logo
rss  Vol. IX - Nº 129         Montreal, QC, Canadá - sábado, 04 de Julho de 2020
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Partilhe com os seus amigos: Facebook

Exmo. Senhor

Presidente da Assembleia da República

REQUERIMENTO

A Agência de Notícias LUSA acaba de despedir um dos seus mais antigos correspondentes que desde há largos anos vinha exercendo funções em Toronto, acompanhando de forma absolutamente isenta as relações bilaterais entre Portugal e o Canadá e a difícil problemática da enorme Comunidade Portuguesa ali residente.

Fernando Cruz Gomes é um jornalista com enorme experiência, resultante de dezenas de anos de um profissionalismo dedicado à causa de bem informar, sendo reconhecido como tal, quer localmente, quer a nível da comunicação social de toda a Diáspora Portuguesa.

Tal prestígio justificou a sua eleição, há cerca de 2 anos, para Presidente da Associação Internacional de Jornalistas, a única estrutura sócio-profissional que representa a Comunicação Social das Comunidades Portuguesas, lugar que vinha ocupando com público reconhecimento por parte dos seus membros.

Aliás, foi exactamente nessa qualidade que Fernando Cruz Gomes recentemente tornou pública uma posição denunciando uma estranha decisão do Ministério dos Negócios Estrangeiros de incentivar a criação de uma revista informativa por parte de uma entidade privada, suportada, pelos menos parcialmente, com informação e meios oficiais.

Não pode assim deixar de se estranhar profundamente a coincidência deste despedimento com tal tomada de posição, o que em nada abona em favor dos dirigentes daquela Agência Noticiosa de capitais maioritariamente públicos.

Assim, ao abrigo das disposições legais e regimentais aplicáveis venho requerer, através de V. Exa., ao Ministro dos Assuntos Parlamentares que me sejam prestadas as seguintes informações:

1 – Quais as verdadeiras razões que determinaram o despedimento de Fernando Cruz Gomes de correspondente da Agência Lusa em Toronto?

2 – Porque razão tal despedimento foi comunicado ao interessado poucos dias após a sua tomada de posição, enquanto Presidente da Associação Internacional de Jornalistas, contra a decisão de criação pelo Governo de uma revista de informação a dirigir às comunidades portuguesas, em parceria com uma entidade privada?

3 – Porque razão tal decisão não teve em conta a experiência e o profissionalismo do jornalista em causa, reconhecida pelas mais variadas personalidades das nossas Comunidades, a começar pelo Conselho das Comunidades Portuguesas?

Palácio de S. Bento, 25 de Novembro de 2005.

O Deputado

José de Almeida Cesário

Política
A Agência de Notícias LUSA acaba de despedir um dos seus mais antigos correspondentes que desde há largos anos vinha exercendo funções em Toronto, acompanhando de forma absolutamente isenta as relações bilaterais entre Portugal e o Canadá e a difícil problemática da enorme Comunidade Portuguesa ali residente.
LUSA -- Fernando Cruz Gomes.doc
 
no
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2020