «séjour» nos USA, já faz parte Sean Rosa, da Universidade de Rhode Island. Lembre-se que há tempos entrevistámos o lusodescendente, quando partia para integrar a equipa francesa do Metz. Pelos vistos a experiência durou muito pouco tempo...

Num grupo de trabalho de 20 jogadores, não deixa de ser interessante o facto de António Fonseca ter um português sob as suas ordens.





Copyright 2004-2006 LusoPresse
All copyrights acknowledged. All rights reserved.