Edição  Texto

Ano  XIII - Nº 194 Montreal, 18 de Dezembro de 2008 Notícias e comentários da comunidade lusófona
ARTIGOS E COMENTÁRIOS
Tempos & Tempos
Crónica de Natal
Mensagem de Natal de Sexa
Editorial
Blindness
Mario Dumont
Mensagem do Natal e Horario das Celebracoes
O governo conservador

  Editor: Norberto Aguiar
  Director: Carlos de Jesus
  Meteo

Links Úteis

Teia Portuguesa



Carrefour Lusophone


Viragem.net
Páginas de Montreal

Saturnia
Primeira Página Páginas Interiores


Jovens na Califórnia apresentam:

Projectos para aproximação à Diáspora

Por Afonso Pimentel










Os mandatários do Grupo Nova Geração, criado em Agosto, em Ponta Delgada, para lançamento de um documento síntese das necessidades dos jovens açorianos nas diferentes comunidades do País e estrangeiro, apresentaram domingo, em São José da Califórnia, o projecto do portal na Internet sobre a temática e os programas "Voluntaria-te" e "MostrAçores".



Entre os objectivos do Grupo Nova Geração, cuja sessão em São José decorreu na Casa do Benfica, figura a criação de um portal on-line para permitir uma maior aproximação das diversas associações das comunidades, através de uma ferramenta de trabalho cooperativa e agregadora que facilite a comunicação e a visibilidade do trabalho desenvolvido na diáspora. Uma consulta já desenvolvida junto de associações, Casas dos Açores e organizações associativas da diáspora, foram inventariadas necessidades gerais (comuns entre os diversos levantamentos efectuados) e necessidades específicas (consubstanciadas em actividades e propostas concretas de actuação).

Da lista de necessidades gerais constam o aumento da comunicação visando a promoção dos Açores como espaço de modernidade, a criação de um sistema de incentivo à mobilidade dos jovens da diáspora para a Região e formação dos jovens das Comunidades.

O portal de Internet apresentado na Califórnia tem lançamento previsto para o último trimestre de 2009 e pretende agregar todas as instituições das Comunidades e dos Açores que desenvolvem as suas actividades em prol da açorianidade, potencializando a comunicação comunitária e das Comunidades com os Açores.

Esta nova ferramenta possibilitará a todas as organizações disporem, sem custos, de páginas próprias de Internet, favorecendo o acompanhamento das novas tecnologias.

O programa "Voluntaria-te" permitirá, por outro lado, o intercâmbio de jovens dos Açores para as Comunidades e de jovens das Comunidades para os Açores, prevendo uma cidadania mais activa, de modo a aproximar realidades dos dois lados, através de trabalho voluntário nas instituições, pressupondo a estadia destes voluntários em famílias de acolhimento.

Os jovens voluntários envolvidos no programa, além de participarem activamente nas actividades das associações, vão viver no seio das Comunidades, favorecendo um maior conhecimento das realidades locais.

O "MostrAçores", outra das iniciativas apresentadas, projecta a divulgação dos Açores actuais (uma Região moderna e espaço de oportunidades), através de formatos digitais.

Na reunião de domingo, promovida pelas Direcções Regionais das Comunidades e Juventude, participaram cinco mandatários do Grupo Nova Geração e dois jovens lusodescendentes do Canadá, recentemente eleitos para o Conselho das Comunidades Portuguesas.







Copyright 2004-2006 LusoPresse
All copyrights acknowledged. All rights reserved.